Alfa Romeo 4C – Leve, bonito, rápido e muito divertido

novo alfa romeo 4c

Dois anos após ter sido apresentado como protótipo, o Alfa Romeo 4C está de volta ao Salão de Genebra, dessa vez como um modelo preste a ser produzido em série. A nova obra prima da marca italiana combina um visual de tirar o fôlego, formas clássicas, construção moderna, diversão ao pilotar e um desempenho empolgante.

Continua logo após a publicidade...

alfa romeo 4c

Projetado para ser um dos melhores e mais divertidos esportivos da atualidade, o modelo arrebata pelo seu design cheio de personalidade (das rodas de liga leve aro 18 na dianteira e 19 na traseira, as linhas da carroceria inspiradas nos esportivos clássicos da década de 1950, o 4C esbanja estilo em cada detalhes) e pela performance que promete deixar muito superesportivo comendo poeira. A aceleração de 0 a 100 km/h será feita em apenas 4.5 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada eletronicamente por questões de segurança aos 250 quilômetros por hora.

Um dos destaques do 4c é seu tamanho compacto. Esse tamanho não da muito trabalho ao pequeno motor, ao graças ao tamanho compacto, os engenheiro da Alfa, conseguiram optar por um motor menor, mais barato e econômico, nada de um bloco V8 ou V8, o 4c, traz um pequeno bloco 4 cilindros, 1.7 litros, turbo, posicionado na traseira, todo feito em alumínio, com sistema de injeção direta de combustível,  este motor produz 240 cavalos, a força desse propulsor é transmitida para as rodas traseira através de uma moderna caixa de câmbio automatizada de 8 velocidade e dupla embreagem.

Continua logo após a publicidade...

alfa 4c

Na criação do 4C a Alfa Romeo resolveu usar a expertise da Maserati e Ferrari na construção de superesportivos. O bólido será produzido na planta da Maserati e Modena e vários componentes vieram emprestados dos carros da Ferrari, o principal destaque é o chassi de fibra de carbono, até então essa era uma exclusividade de superesportivo ultra-exclusivos como o McLaren MP4-12C e a recém lançada Ferrari LaFerrari, além de carros monopostos de competição como os F1, essa característica permite um chassi mais leve e rígido.

Podemos citar ainda o sistema de freios que é assinado pela renomada marca Brembo, é o mesmo sistema por exemplo usado pelos carros da Ferrari, além do sistema de escapamento de corrida, BMC. A suspensão traz ajustes esportivos e barra anti-rolagem traseira.

alfa 4c 2014

Porém a principal inspiração para o 4C parece ter vindo da Inglaterra, mais precisamente da Lotus. Assim como o Elise feito pela tradicional montadora inglesa, o Alfa 4c aposta na receita: peso baixo, motor pequeno, dimensões compactas e interior despojado. Só de olhar para as fotos você percebe que se trata de um  coupé esportivo pequeno, o 4C mede menos de 4 metros (é menos que um hatchback), tem 1.2 de altura e pesa apenas 960 Kg, o mesmo peso de um carro popular 1.0.

alfa romeo 4c interior

Assim como o desenho do exterior a cabine também é uma obra de arte, como em um autêntico Gran Turismo não há exageros ou perfumarias, só há o essencial, similar a um carro de competição, o console central é voltado ao piloto, embora o requinte se compare a de carros como Ferrari e Maserati, nos revestimentos em couro, alumínio e Alcantara, muitas partes do interior trazem fibra de carbono exposta, o que também ajuda a diminuir o peso, o volante possui base achatada e traz desenho inspirado nos volantes da F1

alfa 4c interior

A má notícia para os “alfistas” é que a produção do 4C ainda demorar um pouco para começar, a previsão é de que as primeiras unidades sejam produzidas a partir de 2014, ao todo serão fabricados apenas 2.500 exemplares, o preço deve ficar na faixa dos 60.000 euros cerca de R$ 150.000. Preço bastante interessante pelo pacote de performance e tecnológico empregado em sua construção.

alfa romeo 4c

Quem sabe algum delas não vem voar baixo nas estradas brasileiras. A partir desse ano as concessionárias da Chrysler vão começar a vender alguns dos modelos da Alfa como o compacto Mito.

Lotus Evora, Audi TT, BMW Z4 e Porsche Cayman, se prepararem porque há um novo concorrente de peso na praça.

alfa romeo 4c

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *