novo ford ecosport 2018 brasil

Nova Ford EcoSport 2018 chega em agosto ao Brasil confira as novidades

Correndo atrás do terreno perdido, a Ford lança agora em agosto a versão renovada do EcoSport no Brasil, o modelo foi apresentado à imprensa nesse último final de semana e traz uma série de inovações, sobretudo mecânicas, no lugar do bloco 1.6L as versões de entrada e intermediária (SE e FreeStyle) contarão agora com o bloco três cilindros, 1.5L de 137 CV, enquanto a top de linha Titanium também ganhará um novo motor, passando a ser equipada com 2.0L, quatro cilindros, com injeção direta e 173 CV, o mais potente da categoria.

motor 1,5 tiVCT ford

Os novos motores:

No auge da moda dos motores turbo de baixa cilindrada, a Ford foi um pouco na contramão desta tendência como novo 1,5 TiVCT, que traz uma receita técnica mais simples em comparação com os conhecidos motores turbo e com injeção direta. Este novo motor 1,5 foi feito exclusivamente para os mercados emergentes, como Brasil e Índia, mesmo tendo apenas 1,5 litros e 3 cilindros, o propulsor surpreende ao conseguir desenvolve 137 cv e 16,2 kgfm de torque.

Apesar de não contar com um turbocompressor nem injeção direta, sua arquitetura se assemelha bastante ao 1,5 Ecoboost usado pelos carros da Ford na Europa, o motor TiVCT traz comando de válvulas duplo e independente na admissão e no escape, bobinas de ignição individuais para cada vela, coletor de escapamento integrado ao cabeçote, bomba de óleo variável, correia dentada banhada a óleo com vida útil estimada em 240.000km, além do fato de ter menos peças móveis e um cilindro a menos (3 ao invés de 4) garante que este novo bloco 1,5 TiVCT seja mais leve e econômico que o anterior 1,6 Sigma que equipava o Ecosport.

Já o bloco 2,0 é um tanto conhecido, é uma versão com injeção direta do 2,0 Duratec, usado até então pela Ecosport, agora chamado oficialmente de DirectFlex, a potência saltou de 147 cv para 176 cv e o torque subiu de 19,7 kgfm para 22,5 kgfm a 4,500.

 

novo ecosport 2018

Visual parcialmente novo:

Visualmente as mudanças foram um tanto tímidas, o Ford Ecosport 2018 continua praticamente o mesmo carro. A dianteira exibe uma nova grade, com estilo parecido com a do Edge e Escape, também foram redesenhados os faróis, assim como os faróis de neblina, o capô e o para-choque que traz desenho mais envolvente. Porém no mais tudo igual, as laterais e a traseira permaneceram praticamente sem mudanças, e o estepe ainda permanece na tampa do porta malas.

novo ford ecosport 2018

ford ecosport 2018 interior painel

Interior completamente novo:

O interior é um dos ponto altos, do EcoSport 2018, o acabamento da cabine subiu de nível, assim como a arquitetura interna, que ficou mais limpa e ergonômica os bancos tanto dianteiros quanto traseiros são novos e prometem mais conforto. Entre os destaque estão a nova geração do sistema Sync3, semelhante a usado no Focus, que conta com tela touchscreen de 8 polegadas, além do estilo mais moderno, o acabamento da cabine do Ecosport subiu consideravelmente de nível, principalmente na versão mais cara Titanium. O porta malas ganhou uma espécie de compartimento com altura variável que permite levar até 52 litros, e ainda quando o banco traseiro está rebatido deixa o piso plano.

motor 1.5 tiVCT ford

A versão top de linha Titanium que deve custar entre R$ 95,000 e R$ 100,000 (os preços ainda não foram divulgados oficialmente) deve chamar atenção também pela quantidade de equipamentos de série, entre os itens estão além da central multimídia de oito polegadas, câmera de ré, sensor de estacionamento, teto solar, faróis com acendimento automático, sete airbags, painel com display digital colorido de 4,5 polegadas, botão start, que dispensa o uso da chave para dar partida, ar condicionado digital, além de bancos e volante revestidos em couro legitmo.

ford ecosport 2018 interior sistema multi-mídia sync 3

ford ecosport 2018 titanium interior bancos
O acabamento interno do Ecosport 2018 promete levar o modelo a um novo patamar

Além de bem equipado, o EcoSport Titanium 2018 também é bastante potente, único disponível com bloco 2.0L Flex que entrega 176 CV (com etanol), 29 CV a mais do que o modelo anterior. O câmbio automático de seis velocidades semelhante ao do Fusion, oferece trocas de marchas rápidas e eficientes. Ao contrário do antigo câmbio Powershift, as trocas de marchas agora podem ser feitas por paddle-shifters (borboletas) acoplados ao volante , ao invés de por meio de botões.

ford ecosport 2018 teto solar
O teto solar é um das novidades da linha 2018 do Ecosport

O Eco 2018 também será encontrado nas versões SE e Freestyle que serão equipadas com motor 1.5L de três cilindros, com 137 CV. Esse bloco está disponível com câmbio manual de cinco velocidade ou com a caixa automática de seis marchas.

ford ecosport 2018

A geração atual do Ford Ecosport foi lançada em 2012 apostando em um estilo bastante moderno e atraente, o modelo se firmou logo como um dos mais vendidos no segmento, porém o tempo passou e novos concorrentes chegaram como Jeep Renegade, Honda HR-V e Hyundai Creta, e a vida do modelo da Ford ficou bem mais difícil, agora com esta repaginada a Ford espera que o Eco volte a brigar por um lugar no sol neste rentável segmento de SUVs compactos.

ford ecosport 2018

O lançamento oficial do Novo Ecosport 2018 no Brasil deve acontecer no começo do mês de agosto, os preços e versões devem ser divulgados em breve.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *