Audi A1 Quattro – Versão com tração integral será lançada na Europa

a1 quattroClique na imagem para ampliar – Alta resolução

Quando a Audi apresentou no início do ano no Wörthersee festival, um evento que reúne os entusiastas de VW, Audi e Seat, o protótipo A1 Quattro, a torcida para que o modelo fosse produzido em série foi unânime. Passado seis meses a Audi resolveu atender ao pedido dos seus fãs, a marca apresentou ontem (20 de dezembro) a versão de produção do A1 Quattro, o modelo terá tração integral nas quatro rodas, motor de 256cv, porém sua produção será limitada e ele irá ganhar as ruas apenas na metade do próximo ano.

Continua logo após a publicidade...

audi a1 quattroClique na imagem para ampliar – Alta resolução

O mais legal é que o A1 Quattro de produção é praticamente idêntico ao protótipo, até as rodas aro 18 com seu  exótico desenho estarão presente no modelo que irá chegar as ruas.  Os novos para choques e o aerofólio traseiro deram ao A1 um visual intimidador e esportivo, lembrando um carro de rali.

A principal diferença está na potência,  o protótipo apresentado em  Wörthersee  era um mostro equipado com um motor 2.5 L quatro cilindros, emprestado do TT-RS preparado para desenvolver 560 CV (isso mesmo 560 cavalos),  porém a Audi sabia que seria praticamente impossível, além de perigoso dirigir o A1 com toda essa potência, então os engenheiros mantiveram o motor, porém reduziram para sensatos 256 CV de força.

Continua logo após a publicidade...

audi a1 quattro 2012

Mas os fãs da Audi não tem do que reclamar, o A1 Quattro é um foguete capaz de atingir os 100 km/h em apenas 5.7 segundos e cravar os 245 km/h de velocidade máxima.

A versão esportiva vem equipada com a ultima geração do sistema de tração Quattro, considerado uma das tecnologias mais inovadoras já criada pela Audi, o equipamento traz mais estabilidade e segurança ao motorista seja em condições normais ou adversas como chuva, ou em pistas de terra. O compacto da Audi será o primeiro da sua categoria a contar com tração integral, os seus rivais Mini Cooper e Fiat 500 também contam com versões esportivas, porém o Audi será o único a possuir tração 4X4.

audi a1 quattro

O cockpit do A1 Quattro também é exclusivo, os destaque ficam para os bancos esportivos e o volante de base reta, uma das marcas dos carro de temperamento nervoso da Audi, há ainda diversos detalhes em alumínio, revestimentos em couro com costuras duplas. Além disso o A1 Quattro também é bem mais sofisticado do que as demais versões, no conjunto de equipamentos de série, está um sofisticado sistema de som Bose com 14 alto-falantes.

interior audi a1 quattro

Como você pode ver na foto acima o Audi A1 Quattro leva somente dois ocupantes no banco traseiro.

audi a1 quattro 2012

O lançamento oficial do Audi A1 Quattro está previsto para ocorrer em 10 de janeiro no Salão de Detroit nos EUA. A previsão é que ele chegue as lojas a partir do segundo semestre de 2012,  de acordo com a Audi apenas 333 exemplares serão produzidos, todas estarão disponível apenas com pintura Glacier White, mostrada no carro das fotos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *