F1 2010 – Alonso vence novamente, Hamilton bate e Webber é o novo líder

fernando alonso f1 2010 cingapura

foto: EFE

Continua logo após a publicidade...

Fernando Alonso entrou de vez na disputa pelo seu terceiro título na F1, o espanhol da Ferrari saiu na pole e fez uma bela corrida nas ruas de Marina Bay em Cingapura, vencendo a prova de ponta a ponta e resistindo a forte pressão imposta por Sebastian Vettel que completou a prova na segunda posição. Outro que se deu bem foi Mark Webber que chegou em terceiro lugar e pulou para a liderança do campeonato, faltando agora quatro corridas para ao fim. Confira em detalhes.

Com a vitória e o fato de Lewis Hamilton não ter completado a prova devido a um acidente com Webber, Alonso pulou para segunda posição no campeonato tendo agora 191 pontos, 11 a menos do que o novo líder Mark Webber.

formula 1 2010 cingapura largada

Continua logo após a publicidade...

Acima a largada do GP de Cingapura com Alonso e a Ferrari na frente

foto: Ferrari

O GP de Cingapura em detalhes….

A corrida de Marina Bay em si foi fraca em emoções, mas teve várias variantes importantes, Alonso que saindo na pole conseguiu escapar dos ataques de Sebastian Vettel que com sua Red Bull largou em segundo, o mesmo vale para as outras posições, na primeira volta a classificação era a seguinte Alonso, Vettel, Hamilton, seguido por Button e Webber, enquanto Rubens Barrichello que largou em sexto, caiu para o oitavo lugar. Felipe Massa que largou na última posição optou por parar nos boxes logo na primeira volta para trocar os seus pneus.

formula 1 2010 cingapura

foto: Force India

Ainda nas primeiras voltas  Nick Heidfeld e Vitantonio Liuzzi (foto acima) bateram,  Liuzzi ficou parado na pista, o que causou a entrada do Safety Car na terceira volta. Nesta ocasião vários pilotos do pelotão intermediário foram para os boxes,  dos líderes Mark Webber foi o único a entrar, e voltou para a pista na 11° posição. Enquanto Felipe Massa pulou do último lugar para a 14° lugar.

Na sexta volta houve a relargada,  Alonso se manteve na liderança, seguido por Vettel, Hamilton, Button e Rosberg. Enquanto Mark Webber que vinha fazendo algumas ultrapassagens, conseguiu em três voltas subir do 11° para o 8° lugar.

Andando em um ritmo muito além dos demais Alonso e Vettel se isolaram na liderança, e as coisas ficaram um pouco monótona na prova, os dois conseguiram abrir mais de 30 segundos para o 8° colocado.

Até que na 28° volta começaram as paradas com Hamilton sendo o primeiro a entrar, na 29° passagem as equipes Ferrari e Red Bull chamaram ao mesmo tempo Alonso e Vettel para os boxes, a Red Bull devolveu o alemão em primeiro a pista porém Vettel errou a marcha no seu carro que deu uma pequena engasgada, o suficiente para Alonso se manter na liderança.

Na 32° volta mais uma vez o safety car entrou na pista. Kamui Kobayashi, acabou acertando o muro, Bruno Senna não conseguiu desviar e acabou acertando o bólido do japonês da Sauber.

f1 2010 cingapura lewis hamilton

Lewis Hamilton acabou se estranhando com Mark Webber e levou a pior, ficando fora da prova

foto: Mclaren

Na volta de número 36° foi novamente dada a relargada, com Alonso em primeiro, Vettel em segundo e Webber já em terceiro. Porém duas curvas depois deste mesma volta, Lewis Hamilton tentou roubar a terceira posição de Mark Webber, o australiano foi ultrapassado e ficou por dentro na curva, Hamilton que estava do lado de fora acabou sendo tocado pela Red Bull de Webber, levando a pior o inglês da Mclaren ficou de fora da prova e deu adeus a liderança do campeonato.

Duas voltas depois o alemão Michael Schumacher que já tinha se enroscado com um carro da Sauber, novamente acabou tocando em um carro da equipe, só que desta vez com o alemão Nick Heidfeld. No acidente Heidfeld levou a pior e teve que abandonar a prova, já Schumacher quebrou o bico do seu bólido e foi obrigado a parar nos boxes, retornando a prova apenas na 15° posição.

Enquanto Robert Kubica que estava em sexto, foi para o boxes mais uma vez, deixando sua posição nas mãos de Rubens Barrichello.

f1 2010 cingapura fernando alonso podio / f1 2010 singapore gp alonso

Foto: AP Photo/Mark Baker

Faltando menos de quatro voltas para o final, Sebastian Vettel esboça uma reação pra cima de Fernando Alonso. Vettel parecia que tentaria um bote para assumir o primeiro lugar, mas o que acabou não acontecendo. Mesmo com Vettel colado na traseira do seu carro, Alonso se manteve à frente com a sua Ferrari e recebeu a bandeirada com 1h57min53s579 de corrida, a apenas 0s293 à frente da Red Bull de Vettel.

Mark Webber cruzou em terceiro, mas também teve que ter atenção para segurar a Mclaren de Button que chegava perigosamente e terminou na quarta posição.

Em mais uma apresentação razoável e discreta da Mercedes GP, Nico Rosberg completou na quinta posição a quase 50 segundos atrás do líder. Enquanto o Michael Schumacher foi apenas o 13°.

Rubens Barrichello fez mais uma boa corrida, o brasileiro foi constante e levou o carro da Williams a sexta posição em Cingapura.

Robert Kubica com a Renault completou na 7° posição, Adrian Suttil (Force India), Nico Hulkenberg (Williams) foram 8 e 9° respectivamente.

Felipe Massa teve mais um final de semana apagado e infeliz. Após ter que trocar o câmbio de sua Ferrari, Massa largou em último e conseguiu chegar apenas no décimo lugar marcando um ponto, isto ainda graças a estratégia de parar antes de todos, que lhe rendeu quase 10 posições, porém isso o brasileiro ficou preso em um comboio atrás de Andrian Suttil e Nico Hulkenberg, Massa nem conseguiu ameaçar, o pilotos da Force India e Williams e permaneceu atrás dos dois até a linha de chegada.

Próxima etapa….

Chegando a reta final do campeonato a F1 correrá novamente daqui a duas semanas, no dia 10 de outubro em Suzuki no Japão e após esta etapa faltarão apenas três GPs, Corea, Brasil e Abu Dhabi.

Confira abaixo o resultado final do GP de Cingapura de F1:

1. Fernando Alonso (Ferrari) 1h57min53s579
2. Sebastian Vettel (Red Bull) + 0s293
3. Mark Webber (Red Bull) + 29s141
4. Jenson Button (McLaren) + 30s384
5. Nico Rosberg (Mercedes GP) + 49s394
6. Rubens Barrichello (Williams) + 56s101
7. Robert Kubica (Renault) + 1min26s559
8. Adrian Sutil (Force India) + 1min52s416
9. Nico Hülkenberg (Williams) + 1min52s791
10. Felipe Massa (Ferrari) + 1min53s297
11. Vitaly Petrov (Renault) + 1 volta
12. Jaime Alguersuari (Toro Rosso) + 1 volta
13. Michael Schumacher (Mercedes GP) + 1 volta
14. Sébastien Buemi (Toro Rosso) + 1 volta
15. Lucas Di Grassi (Virgin) + 2 voltas
16. Heikki Kövalainen (Lotus) + 3 voltas

Não chegaram ao final:

Timo Glock (Virgin)
Nick Heidfeld (Sauber)
Lewis Hamilton (McLaren)
Christian Klien (Hispania)
Kamui Kobayashi (Sauber)
Bruno Senna (Hispania)
Jarno Trulli (Lotus)
Vitantonio Liuzzi (Force India)

Volta mais rápida: Alonso, com 1min47s976

Confira abaixo a classificação do campeonato:

1     M Webber  (AUS)    202
2     F.Alonso (ESP)    191
3     L.Hamilton (ING)    182
4     S.Vettel (ALE)    181
5     J.Button (ING)    177
6     F.Massa (BRA)    125
7     N.Rosberg (ALE)    122
8     R.Kubica (POL)    114
9     A.Sutil (ALE)    49
10     M. Schumacher (ALE)46
11     R.Barrichello (BRA)    39
12     K. Kobayashi (JAP)    21
13     V. Petrov (RUS)    19
14     N. Hulkenberg (ALE)    18
15     V. Liuzzi (ITA)    13
16     S.Buemi (SUI)    7
17     P. De La Rosa (ESP)6
18     J. Alguersuari (ESP)    3

Confira abaixo a classificação do campeonato de construtores:

1    Red Bull (AUT)    383
2    McLaren (GBR)    359
3    Ferrari (ITA)    316
4    Mercedes (ALE)    168
5    Renault (FRA)    133
6    Force India (IND)    62
7    Williams (GBR)    57
8    Sauber (ALE)    27
9    Toro Rosso (ITA)    10

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *