mercedes actros 2016

Novo Mercedes Actros 2016 – Top de linha da marca foi renovado no Brasil confira as novidades

novo mercedes actros 2016

A Mercedes apresentou no final do ano passado – a nova geração do seu truck top de linha o Mercedes Actros. O modelo passou por uma série de mudanças, do design – que recebeu estilo mais moderno – inspirado na nova geração do Actros vendido na Europa, ao lançamento de uma inédita configuração 6X4 cavalo mecânico com motor de 510 CV, a mais potente da MB brasileira.

Design:

mercedes actros 2016

Uma das principais novidade do Actros 2016 ficou por conta do novo visual. O design foi inspirado no Actros vendido na Europa. É verdade que a  Mercedes do Brasil ao invés de trazer a nova geração do modelo lançado na Europa, optou por reestilizar e modernizar o Actros já vendido no Brasil. O estilo agrada porém não se comparar ao novo modelo lançado na Europa, considerado um dos caminhões mais bonitos do mundo – foto abaixo.

mercedes actros 2016 europa

Acima o novo Mercedes Actros lançado na Europa em 2013

Por tanto o lançamento foi um tanto decepcionante, já que a marca não chegou nem a considerar trazer o Actros E6 para o país. Com o mercado de caminhões passando por sua pior crise em décadas (as vendas de caminhões no Brasil caíram cerca de 50% nos últimos anos) por isso a Mercedes escolheu investir em um projeto mais barato.

novo mercedes actros 2651

No visual a Mercedes resolveu fazer um híbrido entre a geração antiga do Actros e a nova geração vendida na Europa, um facelift. Mas apesar disso ele não deixa de ser um belo caminhão. Logo de cara, chama atenção a nova grade dianteira, de estilo mais arrojado e aerodinâmico, o para-choque também foi renovado e conta agora com iluminação por LEDs e faróis de policarbonato.

mercedes actros 2015

Motorização: Novo motor 13 Litros

Assim como os demais modelos da Mercedes, o Novo Actros é produzido na planta da marca em Juiz de Fora MG. Ao todo o extra-pesado é vendido em quatro versões, a 4844 com um novo motor 6 cilindros em linha, 13 litros de 435 CV, 2546 6×2 de 460 CV, 2646 6X4 de 460 CV e a top de linha (e inédita) 2651 6×4 de 510 CV. Seu PBTC chega a 74 toneladas.

novo mercedes actros 2016

Ele é ideal para o transporte rodoviário de cargas pesadas, como graneleiro, carga seca aberta, furgão, tanques de líquidos e gases, porta-conteiner, etc. Considerado um dos caminhões mais completos do mercado – não há tarefa que o Actros não possa enfrentar.

Segundo a Mercedes no desenvolvimento do novo motor de 13 litros, foram feitos mais de 1 milhão de quilômetros em testes de rodagem por todo o país em mais de 14 mil horas de testes. De acordo com a marca, o novo propulsor é até 5% mais econômico.

mercedes actros 2016

Por ser o modelo mais robusto e o top de linha, o Novo Actros traz uma série de tecnologia inovadoras. Entre elas o câmbio PowerShift.  Um tipo de marcha totalmente automatizada, sem pedal de embreagem. Ele realiza  os engates de forma rápida e suave, aumentando o conforto para o motorista, além de melhorar o consumo. Há três funções inteligentes que agregam mais desempenho, economia e conforto. O “EcoRoll” que coloca a transmissão do veículo em neutro quando não há demanda de torque. Isso ocorre de forma segura e controlada, sem a intervenção do motorista, auxiliando na redução de consumo de combustível. O modo “Power”, acionado por uma tecla no painel, permite, durante 10 minutos, trocas de marchas em rotações mais altas a fim de facilitar ultrapassagens ou vencer aclives mais íngremes, otimizando o desempenho do veículo. Já a função “Manobra” propicia um controle preciso do veículo na movimentação em pátios e em manobras, contribuindo para maior segurança.

novo mercedes actros 2016

Outra tecnologia inovadora que merece destaque é o ABA (Assistente Ativo  de Frenagem), equipamento (vendido como item opcional) funciona em velocidades acima de 60 km/h e intervém automaticamente em caso do risco iminente de uma colisão, diminuindo os impactos de um eventual batida.  Se há risco de uma colisão o ABA ativa um alerta visual e sonoro para o motorista. Posteriormente, faz uma leve intervenção nos freios e, se for necessário, realiza uma freada de emergência. Há ainda o Controle de Proximidade  (Proximity Control System) que mantém uma distância segura do veículo que vai à frente, e o Sistema de Orientação de Faixa de Rolagem que utiliza uma câmera para monitorar o caminhão na faixa de rolagem, avisando o motorista quando há mudança de faixa.

novo mercedes actros 2016 dianteira

Além disso, todos os caminhões Actros rodoviários também são equipados, de série, com bloqueio de deslocamento para partidas em rampa, exclusivo freio-motor Top Brake da Mercedes-Benz, freio a tambor (a disco, opcional) e freio eletrônico EBS com EBD, ABS e ASR e piloto automático com limitador de velocidade. Não é à toa que a Mercedes define o Actros, como o Classe S dos caminhões, uma referência ao sedan mais luxuoso da marca.

Interior:

novo mercedes actros 2016 interior

Por dentro a cabine também foi otimizada, dando mais conforto para o motorista. Entre os diferenciais estão a nova cama, além do climatizado, o painel com display de alta definição com tela TFT de 4 polegadas, que deixou as informações mais fáceis de serem visualizada. Para completar, há ainda um novo sistema de áudio. A cabine do Actros, pode ser curta, leito teto baixo, leito de teto alto ou até a ampla Megaspace.

novo mercedes actros 2016 interior painel

Por fim o truck da Mercedes passou a oferecer a opção de suspensão metálica, próprias para estradas  ruins, no caso quando equipado com essa suspensão o modelo também vem com tanques maiores, de alumínio que totalizam até 1.080 litros de combustível, proporcionando mais robustez e maior autonomia, com suspensão normal a litragem do tanque é de 720 litros, já quando equipado com suspensão a ar os tanque somam 890 litros.

novo mercedes actros 2016 tanque de combustível

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *