Chery assume controle das ações no Brasil e quer começar a produzir por aqui já em 2013

chery fabrica no brasil

Acima uma projeção da fábrica da Chery em Jacareí, SP, a unidade de produção deve ser inaugurada em dezembro de 2013

Continua logo após a publicidade...

A matriz chinesa da Chery, anunciou nesta terça-feira 27 de março, que está assumindo o controle total das operações da marca no Brasil, até então as atividades da chinesa no país eram mantidas pela Venko Motors, que importava os carros da China. Com a mudança toda a diretoria da empresa será alterada, sendo agora assumida por chineses, porém o posto de CEO será mantido pelo brasileiro Luis Curi que já estava à frente da empresa por aqui, a importação dos carros agora ficará a cargo da Chery Brasil.

A Chery também aproveitou a ocasião para falar sobre a sua futura fábrica em solo brasileiro, segundo o presidente da Chery International, Zhou Biren, a marca chinesa está investindo 400 milhões de dólares na fábrica que está sendo construída em Jacareí, interior de São Paulo, sendo que metade deste investimento será aplicado até 2013, e o restante a partir de 2014, quando a unidade de produção já estiver funcionando.

chery qq

Continua logo após a publicidade...

Chery QQ

Segundo a Chery, a previsão é que a fábrica no Brasil comece a operar em dezembro de 2013, tendo capacidade para montar 50 mil carros por ano, porém a expectativa é atingir a produção de 150 mil carros por ano, inclusive exportando para veículos para o Mercosul e México. De início o complexo de montagem contará com área para soldagem, pintura e montagem final, sendo que mais tarde está prevista a instalação de uma unidade de estamparia. O complexo da Chery em Jacareí contará com uma área de 1 milhão de m². Esta unidade de produção gerará 1.200 empregos diretos, podendo chegar até os 4000 postos de trabalho até 2014.

chery cielo

Chery Cielo

A previsão é que no começo apenas um modelo da Chery seja montado no Brasil, porém no decorrer dos anos, dois novos carros ganharão nacionalidade brasileira, porém ainda não se sabe quais serão estes três modelos.

chery face

Chery Face

Os chineses da Chery também esperam que o governo brasileiro faça uma flexibilização no aumento do IPI enquanto esta unidade de produção nacional não estiver pronta, já que a marca irá atender a exigência do governo, de ter carros montados no Brasil com um índice de 65% de nacionalização, a Chery deve negociar com o governo nacional sobre isto, porém enquanto isto não acontece as metas de vendas da marca para 2012, tiveram que ser revistas, antes do aumento de IPI eles esperavam vender 60 mil carros no Brasil em 2012, porém após o aumento no imposto, a meta é de 30 mil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *