Audi Sport Quattro Concept um híbrido V8 de 700 cv !!

audi sport quattro concept

A Audi continua investindo pesado no desenvolvimento de novas tecnologias, visando principalmente se obter o máximo em potência junto com economia de combustível. A montadora dessa vez impressiona com o Sport Quattro Concept, o modelo híbrido que será mostrado este mês no Salão de Frankfurt conta com 700 cv e acreditem pode fazer até 40 km/l. Confira os detalhes…

Continua logo após a publicidade...

audi sport quattro concept 2013

O Sport Quattro foi um dos modelos mais bem sucedido da Audi, lançado em 1984, ele teve ótimos números em vendas, fez sucesso também nas pistas de rali, onde dominou por vários anos, sendo o precursor do inovador sistema de tração 4×4 Quattro da Audi, presente até nos dias atuais nos modelos de tração integral da marca.

audi sport quattro concept

Continua logo após a publicidade...

O visual do Sport Quattro Concept, foi inspirado no antigo coupé esportivo da década de 1980, ele mede 4.60 metros de comprimento, por 1.96 m de largura e 1.38 m de altura, sua carroceria é feita de alumínio, e diversas partes dela, como teto, capô e a parte traseira são em fibra de carbono, para reduzir o peso, que é de 1850 kg. E o porta malas acomoda 300 litros. Lembrando que em 2010 a Audi já havia mostrado um conceito neste mesmo molde, chamado de Quattro Concept.

audi sport quattro concept

Deixando o visual de lado, o que chama atenção é a tecnologia embarcada nesse Sport Quattro da Audi, ele conta com uma motorização híbrida nunca vista, trata-se de um V8 de 4.0 litros TFSI, injeção direta, turbo a gasolina, que desenvolve 560 hp de potência e 70 kgfm de torque, este motor trabalhará em conjunto com um potente motor elétrico, instalado entre o motor V8 e a caixa de câmbio, ele desenvolve 150 hp, e 40 kgfm de torque, somada toda a potência disponível nos dois motores, o Sport Quattro Concept tem 700 hp (709 cv) de força e 80 kgfm de torque máximo.

Este motor elétrico é alimentado por um gigante pack de baterias de íons de lithium, o curioso é que essas baterias possuem seu próprio sistema de resfriamento, a água, como se fosse um radiador, essas pequena usina elétrica pode gerar 14.1 KWH.

audi sport quattro concept interior

Só para terminar de farlar na parte técnica, a tração é integral nas quatro rodas, a nova geração do sistema Quattro que distribui a tração entre os eixos de acordo com a necessidade, e o câmbio é automático Tiptronic de 8 marchas, essa transmissão foi toda retrabalhada para o conceito Sport Quattro.

Traduzindo toda essa parafernália tecnológica, o Audi Quattro Sport Concept 2013 vai de 0 a 100 km/h em impressionantes 3.7 segundos, e pode alcançar os 305 km/h de velocidade máxima. Ta ok; esse desempenho muitos esportivo da atualidade conseguem ter , mas o Quattro Sport tem todo esse desempenho e pode fazer até 40 km/l de gasolina, isso mesmo a Audi fala em uma média de consumo de 2.5 litros para cada 100 km rodado, uma média similar ao de uma motocicleta 150 cc. E o carro pode ainda rodar até 50 km sem beber uma gota de combustível, no modo totalmente elétrico, é quase um milagre tecnológico.

audi sport quattro concept 2013 interior

Antes de terminarmos podemos ainda falar um pouco do interior do Audi Sport Quattro Concept 2013, o painel e console central trazem uma proposta de estilo bastante interessante, com linhas limpas e arrojadas, nada de exageros, ou botões a se perder de vista, só há o essencial, porém com muito estilo e personalidade.

Se o Sport Quattro Concept, chegará às ruas um dia? Bem dificilmente, o carro é apenas uma mostra do que a Audi planeja e é capaz em termos de desempenho e eficiência, a boa noticia é que muitas das tecnologias empregadas neste conceito chegarão às ruas, presentes nos carros da marca nos próximos anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *