BMW Série 1 M é apresentado oficialmente, ele conta com 335 cv

bmw serie 1 coupe

Clique na imagem para ampliar

Continua logo após a publicidade...

Depois de muito suspense e uma certa demora, a BMW finalmente revelou hoje (10 de dezembro) o Série 1 M Coupe. O carro será a versão esportiva do Série 1 e além do visual invocado, mecânica aprimorada e mais esportiva, ele trará como grande atração um motor de 340 cv. Confira em detalhes…

bmw serie 1 coupe 2011

Clique na imagem para ampliar

Continua logo após a publicidade...

O nome Série 1 M Coupe foi escolhido para diferenciar o carro do lendário BMW M1, que teve apenas 425 unidades produzidas entre 1978 a 1981. Porém o BMW Série 1 M Coupé, trará toda a qualidade da já conhecida divisão “Motorsport” da montadora de Munique, este Série 1 se faz digno de ostentar a sigla “M” em seu nome.

2011 bmw serie 1 coupe

Baseado no BMW 135i, o carro teve seu peso reduzido em 35 kg (no total o peso é de 1,495kg), a BMW empregou novos componentes em alumínio, um sistema de suspensão quase que totalmente novo, e teve seus eixos modificados para melhorar a estabilidade, ficando 7.1 centímetros mais largo na dianteira e 4.6 cm na traseira, 5 cm mais comprido e 1.3 cm mais alto, mas a distância entre eixos é a mesma 2.659 mm.

bmw serie 1 coupe traseira / rear view

A grande atração do Série 1 M Coupe estará debaixo do capô, onde se encontra um motor 3.0 de seis cilindros em linha, acoplado com dois turbo compressores, que resulta em 335 cv de força a 5.900 rpm, o torque máximo também impressiona, são 45 kgfm avaliados entre 1.500 a 4500 rpm, há ainda uma opção “overboost” que por alguns minutos permite extrair deste motor um torque ainda mais brutal, 50 kgfm. O câmbio é manual de 6 marchas e claro a tração é traseira, assim como nos legítimos esportivos. Segundo a BMW a distribuição de peso é próxima da ideal, são 51.7 % na dianteira e 48.3 % na traseira.

bmw serie 1 coupe

Com os ajustes mecânicos e aerodinâmicos, e este motor seis cilindros, o BMW Série 1 Coupé precisa de apenas de 4.9 segundos para ir de 0 a 100 km/h. Porém por questões de segurança a velocidade máxima é limitada eletronicamente aos 250 km/h.

Para parar o carro, a BMW instalou novos freios com discos ventilados de 360 mm na dianteira e 350 mm na traseira, a direção conta com um sistema que ajusta a rigidez automaticamente de acordo com a velocidade.

Visualmente o BMW Série 1 Coupe traz um novo pacote aerodinâmico com para-choque dianteiro com entradas de ar maiores projetadas especialmente para o carro elas fazem uma espécie de cortina de ar, curiosamente as saídas de ar nas laterais são apenas decorativas, completam o conjunto saias laterais, um novo para-choque traseiro, faróis com luzes bi-xenon e LED, além de rodas de aro 19 calçadas por pneus 245/35R na dianteira e 265/35R na traseira. Na traseira o escapamento com quatro ponteiras cromadas denunciam que não se trata de um carro normal.

bmw serie 1 coupe interior

Clique na imagem para ampliar

Por dentro também há novidades, ao se entrar no carro os bancos esportivos com couro Boston chamam a atenção, assim como os detalhes do acabamento do painel e portas em Alcantara, o painel de instrumento foi refeito, o volante é novo, e as costuras do banco e volante e os revestimentos do painel e portas são da mesma cor da carroceria. O comprador do carro poderá equipar o modelo com ar condicionado dual zone, sistema de som de alta potência Harman Kardon, e com o sistema BMW ConnectedDrive que permite ter acesso a internet, além de GPS, estas e outras funções do carro serão mostrado em uma tela de LCD de 8.8 polegadas posicionada no centro do painel.

bmw serie 1 coupe interior painel / bmw serie 1 m coupe interior dashboard

Clique na imagem para ampliar

Para tentar ajudar os motoristas mais apressados e inexperientes, o esportivo Serie 1 virá com alguns recursos como controle dinâmico de estabilidade (DSC), controle anti escorregamento e de tração (ASC), freios dinâmico DBC, controle de assistência em curvas (CBC), além de ABS.

2011 bmw serie 1 coupe

O BMW Série 1 Coupe será apresentado ao público em janeiro no Salão de Detroit, ele começará a ser vendido na Alemanha a partir de maio, o preço será de € 50.500, algo em torno de R$ 114.016. Ainda não há informações sobre uma possível venda no Brasil, já que atualmente o Série 1 Coupe não é vendido por aqui, nós temos apenas a versão hatch e a conversível.


Confira acima o vídeo de apresentação do BMW Série 1 M Coupe (em inglês)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *