Carros vindos do Uruguai estão insentos do aumento do IPI

lifan 320

Acima  Lifan 320. As montadoras chinesas como Effa, Chery e Lifan serão as grande beneficiadas deste acordo entre Brasil e Uruguai

Continua logo após a publicidade...

Um acordo feito entre o Uruguai e o Brasil definiu nesta terça-feira (27 de setembro) que os veículos importados daquele país deixarão de sofrer o aumento de 30% no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados),  o polêmico aumento de IPI que já está em vigor, afeta consideravelmente os preços dos carros importados que não são trazidos do México e Argentina. A isenção para os veículos vindo do Uruguai começará a valer dentro de 15 dias. Confira os detalhes…

Com este acordo entre o Brasil e o Uruguai, marcas chinesas como a Lifan, Effa e Chery, estas serão as principais beneficiadas, estas marcas atualmente produzem seus modelos no Uruguai em regime CKD e agora não serão atingidas pelo aumento de 30% no IPI. Outra montadora que sairá beneficiada desta isenção é a Kia Motors, que traz do Uruguai o mini caminhão Bongo, o modelo que é um dos mais vendidos da marca estará isento do aumento de IPI.

Caso não tivesse havido esta acordo entre Brasil e Uruguai, por exemplo o modelo Lifan 320 (foto acima) que atualmente é vendido por R$ 30.900, passaria a custar salgados R$ 40.170. O que deixaria a venda do compacto quase inviável para o mercado nacional, o mesmo aconteceria com outros modelos da marca. A Lifan/Effa inclusive já havia anunciado paralisação da fábrica em San José, Uruguai, além de demissão de funcionários devido ao alto estoque de carros e queda nas vendas.

Continua logo após a publicidade...

Este aumento de 30% no IPI é uma medida protecionista as montadoras que produzem no Brasil e será valido até dezembro de 2012.

One Comment

  • ANTONIO AUGUSTO BOCO disse:

    hecha la ley hecha la trampa… embora não saiba escrever em espanhol lembro do ditado… É UMA VERGONHA O AUMENTO DO IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO… MAS VERGONHA MAIOR É ESSA ISENÇÃO…. Será que algum dia vamos ver alguma seriedade neste nosso Brasil???

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *