Citroën apresenta o conceito Cactus, com sistema híbrido a ar

citroen cactus concept 2013

A Citroën levará para o Salão de Frankfurt, que começa no próximo dia 15 de setembro, o conceito Cactus, um ousado e versátil crossover com motorização híbrida, porém sem baterias e alimentado a ar, além disso, segundo a marca francesa o visual do Cactus servirá de base para o que será visto nas novas gerações dos modelos C3 e C4, ou ainda pode dar origem há um inédito SUV da marca. Confira…

Continua logo após a publicidade...

citroen cactus concept 2013

Tendo 4.21 metros de comprimento, por 1.75 m de largura e 1.53 m de altura, o Citroën Cactus, é uma espécie de SUV urbano, ele tem 21 cm de vão livre em relação ao solo. O conceito mescla estilo, robustez e versatilidade, este modelo conceitual da marca francesa apresenta uma série de inovações nunca vistas, como por exemplo, os painéis nas laterais e nos para-choques, chamados de “Airbumps”, algo como para-choques de ar, eles possuem pequenas bolsas ou cápsulas de ar, que foram projetadas para absorver pequenos impactos, e resistem também a arranhões, preservando a carroceria do Cactus.

citroen cactus concept

Continua logo após a publicidade...

Visualmente o Cactus Concept da Citroën traz um estilo bastante arrojado e moderno, de acordo com a própria fabricante, o modelo apresenta a nova proposta de estilo que será adotada pela linha “C” da marca, como nos modelos C3, C4, o grande destaque é a dianteira que apresenta um conjunto de faróis bastante interessante, na parte superior há um pequeno faról com desenho fino e arrojado, com LEDs, e na parte de baixo dentro da falsa entrada de ar, há uma malha também com LEDs, que passa um efeito 3D, completando o conjunto de iluminação do conceito.

citroen cactus concept

Ainda falando no visual, a coluna traseira apresenta uma proposta de estilo diferenciada, com uma falsa coluna, há coluna de verdade fica camuflada por uma peça plástica, note que não há coluna central, até mesmo na traseira o vidro pode ser baixado, o que aumenta a sensação de liberdade. E continuando esse conceito de liberdade, o teto é quase que totalmente de vidro.

citroen cactus concept interior

Passando para o lado de dentro, o Citroën Cactus Concept, traz um estilo minimalista e limpo, com detalhes inspirados nos modelos aventureiros antigos, o banco dianteiro é inteiriço, os revestimentos são em dois tons. O painel praticamente não tem desenho nenhum, nada de botões ou comandos, tudo é controlado através do sistema multi-mídia por uma tela touch de 8 polegadas ao centro do painel, não há nem mesmo alavanca de câmbio, o controle de partida e ponto morto é feito por botões. Ao invés de mostradores há apenas uma tela acima do volante de 7 polegadas. O volante em sua parte inferior e superior é reto, destaque também para os materiais usados nos revestimentos, com muito tecido e couro.

citroen cactus concept 2013 interior bancos

Deixamos o melhor para o final, o Cactus Concept da Citroën inaugura um inédito sistema híbrido, batizado pela marca de Hybrid Air, um sistema híbrido que não é alimentado a baterias. A Citroën diz apenas que o carro utiliza gasolina e ar-comprimido. Este novo sistema segundo a PSA (grupo Peugeot e Citroën) é mais econômico e barato que os sistemas híbridos tradicionais (composto por um motor a combustão e outro elétrico), eles esperam passar a utilizar esta tecnologia em série nos seus carros a partir de 2016.

citroen cactus concept interior painel dashboard

O sistema Hybrid Air da Citroën funciona da seguinte maneira, o carro, no caso o Cactus Concept, conta com um motor a combustão normal, um 3 cilindros a gasolina, acoplado com um câmbio automático continuamente variável (CVT), e entre o câmbio e o motor está um motor hidráulico, isso mesmo um motor hidráulico que é alimentado através de uma bomba por nitrogênio comprimido, há dois tanques de nitrogênio comprimido, um fica sob o assoalho, e o outro tanque fica na parte traseira do carro, este segundo tanque armazena nitrogênio em baixa pressão. De acordo com a marca ele esse sistema é mais leve e ocupa menos espaço do que as baterias de um sistema híbrido elétrico, comum.

citroen cactus concept

De acordo com a Citroën o Cactus tem um consumo de 33.3 km/l, algo em torno de 3 litros de gasolina para rodar 100 km. A montadora afirma ainda que rodando na cidade, onde o carro é mais econômico, ele chega a ser 45% mais econômico, do que um carro comum.

citroen cactus concept

Por enquanto não há planos da Citroën lançar uma versão de produção do Cactus, mas rumores apontam que o modelo pode servir de base para um inédito SUV, mas não há nada confirmado, De certo apenas que o sistema híbrido a ar apresentado no carro além de seus traços de design deve em breve estar nas ruas em outros modelos da marca francesa.

citroen cactus concept hybrid air

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *