Conheça o Vuhl 05RR – Esportivo mexicano de apenas 660 kg que é quase tão rápido quanto um F1

vuhl 05 rr

Apresentado neste final de semana no evento Race of Champions na cidade do México, o Vuhl 05RR é um esportivo mexicano, que chama atenção pelo seu estilo e principalmente pelo desempenho, ele é praticamente um carro de corrida legalizado para se andar nas ruas, o Vuhl 05RR não tem sequer para-brisa, tem peso similar a de um F1, 660 kg e motor de 385 cv.
 

vuhl 05rr chassi monocoque alumínio

Continua logo após a publicidade...

Clique na imagem para ampliar

Base de corrida…

A base do Vuhl 05RR é um chassi do tipo monocoque feito todo em alumínio com construção tipo caixa, o que garante uma alta capacidade de resistência a torção. O motor fica posicionado na traseira, e a suspensão é similar a usada pelos monoposto de corrida como na Fórmula 1, os braços da suspensão são do tipo independente, com triângulos duplos em cada roda, fixados diretamente no chassi.

vuhl 05rr

Continua logo após a publicidade...

Clique na imagem para ampliar

Carroceria…

A carroceria do Vuhl 05RR 2019 tem linhas bastante agressivas, principalmente na dianteira, toda a carroceria é moldada com chapas de fibra de carbono para reduzir o peso do carro, e ainda nesta proposta de redução de peso, para alcançar o baixo peso total de 660 kg, vários componentes normais de um carro foram dispensados, como o para-brisa, o teto e as portas, isso mesmo o Vuhl 05RR não tem portas, e isso tem um motivo, para diminuir o peso do carro e melhorar a rigidez da carroceria, o chassi é todo fechado, e os painéis da carroceria são os maiores possíveis para não haver necessidade de emendas, por exemplo, a porção traseira da carroceria do carro é composta por uma peça única de fibra de carbono, inclusive o aerofólio traseiro, como resultado o carro suporta até 1.8 G de aceleração lateral nas curvas, permitindo ao piloto continuar com o pé no fundo do acelerador mesmo em curvas.

vuhl 05rr

Clique na imagem para ampliar

Rodas em fibra de carbono…

Outro diferencial do Vuhl 05RR são suas rodas, elas são aro 17 na dianteira e 18 na traseira, e para garantir mais leveza, as rodas são feitas em fibra de carbono, isso mesmo, no lugar de alumínio as rodas são feitas por inteiro de fibra de carbono. Elas são calçadas por pneus de alto desempenho da Michelin, ou opcionalmente para quem for levar o Vuhl para as pistas de corridas em um track day, o carro pode vir com pneus slick próprios para as pistas da Pirelli.

vuhl 05rr alavanca de cambio sequencial

O câmbio do Vuhl 05RR é do tipo manual sequencial com alavanca (foto acima), ou seja, as trocas de marchas são feitas de forma manual com toques na alavanca, para frente as marchas sobem, para traz elas descem

Clique na imagem para ampliar

 

vuhl 05rr interior volante

O interior traz apenas bancos, volante e um mostrador digital ao estilo dos carros de corrida

Clique na imagem para ampliar

Interior vazio…

Por dentro não há praticamente nada, apesar de ser um carro com permissão para rodar nas ruas, não há painel, rádio ou saídas de ar no painel, o interior do Vuhl 05RR tem apenas o essencial para ser pilotado, ou seja, dois bancos, pedais, volante, câmbio e um pequeno mostrador digital embutido atrás do volante. Um detalhe interessante é que como o carro não tem teto, os bancos são feitos em tecido especial camurça Dinamica a prova da’água, ou seja, por mais que o carro pegue chuva os bancos não ficarão encharcados e como não há para-brisa motorista e passageiro tem de usar capacete. O carro pode vir com cintos de segurança de 4 ou até 5 pontos.

vuhl 05rr

Mecânica…

O motor do Vuhl 05RR 2019 é um bloco 2.3, 16v, quatro cilindros, turbo, de origem Ford, com bloco e cabeçote em alumínio, este motor entrega 385 cv de potência e 50 kgfm de torque, ele fica posicionado em cima do eixo traseiro, a tração também é traseira e o câmbio manual sequencial do tipo competição com seis marchas.

vuhl 05rr

Clique na imagem para ampliar

Relação peso/potência impressiona…

Os 385 cv podem não parecer muita coisa nos dias atuais, porém como o Vuhl pesa apenas 660 kg, o que da uma relação peso/potência de 0,58 cv / kg, ou 600 hp/tonelada , traduzindo isso de forma mais simples, é como se um Chevrolet Onix que pesa cerca de 1000 kg, fosse equipado com um motor de 600 cavalos.

vuhl 05rr rodas de fibra de carbono

Um dos diferenciais do Vuhl 05RR são suas rodas feitas em fibra de carbono, o mesmo material usado na carroceria

Clique na imagem para ampliar

0 a 100 km/h em 2.7 segundos

Na pratica tudo isso que foi falado acima pode proporcionar muita diversão ao volante, o Vuhl 05RR acelera rápido pra caramba, ele é capaz de disparar de 0 a 100 km/h em apenas 2.7 segundos, é apenas 0,2 segundos mais lento que o famoso Bugatti Chiron de 1500 cv. Porém devido a carroceria ser aberta e pouco aerodinâmica, a velocidade máxima não impressiona tanto assim, o Vuhl 05RR pode alcançar os 255 km/h. Já para frear vindo de 100 km/h para 0 km/h, ele precisa de menos de 30 metros.

vuhl 05rr

Clique na imagem para ampliar

O Vuhl quer ser um esportivo global…

Apesar de sua cede ser no México, e o carro ser construído na Cidade do México, o desenvolvimento do Vuhl 05RR aconteceu também na Inglaterra. E a sua fabricante quer se tornar global, ou seja, vender o 05RR em diversos países ao redor do mundo. Já estão confirmadas vendas nos México, EUA, além do Reino Unido e França, o preço não foi revelado.

vuhl 05rr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *