Audi TT ultra quattro Concept – Versão é 300kg mais leve !!

audi tt ultra quattro concept

A Audi levou para a edição 2013 do festival de Worthersee, que acontece essa semana na cidade austríaca o TT ultra quattro Concept, uma versão conceitual do TT que é nada menos do que 300 kg mais leve, totalizando 1.111 kg, para isso ele incorporou diversos recursos inéditos em redução de peso.

Continua logo após a publicidade...


audi tt ultra quattro concept
Para conseguir perder 300 kg, uma marca mais do que considerável para qualquer automóvel, principalmente para um esportivo, o Audi TT ultra quattro concept, passou por uma dieta pesada, e alimentada por muita tecnologia nova em matéria de peças e componentes de alta performance, e claro mais leves, boa parte dela a Audi desenvolveu nas pistas de corrida como no protótipo Audi R18 e-tron que correu em Le Mans no ano passado.

audi tt ultra quattro concept
Esta versão especial do TT conta com o mesmo motor 2.0, turbo TFSI do modelo de rua normal, porém ele foi preparado e passou dos 211 cv para 310 cv, seu torque máximo agora é de 40 kgfm. Com isso ele tem uma relação de peso e potência de apenas 3.6 kg para cada hp do motor, ou seja cada cavalo do motor tem a missão de mover apenas 3.6 kg.

audi tt ultra quattro concept interior painel
Com o motor mais potente e seu peso reduzido, o TT ultra quattro vai de 0 a 100 km/h em apenas 4.2 segundos, nada menos do que 1.3 segundos mais rápido do que a versão normal do TT, ele pode alcançar os 280 km/h de velocidade máxima, enquanto a versão normal chega aos 245 km/h. Superando inclusive o TT RS que possui 340 cv e chega aos 250 km/h.

Continua logo após a publicidade...

audi tt ultra quattro concept interior bancos
Vamos a receita para o TT ultra quattro ter tão pouco peso, apesar de não parecer as mudanças foram pesadas, diversas partes do carro passaram a usar o CFRP (fibra de carbono reforçada), como o para-choque dianteiro e traseiro, o teto, capô, o túnel central, o porta malas e a coluna central também, o piso recebeu reforço de magnésio.

audi tt ultra quattro concept interior
Por dentro a mesma fibra de carbono, está presente nas portas, no console central, painel, nas bases dos bancos, e nas duas barra forma de cruz substituem o banco traseiro.

audi tt ultra quattro concept painel
E ainda anão acabou há outros recursos que também foram pensadas para se reduzir o peso, vamos la: Diversos componentes do motor como o bloco, o virabrequim foram modificados, representando uma redução de 25 kg, as rodas são de material híbrido, um composto inédito de fibra de carbono com alumínio e conseguem mais 20 kg de redução no peso, o sistema de exaustão é em titânio, ai vão mais 18 kg a menos para o TT, a bateria do carro é menor, similar as de notebook feitas de ion de lithium e representam 20kg a menos ao peso do carro, os amortecedores são de alumínio e permite mais 5kg menos no peso, os discos de freios são de cerâmica e carbono, e contam com pinças de alumínio o que representa um redução de 18 kg no peso do carro e por ai vai.

audi tt ultra quattro concept interior
Ou seja um trabalho de engenharia do pessoal da fábrica de Ingolstadt, muito bem feito, e que mostram o potencial da Audi em encontrar soluções para se fazer um carro mais leve, rápido e eficiente.

audi tt ultra quattro concept

audi tt ultra quattro concept

audi tt ultra quattro concept

Clique na imagem para ampliar – Alta resolução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *