BMW X5 ganha versão híbrida xDrive40e

bmw x5 xdrive40e

bmw x5 xdrive40e

Demorou, mas finalmente o BMW X5 ganha uma inédita versão híbrida. Inicialmente o X5 eDrive foi mostrado em 2013 no Salão de Frankfurt, já no ano passado o conceito deu as caras novamente em abril no Salão de Nova York, e somente agora em 2015 a BMW está revelando a versão de produção do X5 híbrido.

Continua logo após a publicidade...

bmw x5 xdrive40e hibrido

Toda esta demora para o lançamento do X5 híbrido teve um propósito, o X5 xDrive40e é um dos mais importantes lançamentos na atualidade da BMW, por toda a tecnologia e inovação que o carro traz, ele é um carro plugin híbrido, ou seja pode ser recarregado na tomada, é um dos primeiros carros desta categoria a contar com tal recurso.

bmw x5 xdrive40e

Continua logo após a publicidade...

Ele é movido por dois motores, um 2.0, turbocharged, 4 cilindros a gasolina, que desenvolve 245 cv e funcionará em conjunto com um potente motor elétrico de 113 cv, alimentado por um pack de 9kwh de baterias de íons de lithium, ou seja, no total o BMW X5 xDrive40e terá uma potência de 313 cv, o câmbio será automático de 8 marchas, a tração 4×4 e o peso total será de pesados 2,230 kg.

bmw x5 xdrive40e

Os dados de consumo de combustível divulgados chamam a atenção, de acordo com a BMW, o X5 xDrive40e fará algo em torno de 29 km/l a 30.3km/l, tendo ainda a possibilidade de andar apenas com o motor elétrico o X5 híbrido pode percorrer uma distância de até 31 quilômetros sem consumir uma gota de gasolina, no modo elétrico a velocidade máxima é limitada a 120 km/h.

bmw x5 xdrive40e

Apesar de ser super econômico, o X5 xDrive40e plug in híbrido tem um ótimo desempenho e performance, ele vai de 0 a 100 km/h em apenas 6.8 segundos, e tem velocidade máxima de 210 km/h (limitada eletronicamente).

bmw x5 xdrive40e

Serão três modos de condução “eDrive”: Auto eDrive, Max eDrive e Save, no primeiro modo “Auto eDrive” uma central eletrônica controla os dois motores para ter eficiência e performance, ou seja, o motorista se preocupa apenas em dirigir, e o carro decide qual e quando usar o motor elétrico ou a gasolina, no segundo modo o “Max eDrive”, apenas o motor elétrico move o carro, a velocidade e potência são reduzidas visando a economia, já no modo “SAVE”, apenas o motor a combustão move o carro, as baterias do motor elétrico são poupadas para um futuro uso. Além destes há ainda os modos “Comfort” e “Sport”, acionados através de botões no console central.

bmw x5 xdrive40e

As baterias são instaladas embaixo do porta malas, (apesar disso as baterias não roubam muito espaço no porta malas do X5, a capacidade do porta malas é vai de 500 a 1720 litros com os bancos rebatidos), as baterias do motor elétrico podem ser recarregadas totalmente em 3 horas e 50 minutos, usando uma tomada caseira comum 220v, ou em 2 horas e 45 minutos, usando um gerador especial vendido opcionalmente pela BMW chamado i Wallbox.

bmw x5 xdrive40e

O X5 xDrive40e será inicialmente produzido apenas nos Estados Unidos, mais precisamente na fábrica de Spartanburg, na Carolina do Sul.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *