BMW anuncia modelos que serão produzido no Brasil, no total 5 modelos serão nacionalizados

bmw 316i 2014 / bmw serie 3 branco

BMW Série 3

Continua logo após a publicidade...

A BMW surpreendeu nesta segunda-feira 16 de dezembro, ao dar inicio a construção de sua primeira fábrica no Brasil, que ficará localizada em Santa Catarina, a montadora confirmou que produzirá nada menos do que 5 modelos em solo brasileiro, são eles: Série 1, Série 3, X1 e X3, inclusive o SUV da Mini, o Countryman. A fábrica da BMW deve começar a operar já em outubro de 2014.

bmw x1 2014

BMW X1

Continua logo após a publicidade...

A unidade de produção da BMW ficará localizada na cidade de Araquari, no estado de Santa Catarina, e será a primeira fábrica da marca alemã na América do Sul, a previsão é de que de lá saiam cerca de 32 mil carros por ano, uma meta bastante elevada, principalmente se tratando de carros premium.

De acordo com informações divulgadas pela montadora, eles construirão também um centro de treinamento de pessoal na cidade Joinville, a 20 km da fábrica, no total este investimento da BMW no Brasil deve criar 1.300 empregos diretos e 2.500 indiretos.

bmw série 1

BMW Série 1

O investimento inicial da marca alemã, na construção da fábrica é de 200 milhões de euros, algo em torno de 630 milhões de reais, boa parte deste dinheiro será investido na infraestrutura do local da fábrica que terá 500 mil m² de área construída em um terreno de 1.500.000 de m², e além de prédios de montagem e soldagem das carrocerias, também contará com um complexo sistema de pintura, espaço destinado a logística, além de prédios administrativos e auxiliares.

Esta atenção ao Brasil e juntamente ao mercado da América Latina, se deve a intenção da BMW em ampliar e consolidar sua participação neste lado do globo, o Brasil em si, tem sido um ótimo mercado em vendas para a montadora, quem vê seus números crescendo mais a cada ano, tanto é que no mês passado a BMW lançou uma versão flex do Série 3, o modelo mais vendido da marca no País, esta versão é exclusiva para o mercado brasileiro, e é o primeiro BMW com motor flex (álcool/gasolina) no mundo.

Mini Countryman

Mini Countryman

Preços…

Você deve estar comemorando e pensando poxa BMW nacionais !!. Então os preços ficarão mais baratos ! Bem, a BMW não fala nisso por enquanto, claro que a marca quer que seus produtos fiquem mais competitivos no mercado brasileiro, e deve sim haver uma redução nos valores pedidos pelos modelos em questão: Série 1, Série 3, X1 e X3, porém a redução deve ser pequena, já que atualmente a BMW já vende seus carros no Brasil sem o pagar o alto IPI de 30% para veículos importados, esta concessão foi cedida pelo governo neste ano pelo fato da BMW ter planos de produzir no Brasil.

Invasão alemã ?…

Além da BMW, as outras duas montadoras alemãs já estão de malas prontas para o Brasil, a Audi volta a operar no Brasil em 2015, com uma nova unidade de produção no complexo da Volkswagen em São José dos Pinhais, e deve montar por lá o A3 e provavelmente o Q3, já a Mercedes também voltará a produzir automóveis por aqui, a fábrica ficará localizada em Iracemápolis, interior de São Paulo, e deve começar a operar apenas em 2016, o principal modelo deve ser o Classe C.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *