Contran oficializa novas placas no padrão Mercosul a partir de 2016

nova placa mercosul brasil 2016

Nesta quinta-feira (4 de dezembro) o Contran – Conselho Nacional de Trânsito, confirmou e oficializou o novo padrão de placas para veículos no Brasil seguindo o inédito padrão Mercosul, as novas placas entrarão em vigor nos carros registrados 0km, ou que mudarem de cidade a partir 1º de janeiro de 2016. As placas deste novo sistema terão combinações integradas com quatro letras e três números, o que permitirá mais de 450 milhões de combinações.

Continua logo após a publicidade...

O novo padrão de placas do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai, Venezuela e Uruguai), seguirá o mesmo padrão das placas usadas na Europa. Além da unificação dos países, a nova placa terá mais elementos de segurança, que dificultarão a clonagem, e contará ainda com a integração com um inédito banco de dados compartilhado entre os países do Mercosul.

As novas placas trarão as mesmas dimensões das atuais usadas no Brasil, com 40 cm de largura, por 13 cm de altura, incluindo também para caminhões e ônibus. Já as motocicletas terão placas de 20 cm de largura por 17 cm de altura. As novas placas terão a parte superior em azul, borda em preto e a parte das letras com fundo branco, as letras serão pretas nos veículos normais, vermelho para os comerciais, verde para veículos especiais, azul para carros oficiais, laranja para diplomáticos e rosa para carros de colecionador.

Continua logo após a publicidade...

nova placa mercosul brasil 2016

Outras mudança importantes: no topo do placa ficará a inscrição do País, e sua respectiva bandeira, haverá ainda uma faixa holográfica para impedir a cópia, um código bi-dimensional 2D, ondas sinusoidais, “hot stamp” personalizado, marca d’agua e por fim em uma forma menos evidente das placas atuais, a indicação do município onde o carro foi registrado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *