Chevrolet Corvette C6 R 2010 – A segunda geração do Corvette de corrida

chevrolet corvette C6 R 2010

foto: Richard Prince / Corvetteracing.com

Continua logo após a publicidade...

A General Motors revelou na semana passada, a nova geração do Corvette C6 R, versão de corrida do Chevrolet Corvette ZR1. Ao longo do ano o superesportivo deverá disputar a ALMS (American Le Mans Series) e as principais competições de Endurance do planeta, como as tradicionais 24 Horas de Le Mans que acontecerá em junho.

corvette C6 R 2010

O primeiro Corvette C6 R fez sua estréia nas pistas em 2005, na ALMS, e a partir dai participou de diversas competições na categoria GT. Na qual segue a regra o modelo tem de trazer vários elementos do carros de rua, neste caso o Corvette ZR-1.

Continua logo após a publicidade...

A maioria dos componentes do modelo são os mesmo do ZR1 convencional como o design da carroceria, o conjunto aerodinâmico e a carroceria e o chassi em alumínio assim como o sistema de direção. Claro o interior do carro que traz apenas o banco, painel e as barras de reforço estruturais.

2010 chevrolet corvette C6 R

Para reduzir o peso do modelo e consequetemente melhorar o desempenho do Corvette, a GM realizou várias modificações no exterior e no interior que reduziram o peso total em 263 quilos (no total o carro pesa 1245 kg).

A suspensão do ZR1 foi revisada, o modelo também ganhou alterações no sistema de freios e foi equipado com rodas de 18 polegadas, calçadas por pneus de alta performance desenvolvido pela Michellin.

chevrolet corvette ZR1 / Corvette C6 R 2010

Acima o Corvette ZR1 e o C6 R

Porém para se adequar as normas da categoria GT2, o Corvette C6-R é equipado com um motor V8 5.5 L aspirado com 485 cavalos de potência, este propulsor é o mesmo do Corvette Z06, enquanto que o Corvette ZR1 traz o famoso motor LS9, trata-se de em V8 supercharged de 6.2 litros e 638 hp de potência.

Outra novidade do novo Corvette C6 R, é seu motor é Flex, ele utilizará combustível ethanol próprio para competição: “E10” na ALMS e “E85R” em Le Mans.

O Corvette é um dos modelos mais tradicionais da história da GM, tem um longa tradição no automobilismo. A primeira participação do esportivo em uma corrida de Endurance aconteceu em 1956 nas 12 Horas de Sebring. A primeira geração do C6-R no ano de 2005, era equipado com um motor de 505 CV de potência, acelerava de 0 a 100 km/h em apenas 3.7 segundos e podia chegar aos 317 km/h. Este modelo foi tricampeão na categoria GT das 24 Horas de Le Mans, prova de Endurance mais tradicional do mundo.

Um comentario

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *