Brasileiro Pipo Derani vence as 24 Horas de Daytona 2016

24horas de daytona 2016

pipo derani 24 horas de daytona 2016 tequila patron ligier honda lmp2

Fotos Pipo Derani: Clement Marin / José Mário Dias

Continua logo após a publicidade...

Neste final de semana (30 e 31 de janeiro) aconteceram as famosas 24 Horas de Daytona. A prova que está em sua 49º edição, é uma das mais tradicionais do calendário do automobilismo mundial, e foi vencida mais uma vez por um brasileiro, esta foi a 4ª conquista do Brasil em 5 anos em Daytona, e a primeira vitória de Pipo Derani e da equipe Tequila Patrón ESM. Para tornar a conquista ainda mais especial foi a primeira vez que um protótipo do tipo LMP2 conseguiu a vitória  em Daytona.

delta wing 24 horas daytona 2016

Derani que competiu pela primeira vez na prova, conseguiu logo de início impor um ritmo forte, mostrando que iria brigar pelo lugar mais alto do pódio, assumindo a liderança e abrindo uma boa vantagem para os rivais nas duas primeiras horas de competição.  Porém no decorrer da prova durante a noite, o carro de Derani perdeu a liderança, sendo superando inclusive pelo exótico protótipo Delta Wing, que surpreendeu a todos, após largar em 13° e conseguiu assumir a ponta. Ele permaneceu na ponta por mais de 20 voltas, até sofrer um acidente durante a noite.

Continua logo após a publicidade...

pipo derani 24 horas de daytona 2016 tequila patron ligier honda lmp2

Porém com uma condução impressionante e sem erros, Derani que tem apenas 22 anos, voltou a condução do seu protótipo no final da prova, superando o Corvette Corvette DP #10 da equipe Wayne Taylor Racing, nas últimas três horas de prova, para assumir a liderança de onde não mais saiu.

pipo derani 24 horas de daytona 2016 tequila patron ligier honda lmp2

Esta foi a primeira vitória internacional expressiva na carreira de Pipo Derani, o brasileiro dividiu o volante do Ligier Honda LMP2 da Tequila Patron, durante as 24 Horas de prova com os pilotos Van Overbeek, além dos experientíssimos Brown e Scott Sharp, este último ex piloto de Fórmula Indy.

rubens barrichello, Ricky Taylor, Jordan Taylor e Max Angelelli 24 horas daytona 2016

Foto: Motorsport.com

Outro brasileiro que também fez bonito na edição 2016 das 24 de Le Mans, foi o experiente Rubens Barrichello, formando uma inédita dobradinha brasileira, o piloto do Corvette DP número 10 (foto acima) conseguiu o ótimo segundo lugar na geral da prova, mesmo após o carro enfrentar sérios problemas. Esta foi a primeira vez que Barrichello guiou em Daytona na equipe de Ricky Taylor, Jordan Taylor e Max Angelelli.

A festa do Brasil poderia ainda ter sido melhor, se Christian Fittipaldi, que competiu ao lado do experiente Scoot Pruett não tivessem tido problema em seu Corvette número 5, um defeito no eixo traseiro do carro fez a equipe perder cinco voltas, o que custou o 3° lugar para eles, porém o prejuízo não foi tão grande já que o brasileiro ao lado de João Barbosa e Filipe Albuquerque, conseguiu levar o carro ao quarto lugar na geral.

Tony Kannan também teve problemas e terminou apenas na 13º posição na geral.

Pipo Derani agora se junto ao seleto grupo de piloto que já venceram as 24 Horas de Daytona, ao lado dele estão Raul Boesel, Christian Fittipaldi (duas vitórias), Oswaldo Negri e Toni Kanaan.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *