DAF XF Euro 6 – Completamente renovado o top de linha da DAF estreia no Salão de Hannover

novo daf xf

A holandesa DAF Truck é uma marca ainda pouco conhecida no Brasil, a montadora de caminhões esteve presente na edição 2012 do Salão de Hannover, a principal exposição de caminhões do planeta. O grande lançamento da DAF foi a nova geração do seu modelo top de linha, o DAF XF, inteiramente renovado o caminhão chama pelo arrojado e impactante. O Novo XF Euro 6 foi construído para o transporte pesado de longa distância, buscando oferece o máximo de conforto ao motorista e o menor custo operacional possível.

Continua logo após a publicidade...

novo daf xf 2013

O Novo XV Euro 6 representa uma evolução e tanto em relação a geração passada, principalmente em termos de design. Já estava mais do que na hora do antigo DAF XF, pendurar as chuteiras, o modelo sofria para disputar mercado com alguns dos caminhões mais modernos do mercados do mundo como com o Novo Mercedes Actros , Iveco Stralis e o Man TGX. Agora com as mudanças no XF a DAF esperar poder competir de igual com seus adversários mais populares.

daf xf 2013 2014

Continua logo após a publicidade...

Além de belo e moderno, o design do novo XF  também é aerodinâmico, o que ajuda a reduzir o consumo de combustível do veículo e arrefecer o motor.

Outro destaque do XF são os seus motores, o caminhão traz a nova geração de motores PACCAR MX de 13 Litros, os blocos que já atendem ao padrão de emissão de poluentes Euro 6 (que na Europa só entrará em vigor em 2014), conta com três níveis de potência, 410 cavalos, 460 CV e 510 CV e um elevado torque de 2.000 a 2.500 nm.

Segundo o fabricante, a vida útil do motor é de 1.6 milhões de quilômetros e os intervalos de manutenção pode chegar a 150.000 km. Destaque ainda para o tanque de combustível de 1.500 L, que garante um excelente autonomia.

daf xf 2013

A arquitetura interna do XF é possivelmente uma das melhores do mercado, o painel é divido em duas partes distintas, como se fosse um cockpit, os principais comandos ficam voltados para motorista, o volante ergonômico é semelhante ao de um carro de passeio, a tela no painel oferece todas as informações para o motorista da temperatura do ar condicionado ao consumo do motor.

daf xf

Assim como na geração passada, o DAF top de linha continua impressionado pela qualidade do seu interior, o truck tem uma cabine excelente  tudo foi pensado na produtividade e conforto do motorista, o destaque fica para o seu espaço, com um volume útil total de mais de 12.6 m³, essa é segundo a DAF a cabine mais espaçosa do segmento. Como era de se esperar de um modelo desse porte (ainda mais na Europa), o DAF XF traz uma série de mordomias, entre os diferenciais estão os bancos que mais parecem poltronas, uma pequenas geladeira, vários porta objetos e pequenos armários, além de um cama com 2.20 mm de comprimento por 1.6 mm de largura. E uma outra cama dobrável.

daf xf 2013

Outra grande preocupação dos projetista da DAF foi com a segurança dos ocupantes. O novo XF dispõe de série do Controle de Estabilidade VSC – Vehicle Stability Control, que ajuda a prevenir os riscos de chicotada (atravessamento do trailer) e capotamento. O ACC – Cruise Control Adaptável (piloto automático inteligente que pode frear o caminhão automaticamente) e o FCW – Aviso de Colisão Frontal são opcionais, bem como o novo Sistema Avançado de Frenagem de Emergência. O painel de bordo está equipado com zonas de absorção de choques proporcionando um ambiente ergonômico e seguro no posto de condução.

novo daf xf/daf xf 2013

A nova suspensão absorvente de energia, e a estrutura reforçada da cabine, com zonas de deformação programada na frente e traseira, proporcionam segurança do veículo e proteção dos ocupantes ao mais alto nível da indústria.

Se você gostou do DAF XF Euro 6 saiba que em um futuro próximo talvez você possa estar pilotando um desses, a fabricante holandesa que pertence ao grupo Paccar, está montado uma fábrica no estado do Paraná, por isso são boa as chances de que no próximo anos  o Novo XF seja produzido por aqui.

Na Europa a produção do Novo XF está previsto para meados de 2013.

6 Comments

  • Lane disse:

    Amei. Que maravilha de máquina…Quero pra mim!

  • walnir disse:

    O modelo XV Euro 6 ja esta disponivel no Brasil ?

  • fabio francisco ciri disse:

    eu gostei espero que o preço seja compativel com nosso bolso e meu sonho.

  • Rene Augusto da Paix disse:

    É ISSO AI PESSOAL, EXCELENTE CAMINHÃO MOTOR MODERNO COM VARIOS ITENS DE SEGURANÇA, CONCORRENTE DE PESO PARA OUTRAS MONTADORAS, OU SEJA SEGURA CONCORRENCIA…..VALEU

  • steven henrique neve disse:

    GOSTEI DESSE CAMINHÃO DAF

    • ENÉAS A. PEREIRA disse:

      Mto belo ,como sou fã desses cavalinhos ,apaixonado por caminhões, esse cavalo é de deixar qualquer concorrentes pra traz ,pena q jamais vou alcançar essa maravilha ,o q os caminhoneiros precisa e dessa qualidade de veículo ,a nossa classe ,alem de ganhar pouco sofre muito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *