Brasil aumenta imposto sobre carros importados dos EUA de 35% para 50%

jeep grand cherokee 2010

Acima o Jeep Grand Cherokee, um dos poucos carros que vem importado dos EUA

Continua logo após a publicidade...

Nesta segunda-feira o governo divulgou uma lista com os produtos que estão envolvidos na retaliação ao bens vindo dos Estados Unidos, devido a sanção imposta pelo governo dos EUA ao algodão brasileiro, e nesta retaliação foi decidida que o imposto cobrado sobre os carros importados dos EUA passará de 35% para 50%, a medida começará a valer daqui a 30 dias contados a partir de hoje (8 de março).

A retaliação foi autorizada pela OMC (Organização Mundial do Comércio), e há ainda a possibilidade de haver um acordo entre os dois países e caso isto aconteça a medida não entrará em vigor.

Mesmo com a alta do imposto de importação, isto não afetaria em muito as grandes montadoras, já que atualmente poucos carros são importados dos EUA, modelo tradicionais americanos das marcas Ford, Chevrolet, Dodge e Chrysler são importados do México, Canadá ou até mesmo da Europa.

Continua logo após a publicidade...

Claro existe os casos como o Jeep Grand Cherokee e Grand Cherokee Sport, ou o Chrysler 300c que são trazidos dos EUA, além dos alguns top de linha de marcas alemães como a BMW e Mercedes que trazem dos Estados Unidos alguns modelos como o BMW X5 e X6 e Mercedes ML e o GLK.

Em 2009 apenas 0.4% dos carros são importados dos EUA, ou 2.141 veículos.

A retaliação (aumento de imposto) ainda incluí outros produtos, como metanol, paracetanol, produtos de beleza, e até mesmo fones de ouvido e óculos de sol.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *