vw tarok concept

Conheça tudo sobre a Tarok, a resposta da Volks para rivalizar com a Fiat Toro

A Volkswagen revelou no Salão do Automóvel de São Paulo 2018 a Tarok, trata-se de uma picape compacta, feita exclusivamente para o mercado brasileiro, ela chegará às ruas em 2020, apostando em um estilo moderno e chamativo, além de interior e caçamba com soluções inéditas, tração 4×4 e motor diesel. Sua missão é fazer frente a Fiat Toro.

vw tarok

Clique na imagem para ampliar

Chamando muita atenção no Salão de São Paulo, a Volkswagen Tarok se destaca principalmente pelo seu estilo, ela é feita sobre a plataforma modular MQB, a mesma usada pelo Polo e T-Cross, alias visualmente ela empresta alguns elementos do SUV compacto T-Cross, também lançado no Salão de SP.

Design…

Na dianteira o grande destaque são os faróis de estilo futurista com LED unido com a grade que também é iluminada por LEDs, uma solução de estilo bem interessante, o para-choque conta com visual imponente e também traz luzes de LED.

vw tarok

Clique na imagem para ampliar

Enquanto que nas laterais a Tarok conta com vincos marcantes na linha acima das maçanetas, o que passa um perfil mais musculoso à picape, o teto tem desenho fluído, e a coluna traseira é bastante larga, visto de lado a picape da Volks parece um sedan anabolizado. Assim como a Fiat Toro e a Renaut Oroch a caçamba da VW Tarok é integrada com o restante da carroceria.

vw tarok

Clique na imagem para ampliar

Enquanto que na traseira a assinatura visual da Tarok com lanternas de LED e efeito 3D, que cortam a traseira da picape de um lado ao outro, chamam bastante atenção, deixando o modelo com um aspecto sofisticado e moderno. A tampa da caçamba traz amortecedores pressurizados, ou seja, basta apenas um leve toque na tampa para que ela se feche sozinha.
Perfil aventureiro e tração 4×4…
Elementos como os pneus off-road, os apliques no para-choque dianteiro e o rack no teto, denunciam que a Tarok terá uma pegada aventureira. Que não deve ficar apenas na aparência, já que a picape da Volks terá uma boa altura em relação ao solo e virá com tração 4×4 4Motion permanente.

vw tarok

Clique na imagem para ampliar

Caçamba expansiva que se integra com o interior…

Outra solução bastante inteligente é a caçamba expansiva, há uma abertura entre a caçamba e o interior da picape, ou seja, quando for necessário levar cargas mais compridas, a VW Tarok permite rebater o banco traseiro totalmente, e há uma abertura na parede interna da caçamba – abaixo do vidro traseiro, formando um piso plano entre o interior do carro e a caçamba. Com o banco traseiro rebatido a caçamba da Tarok fica com 1.86 m de comprimento no piso, já em posição normal a caçamba tem 1.20 metros.

vw tarok

Clique na imagem para ampliar

 

vw tarok interior painel

O interior da picape Tarok se assemelha bastante ao Polo e ao T-Cross, tem bom acabamento e é bem equipado, painel de instrumentos 100% digital configurável, sistema multi-mídia de última geração

Clique na imagem para ampliar

Interior…

Apesar de ainda se tratar de uma versão conceitual da Tarok, sua cabine tem um painel de desenho simples, porém bastante funcional e bem construído, o painel têm linhas limpas e modernas que se assemelham ao Polo e ao T-Cross, utiliza diferentes tipos de materiais e texturas coloridas no acabamento.

Equipamentos…

Outro destaque da VW Tarok deve ser sua lista de equipamentos, ela virá com recursos tecnológicos como painel 100% digital e configurável, sistema multi-mídia de ultima geração com acabamento das telas e botões em vidro, ar-condicionado digital. A versão conceitual mostrada no Salão de SP ainda conta com teto panorâmico em vidro.

vw tarok

Acima um raiox do sistema motriz da VW Tarok Concept, equipada com motor 1.4 TSI flex de 150 cv e tração 4×4

Clique na imagem para ampliar

Mecânica…

A Volkswagen também já confirmou informações sobre os conjuntos mecânicos da picape Tarok, as versões mais baratas virão equipadas com motor 1.4 TSI turbo flex com injeção direta de combustível, capaz de entregar 150 cv de potência, enquanto as mais caras terão motor 2.0 TDI turbo diesel, também com 150 cv de força. De início todas as versões virão com câmbio automático de seis marchas e tração 4×4 permanente 4Motion.

vw tarok

Clique na imagem para ampliar

Nas lojas em…

Apesar de ainda se tratar de um carro conceito, a Tarok de produção deve trazer poucas diferenças em relação ao modelo mostrado aqui, a Volkswagen não revela uma data de lançamento, porém afirma que o carro chegará em breve, possivelmente até 2020 ela já esteja nas lojas. A Tarok irá se posicionar no mercado entre a Saveiro e a Amarok. Seu preço deve girar em torno dos R$ 90.000 a R$ 110 mil.

Primeiro no Brasil…

A VW Tarok foi feita para o mercado brasileiro e AL, porém a montadora afirma que dependendo da aceitação do mercado, existe a possibilidade da picape se tornar um carro global.