Chery anuncia recall de todas as unidades do Cielo e Tiggo vendidos no Brasil por causa de substância cancerígena

chery tiggo

Amianto, esta conhecida substância cancerígena, é o motivo pouco comum para um recall de automóvel, a Chery irá convocar no Brasil, todas as unidades vendidas dos modelos Tiggo, Cielo e Cielo Sedan, os modelos em questão contem certas quantidades de amianto aplicado na junta do coletor de admissão e de escape do motor. Este recall irá afetar 12.462 carros.

Continua logo após a publicidade...

Esse caso pouco comum começou, quando o governo australiano descobriu que veículos vendidos pela Chery continham amianto em algumas juntas do motor, e no sistema de exaustão, e acabou recolhendo alguns carros. E como os modelos da Chery vendidos no Brasil tem a mesma origem dos carros que foram vendidos na Austrália, a montadora chinesa resolveu fazer o recall por aqui também. A Chery do Brasil afirma que o amianto foi encontrado em partes do motor e no sistema de exaustão.

chery cielo

Porém a Chery informa que não há riscos de saúde para os proprietários do carro, já que as peças com o material não sofrem fricção. Mas a montadora pede que os donos dos modelos não tentem consertar por conta própria essas partes do motor.

Continua logo após a publicidade...

O recall consistirá na troca das partes que contem amianto, a empresa fará um treinamento especial para os profissionais que executarão o serviço. E os procedimentos para o recall já foram enviados para o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), e em breve a montadora anunciará como será feita a campanha de recall, com datas e procedimentos.

chery cielo

Amianto…

Vale lembrar que o amianto, é uma fibra mineral natural, ele é usado em revestimentos, no Brasil ficou famoso por ser empregados em telhas e coberturas. O problema é que suas partículas ao serem inaladas, podem provocar doenças como o câncer de pulmão. No Brasil o usa dessa substância é permitido apenas de forma controlada.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *