Dodge Charger – Conheça um pouco da história deste musclecar

dodge charger 1968

Dodge Charger 1968

Continua logo após a publicidade...

Lançado em 1966, o Charger era um autêntico musclercar. Baseado no sedan Coronet, o modelo era vendido em cinco motorizações todas com o classico V8, a mais básica contava com um motor V8 5.2 L de 230 CV, já a top de linha, HEMI, trazia debaixo do capô um propulsor 7 litros capaz de desenvolver 425 cavalos de potência.

Três anos o modelo ganhou um nova opção de motorização, V6 3.7 L de 375 CV. Já o design do Dodge Charger era bastante chamativo, o modelo trazia como suas fortes características o capô alongado e traseira curta, o teto era extremamente baixo e as colunas traseiras alargadas, os seus fárois ficavam escondidos. Em fim um legítimo coupe americano. Em 1969, o modelo passou por uma leve reestilização (confira na foto abaixo) a principal mudança foi na parte frontal que agora contava com a grade dividida.

dodge charger 1969

Continua logo após a publicidade...

Dodge Charger 1969

A principal mudança era a grade frontal, que agora era divida

O Charger também participou da Nascar, uma da categorias mais famosas do automobilismo, o musclercar recebeu uma série de mudanças aerodinâmicas com a instalação de um aerofólio traseiro e os fárois foram cobertos, destaque também para o enorme aerofólio traseiro. A versão especial era capaz de chegar aos 320 km/h, uma marca que até hoje é bastante impressionante. Por último a série ganhou uma edição especial de rua com produção limitada a 505 exemplares. E aproveitando o sucesso desta versão a Plymouth, decidiu lançar uma versão de rua, batizada de Plymouth Superbird. Este foi um sucesso.

dodge charger daytona

Dodger Charger Daytona: versão de corrida ganhou em 1969, uma edição especial de rua

dodge charger 1971

Dodge Charger 1974

Em 1971, o modelo ganhou uma nova geração, porém devido a crise do petróleo no Oriente Médio, os consumidores americanos começaram a preferir modelos mais econômicos e as vendas do Dodge Charger, foram decaíndo e decaíndo, até que em 1978 ano em que deixou de ser produzido em série.

dodger crarger 2006

Dodge Charger 2006

Semelhante ao que ocorreu com o Chevy Impalla, o Dodge Charger atualmente apenas empresta o seu nome para um sedan que pouco lembra o antigo musclercar. Ele foi lançado em 2006, ele não é um sucesso de vendas nos EUA, atualmente ele corre na Nascar.

2 Comments

  • Aarão disse:

    O charger 69 é uma das mais perfeitas maquinas já criada! Um dia espero pelo menos tocar em um deles, o Dodge charger 1969 mais conhecido como general Lee em destaque é uma obra de arte! Sou apaixonado por essas maquinas!

  • samuel fonseca de an disse:

    tenho um dodge charge rt mas acho muito potente gosto muito dele

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *