Zemanta Related Posts Thumbnail

Chevrolet Zafira 2001 até 2012 – Confira detalhes e versões

chevrolet zafira 2001

A Chevrolet Zafira foi lançada no Brasil em maio de 2001, o modelo tem como grande atrativo o espaço interno para até 7 pessoas, ela foi um dos carros que deu início ao conceito de minivans no país, tendo como principais concorrentes a Citroën Picasso, e a Renault Scenic, porém ambas são menores e levam apenas 5 ocupantes.

chevrolet zafira interior

Outro ponto alto da Zafira é a flexibilidade de seu interior, a terceira fila de bancos pode ser dobrada e encaixada no assoalho, o espaço do porta-malas pode variar de 150 até 1.700 litros, já que os bancos intermediários também podem ser rebatidos.

chevrolet zafira interior parte traseira

De 2001 até 2005, a Chevrolet Zafira, foi oferecida em duas versões, (Zafira 2.0), equipada com motor 2.0 de 8 válvulas, e Zafira CD, esta trazia o mesmo motor 2.0, só que com 16 válvulas que desenvolvia 136cv de potência, enquanto o bloco 8v entregava116 cv.
O consumo da Zafira principalmente na versão 2.0 16v é um dos poucos pontos fracos do modelo, ele faz cerca de 7 km/l na cidade e 11km/l em trechos de estrada, tendo consumo médio de 10.2km/l, a versão 8v tem dados nesta mesma faixa, tendo marcas em torno de 8km/l na cidade e 11 km/l na estrada.

chevrolet zafira painel

Na versão de entrada a Zafira trazia um conjunto de equipamentos razoável para um carro deste porte, de série ela contava com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, alarme e rodas de liga-leve, já o pacote de equipamentos opcionais incluía desde teto solar elétrico e computador de bordo, até air-bag duplo e freio a disco nas quatro rodas com ABS, sem esquecer do câmbio automático de quatro marchas, presente em algumas versões e bem valorizado pelas revendas.

chevrolet zafira 2005

Em 2005 a Zafira passa por uma leva reestilização, ganhando mudanças  principalmente na parte frontal, que recebeu uma nova grade e para-choque, porém internamente a Zafira continuou a mesma.

Outra novidade que chegou em 2005, foi o motor flex, apenas na configuração 2.0 8v, enquanto o motor anterior tinha 116 cv, o 2.0 8v flex passou a entregar 121 cv com gasolina e 127 cv com álcool.  A Zafira 2.0 8v fazia com etanol 6.5 km/l na cidade e 9 km/l na estrada, já com gasolina as médias são de 8km/l na cidade e 11 km/l na estrada.

Neste mesmo ano a Zafira passa a ser oferecida em três versões de acabamento, Confort, (versão de entrada), Zafira Elegance (intermediária) e Zafira Elite (versão top de linha).

No final de 2005, a Chevrolet deixa de produzir o motor 2.0 16v a gasolina. Já em 2007 foi lançada uma nova versão de entrada chamada Expression.

chevrolet zafira 2006 2.0 8v

Em abril de 2009, a Zafira assim como a linha Astra e Vectra, passa a contar com o novo motor 2.0 Flexpower que agora retrabalhado rende 140cv com álcool e 133 cv com gasolina.

No final de 2012 a Chevrolet deixou de produzir a Zafira no Brasil, para marcar o final da produção foi feita uma edição limitada chamada Collection, limitada a 500 unidades, ela contava com pintura exclusiva cinza Rusk, além de uma lista de equipamentos completa.

De 2001 a 2012 foram produzidas mais de 100.000 unidades da Zafira no Brasil, o modelo foi substituído pela Chevrolet Spin.

Seja social, Compartilhe !

33 thoughts on “Chevrolet Zafira 2001 até 2012 – Confira detalhes e versões”

  1. GOSTEI MUITO OBRIGADO, VENHO SONHANDO EM COMPRAR UMA ZAFIRA, SE DEUS QUIZER UM DIA REALIZO ESTE SONHO, FIQUEM COM ELE E SEJAM FELIZES.

    ATENCIOSAMENTE.

  2. meu sonho era ter uma zafira, comprei uma 2004/2005 2.0 cd 8 v , gazolina, caramba meu sonho virou pesadelo, o freio a parte principal do veiculo pois ela e cambio automatico deu problema, e quase que bati o veiculo, mandou arrumar, e novamente, arrumou e novamente. estou com medo de dirigir um veiculo automatico onde nao posso parar por que estou sem freio. alquem tem uma sugestão pra me consolar. estou a um mes com o veiculo e nao consigo ter confiança mais nessa zafira. será que sempre da esse defeito?, o mais o carro e bom o consumo e alto , nao e flex, estou com vontade de colocar gnv da certo?

    1. Manoel, o GNV depende da distância que você roda por dia, confira abaixo alguns pontos a serem observados

      Vamos tentar levar em consideração alguns fatos para se saber qual será o consumo do veículo com GNV.

      Na média um veículo movido a GNV roda algo em torno de 30% a mais por m³, isto é se seu carro tem consumo de 7km/l ele rodará uma média de 9.1km/m³ com gás, ou se ele faz 10km/l ele terá um consumo médio de 13km/m². Com isto na pratica teremos o seguinte:

      Podemos concluir que um carro que faz em média 10km/l com gasolina, terá autonomia para rodar 195km com um cilindro de gás com capacidade total de 15m³. Já um carro menos econômico que tem consumo médio de 7km/l poderá rodar até 130km com um tanque de gás GNV de 15m³.

      Existe ainda alguns fatores que também devem ser levados em conta e influem no consumo de um carro GNV.

      1° O consumo depende da característica do veículo, por exemplo, veículo de passeio, van de passageiros, furgão, velocidade em que se anda, carga que se está levando, e claro o trecho: (cidade, estrada, trânsito etc).

      2° o preço do GNV ainda varia muito dependendo da região.

      3° e claro o tamanho do cilindro que está instalado no carro, atualmente existem cilindros pequeno de 7.5m³, o mais utilizado é o de 15m³, existe também o de 25m³, e o maior permitido atualmente que é o de 40m³.

      4° as condições do veículo, por exemplo, potência do motor cilindrada etc.

      para esclarecer mais dúvidas sobre o GNV
      http://www.gaspoint.com.br/faq.asp#rodar

      Vale a pena dar uma olhada nesta tabela com a média do consumo dos vaículos com GNV,
      http://www.gaspoint.com.br/gnv/tabela_de_autonomi

      Esperamos ter ajudado.

  3. Eu vendi uma Palio adv 1.6 16V ADV e comprei a Zafira 2001, eu precisava de espaço e adorei o carro, o consumo é ótimo pelo conforto oferecido e ja irei colocar GNV para ficar melhor ainda, amei esse carro nota 10.

  4. comprei um zafira 2001 ando 500kms por dia o carro e otimo consumo 8km em alta rotacao ando muito a 160 170 chego a andar ate 200kms por hora e andando normal 11 ate 12 conforto espaço vizibiludade nota 10 faço viagens ponte nova belo horizonte todos os dias contato 03199990336 josimar do taxi a disposiçao

  5. Tenho uma Zafira 2001 gostaria de colocar o para choque da nova 2010 com o kit de farol, o para choque da nova cabe na antiga?
    me envie uma resposta por favor.

  6. emeu sonho compra um zafira 2001 p viajar pro nordeste 2605km tenho um corsa wergon 1,6 8v um maravilha na estrada

  7. tenho uma zafira 2001 8v 2.0 gasolina com air bag duplo,direção hidráulica e escamotiavél,ar condicionado,trio elétrico, bancos de couro,7lugares,freio a disco nas 4 e é um carro nota 10, não deixa na mão,rodei 42000km em 1ano e meio exelente carro a GM ACERTOU EM CHEIO

    MEUS PARABENS A EMPRESA

  8. Comprei uma Zafira 2001 , a CHEVROLET esta de parabens , e um carraooooo……

      1. porque? tb estou pesquisando sobre a zafira pois pretendo comprar uma e qualquer dica vale ouro nesse momento.

  9. o carro do meus sonho agora é real , mas ele veio sem manual e estou quebrando a cabeça.uma safira ano 2002, pretinha linda automática .maravilhosa só que as vezes me perco nos acessórios , mas digiro super bem achei de um conforto incrivel,estou tentando um manual ,para aprender mais rapído para poder ir viajar com a minha LEIDI.

  10. melhor usv media da gm da um baile de 1000 a´0 nesta spin como a gm pode pensar tao grande quando lançou a zafira , e pensar tao pequeno ao lançar esta tal spin ?
    ZARIFA MELHOR CARRO DO BRASIL, NOTA MIL!

  11. Amo minha zafira conforto 2006 azul! Economia de combustível muito espaço e conforto ! Nota 1.000

  12. A minha e uma zafira 2001. uma delicia de viaja com ela moro no nordeste já viajo atempo. e verdade realmente nao entendo porque a chevrolet deixou de fabrica um carro tao ótimo de motor e de chapa gostei muito da vpu passar bastante tempo com a minha. tem os cara querendo comprar mas vendo valeu parabem pra quem tem uma zafira

  13. olá, comprei uma Zafira 2002, motor novo feito de cima a baixo, muito conforto pra familia, porem tenho achado o consumo muito alto. Mediade 6 km/l cidade e 8km/l estrada…. E normal esse consumo ou sera que tem algo de errado.

  14. Galera, qual da menos problema e manutenção mais barato? 8v 16v, manual ou automático, prós e contras. to saindo de um Palio Young 1.0 pra ela. só falta decidir esses ponto para tentar pegar o melhor Custo x Beneficio.

    1. Paulo

      Em termos de manutenção de preferência para o motor 8v, e o câmbio mecânico, este conjunto possui manutenção mais simples e pesa menos no bolso. No caso da 16v é necessário um cuidado maior com as revisões e principalmente com as trocas de óleo, tanto é que este motor deixou de ser oferecido em 2005. Já com relação ao câmbio o problema é o custo de reparo caso apareça algum problema.

      abraço

  15. outra Dúvida, óbvio que quanto mais novo no ano mais caro fica, minha dúvida é sobre as versões que o zafira teve, então seria assim, o 2005 teve algumas mudanças em relação aos anteriores e em 2009 outra mudança, como vou pegar usado vou correr atrás do carro está em bom estado de um modo geral, porém tenho a dúvida sobre a questão dessas mudanças que teve nos anos citados, tipo, vale a pena pagar mais caro num 2005 ao invés de um 2004 no mesmo estado de conservação unicamente pela mudança que ele teve? e para o 2008 e o 2009? tb vale a pena, digamos que ambos estejam em perfeitos estados apenas com a diferença na fipe por conta do ano, mas o 2009 teve umas mudanças, valeria a pena pagar mais caro no 2009 por isso? pois hoje se eu fosse escolher novamente um Palio, daria prioridade ao motor fire em relação ao fiasa justamente por ele ser mais otimizado e ter pouca difença no preço, já sobre as mudanças do Zafira não tenho conhecimento do Custo x benefícios dela pensando numa forma mais na prática do que na teoria.

    1. Paulo

      Em parte vale sim, por exemplo, vale a pena você investir um pouco mais no modelo 2005 em diante, já que a Zafira 2005 traz a dianteira com visual atualizado, visual que permaneceu até o final da vida do carro no Brasil em 2012, outro motivo a ser considerado é a mecânica mais atual já com o motor flex, que além da opção de rodar com álcool também é mais econômico e potente tem 126 cv contra 116 cv do motor 2.0 8v a gasolina de 2004.

      Já com relação ao 2008 e 2009 a diferença está exclusivamente debaixo do capô, o modelo de 2009 traz um novo e mais potente motor 2.0 que desenvolve 133 cv com gasolina e 140 cv com etanol, um motor que traz algumas evoluções principalmente em termos de diminuição de emissão e consumo, ou seja, você terá mais potência com consumo menor. Enquanto por fora a no interior não há grandes evoluções.

      Na pratica a diferença de preços entre os modelos citados é de cerca de R$ 1.500. Exemplo uma Zafira Comfort 2.0 8v 2009 sai por R$ 28.097, enquanto este mesmo modelo ano 2010 com motor 2.0 de 140 cv tem preço tabelado de R$ 29.800, de acordo com a tabela FIPE, ou seja, se puder vale sim investir em um modelo atualizado.

      abraço

  16. Excelente carro! tenho uma Zafira Comfort 2.0 8v 2009, na minha opinião é o melhor custo benefício pra mim que preciso de espaço. Em comparação com outros carros na categoria, o consumo de combustível tem pouca diferença entre Spacefox, Dobló, Palio Weekend, e a manutenção é barata, lógico que mantendo o carro em dia. Estou com ela a 4 anos, fiz vários comparativos, ainda prefiro ficar com a Zafira. Os dois últimos bancos se retraem sem precisar desparafusar deixando um ótimo espaço. Único ponto negativo é quando ocupa os sete assentos em uma viagem e temos que usar um bag adicional no teto do carro, mas o conforto e segurança que o motorzão oferece compensa. Pena que a Spin não saiu tão bonita quanto a Zafira e os dois últimos bancos não sejam individuais, o que é uma grande vantagem na Zafira.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>