Carro clássicos – Lamborghini Miura SV 1971

lamborghini miura svClique na imagem para ampliar – Alta resolução

Felizmente Enzo Ferrari tinha um temperamento nervoso, se não fosse a personalidade difícil do lendário criador da Ferrari, alguns dos carros mais espetaculares do século passado provavelmente não teriam existidos. Um deles foi o Lamborghini Miura SV, lançado em 1966, na época ele era o carro top de linha da recém nascida fabricante Lamborghini, diz a lenda que Ferrucio Lamborghini até então dono de uma bem sucedida fábrica de tratores, decidiu produzir esportivos após uma desavença com Enzo Ferrari. Feruccio que tinha uma Ferrari 250 GT0 resolveu reclamar de problemas mecânicos que o carro apresentava diretamente com Enzo, que não gostou nada da conversa. Após a briga entre os dois, Ferruccio prometeu que um dia produziria carros melhores do que os do rival.

Continua logo após a publicidade...

lamborghini miura sv

Equipado com um motor 3.9L V12, posicionado a 60°, capaz de desenvolver 350 cv e um torque máximo de 37.4 kgfm, o Lamborghini Miura era possivelmente na época (1966) um dos carros de série mais rápido do planeta, ele podia acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 6 segundos e atingir uma velocidade máxima de 288 km/h. Na época a marca era tão impressionante quanto um carro capaz de passar dos 400 quilômetros por hora nos dias de hoje.

Uma das características revolucionarias do Miura era seu design aerodinâmico inspirado no Ford GT 40 e nos carros da Ferrari na época, sua construção com formas simples porém que visavam se obter o máximo em equilíbrio, o chassi foi desenvolvido por Gian Paolo Dallara que mais tarde fundaria Dallara, empresa que faz chassi para carros de competição, e o claro o seu peso extremamente baixo, ele pesava apenas 980 kg.

Continua logo após a publicidade...

lamborghini miura sv

Nos anos seguintes em que foi lançado, o Miura foi ganhado versões ainda mais potentes, em 1968 a Lamborghini lançou a versão S que contava com 370 CV, algum tempo veio a monstruosa versão que trazia 400 CV de potência.

lamborghini miura s

O Miura acabou dando origem a uma linhagem de superesportivos incríveis na Lamborghini, que até hoje tem um representante entre os carros mais rápidos do mundo. No mesmo ano em que deixou de ser produzido, o Miura ganhou um autêntico herdeiro, o Coutach LP400, que por sua vez, duas década depois acabou dando origem ao Lamborghini Diablo, em 2002 o Diablo foi substituído pelo Murcielago, que em 2011 deu lugar ao monstruoso Lamborghini Aventador. Ou seja de certa forma o Miura foi o pai de todos os Lamborghinis.

lamborghini miura sv

Produzido entre 1966 até 1973 o Lamborghini Miura é hoje uma raridade disputada por colecionadores. Cada um dos exemplares originais do Miura estão avaliados em alguns milhões de dólares.

lamborghini miura 1971

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *