Freightliner apresenta o Inspiration o primeiro caminhão autonomo licenciado do mundo

freightliner inspiration

Os veículos autônomos estão cada vez mais perto de chegarem às ruas, já está próximo o dia em que ao entrar no carro falaremos o destino e o veículo se encarregara do resto. A famosa fabricantes de caminhões americana Freightliner, apresentou hoje o que está sendo chamado d primeiro caminhão autônomo com licença para rodar nas estradas publicas, batizado de Inspiration, o modelo traz uma série de tecnologias como radares que permitem ao caminhão literalmente andar sozinho.

freightliner inspiration caminhão autonomo

O Freightliner Inspiration, foi baseado em outro caminhão produzido em série pela fabrica nos EUA, o Freightliner Cascadia, porém o modelo traz uma série de recursos como o “Highway Pilot technology”, um piloto automático para estradas, que consiste em um radar, com uma câmera stereo adicional, que funciona em conjunto com outros sistemas como por exemplo o “Adaptive Cruise Control”, piloto automático que mantém uma distância segura do veículo que vai à frente( podendo frear e acelerar o caminhão automaticamente), o “lane-keeping e collision-prevention”, que literalmente mantêm o caminhão dentro da estrada, monitorando as bordas da estrada e fazendo correções no volante. No geral o sistema autônomo, regula e controla o acelerador, aplica os freios quando necessário e conduz o volante.

freightliner inspiration caminhão autonomo

Há ainda detalhes mais interessantes, o Freightliner Inspiration pode por exemplo ler os sinais de transito, mantendo sempre a velocidade máxima permitida.

freightliner inspiration interior

freightliner inspiration interior

Claro que como o sistema autônomo  ainda está em fase inicial, por enquanto ele só será utilizado em alto estradas, assim que deixa uma estrada e entra em uma cidade por exemplo ou ao se fazer manobras, o motorista volta a ter o controle total do caminhão. O modelo autônomo também ainda não é capaz de fazer mudanças de faixas, ou ultrapassagens. O motorista pode desligar todo o sistema de auxilio com apenas um toque de alavanca, e conduzir o caminhão totalmente de forma manual.

freightliner inspiration interior

freightliner inspiration interior painel

Por enquanto a autorização conseguida pela Freightliner, para rodar com o Inspiration em estradas publicas nos EUA, vale apenas no estado de Nevada, e foi concedido atualmente apenas dois certificados para o Freightliner Inspiration, para conseguir essas licenças para rodar nas ruas, o pessoal da Freightliner, tiveram um longo caminho de testes de componentes, o Inspiration rodou mais de 16.000km em testes, em um circuito fechado em Papenburg, na Alemanha.

freightliner inspiration

freightliner inspiration

O pessoal da Daimler, fala que o proposta é que este tipo de caminhão, além de claro, gerar mais conforto e qualidade de vida para o motorista, também contribua para a segurança nas estradas, e diminua o nível de consumo de combustível e emissão de CO².

freightliner inspiration caminhão autonomo

Lembrando que a Freightliner, pertence ao grupo alemão Daimler, o mesmo que é dono da Mercedes Benz, que também atualmente é uma das pioneiras no desenvolvimento de caminhões e veículos autônomos.

freightliner inspiration

freightliner inspiration

freightliner inspiration

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *