F1 2010 Japão – Vettel vence de ponta a ponta Mark Webber é segundo em mais uma dobradinha da Red Bull

formula 1 japão 2010 podio

foto: Getty Images / Red Bull

Continua logo após a publicidade...

Em uma corrida fraca em emoções, onde não ocorreram ultrapassagens nas 5 primeiras posições, Sebastian Vettel mostrou maturidade ao largar na pole position e com facilidade vencer o GP do Japão de F1, em mais uma dobradinha da equipe Red Bull, Mark Webber foi segundo e abriu 14 pontos de vantagem na liderança do campeonato. Fernando Alonso foi terceiro e se mantém como um dos candidatos ao título estando na vice-liderança. Confira em detalhes…

jenson button f1 2010

Jenson Button em Suzuka (foto: McLaren)

Continua logo após a publicidade...

Jenson Button com a Mclaren fez uma corrida razoável, terminou na 4° posição, logo à frente de Lewis Hamilton que perdeu a 3° marcha de seu Mclaren terminando na 5° posição. Porém a dupla da Mclaren está quase dando adeus ao campeonato.

Michael Schumacher terminou na sexta posição, mas o grande destaque do GP de Suzuka, foi o japonês Kamui Kobayashi, que com sua Sauber, conseguiu ganhar 8 posições na prova, sendo o destaque da corrida ele protagonizou grande parte das ultrapassagens, chegando inclusive a tocar seu carro nos adversários, terminando na 7° posição Kobayashi fez a festa da torcida japonesa.

Brasileiros…

willians f1 suzuka

Rubens Barrichello largou em 7° e chegou em 9°, foi o melhor brasileiro no Japão

Foto: Lorenzo Bellanca/LAT Photographic/Willians

Os brasileiros não tiveram sorte no GP do Japão, Rubens Barrichello apesar de não ter um carro competitivo, largou em sétimo e terminou na 9° posição, Felipe Massa mais uma vez em um dia ruim com a Ferrari, não completou nem uma volta, acabou perdendo o controle do seu carro após pisar na grama logo na primeira curva do circuito de Suzuka e acertou a Force India de Adrian Sutil.

Bruno Senna conseguiu terminar mais uma corrida, apesar de ter ficado a 2 voltas atrás dos líderes, o brasileiro da Hispania chegou na 15° posição. Enquanto Lucas Di Grassi teve problemas logo na volta de apresentação e nem chegou a largar.

O campeonato….

sebastian vettel

Sebastian Vettel venceu pela terceira vez no ano

Foto: Getty Images / Red Bull

Com a vitória no Japão, Sebastian Vettel volta com tudo a disputa do campeonato, o alemão está agora empatado com Fernando Alonso à 14 pontos atrás de Mark Webber o líder, que com o segundo lugar agora soma 220 pontos e abriu uma pequena vantagem para os demais faltando agora apenas 3 corridas para o final.

Quem não tem muito a comemorar é a equipe Mclaren, que fica em uma posição desconfortável na disputa, Button está a 31 pontos do líder e praticamente da adeus ao bi-campeonato. Enquanto Hamilton ainda tem chances, porém remotas estando 28 pontos atrás de Webber.

formula 1 japão 2010 largada

Acima a largada do GP do Japão

foto: Getty Images / Red Bull

O GP do Japão em detalhes…

A prova do Japão foi uma das mais monótonas do ano, com exceção da largada na qual alguns acidentes tiraram quatro pilotos da prova. O russo Vitaly Petrov largou bem com sua Renault, mas acabou cruzando a pista e foi tocado por Nico Hulkenberg da Williams, Petrov bateu violentamente no muro. Alguns metros mais adiante, Felipe Massa calculou erradamente a entrada na primeira curva, e acabou pisando na grama na parte de dentro da primeira curva do circuito de Suzuka, o brasileiro perdeu o controle de sua Ferrari,cruzou a pista acertando em cheio a Force India de Vitantonio Liuzzi, ambos abandonaram. Com estas confusões o Safety Car foi chamado a pista.

robert kubica f1 2010

Robert Kubica foi surpreendido quando a roda traseira do seu carro se soltou na terceira volta

Foto: RenaultF1.com

Na terceira volta, um lance curioso Robert Kubica largou muito bem e assumiu a  segunda posição parou misteriosamente após perder a roda traseira esquerda de sua Renault, isto ainda com o Mercedes SLS AMG (o safety car) na pista, que só foi para os boxes na volta  de número 7.

Após o Safety Car ir para os boxes, as coisas ficaram monótonas, com os carros se espalhando no circuito japonês, Vettel se mantinha na ponta seguido por Webber, Alonso, Hamilton e Button. Só para não dizer que não houve ultrapassagens, nesta mesma volta Schumacher passava com facilidade Rubens Barrichello na chinquene que antecede a reta dos boxes em Suzuka.

Algumas voltas depois, Kamui Kobayashi começava a aprontar no final do pelotão, passando aos toques, Jaime Alguersuari da Toro Rosso, e mais adiante Adrian Sutil da Force India.

As paradas nos boxes começaram na volta 23, com Lewis Hamilton sendo o primeiro a entrar, Vettel foi para os pits na volta 25 junto com Alonso, enquanto Webber ficou na pista por mais uma volta parando na passagem de número 26. Jenson Button que largou com pneus duros, conseguiu adiar sua parada até a volta 38, mas apesar de ter ficado mais tempo na pista, não conseguiu ganhar posições, voltou dos boxes na 5° posição.

Após as paradas as posições foram restabelecidas na pista, com Vettel em primeiro, Webber em segundo, e Alonso em terceiro.

lewis hamilton gp suzuka

Lewis Hamilton teve problemas no câmbio e chegou em quinto  (foto: McLaren)

Lewis Hamilton já entrando na parte final da corrida começou a ter problemas na caixa de câmbio do seu Mclaren, ele ficou sem a terceira marcha. Este problema algumas voltas depois custou a perca da quarta posição para seu companheiro de equipe Jenson Button.

No pelotão intermediário o japonês Kobayashi continuava a chamar a atenção das câmeras de TV, que mostraram o piloto da Sauber ultrapassando e sendo tocado por Jaime Alguesuari, e mais tarde Rubens Barrichello surpreendendo o brasileiro no meio do circuito de Suzuka, Kobayashi nas voltas finais ainda superou seu companheiro de equipe Nick Heidfeld para terminar na 7° posição.

Sem ser ameaçado e após 53 voltas completadas e 1h30 minutos de corrida, Sebastian Vettel recebia a bandeirada com menos de 1 segundo à frende de Mark Webber. Fernando Alonso venho em terceiro cruzando a linha de chegada à 2.7 segundos atrás de Vettel.

A Próxima etapa…

Faltando agora o GP da Coreia, do Brasil e de Abu Dhabi para o final do campeonato Webber começa a ver como uma realidade o seu primeiro título, agora luta para tentar administrar os seus 14 pontos de vantagem até o final, mas vê Vettel como o real incomodo, e Alonso com toda a força da Ferrari. Ou seja o campeonato ainda está em aberto.

A próxima etapa da F1 acontecerá no dia 24 de outubro na Coreia do Sul, a pista ainda está em fase final de conclusão, apenas nesta semana é que a organização de prova concluiu o asfalto do circuito que fica na cidade da Yeonga, construído especialmente para receber a F1.

Aguarde em breve mais fotos !

Confira o resultado final do GP do Japão, em Suzuka

1 – Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) – 53 voltas em 1h30m27s323
2 – Mark Webber (AUS/RBR-Renault) – a 0s905
3 – Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – a 2s721
4 – Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) – a 13s522
5 – Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) – a 39s595
6 – Michael Schumacher (ALE/Mercedes) – a 59s933
7 – Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) – a 1m04m038
8 – Nick Heidfeld (ALE/Sauber-Ferrari) – a 1m09s648
9 – Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) – a 1m10s846
10 – Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) – a 1m12s806
11 – Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) – a 1 volta
12 – Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth) – a 1 volta
13 – Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth) – a 2 voltas
14 – Timo Glock (ALE/VRT-Cosworth) – a 2 voltas
15 – Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth) – a 2 voltas
16 – Sakon Yamamoto (JAP/Hispania-Cosworth) – a 3 voltas
17 – Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – a 5 voltas/acidente

Não completaram:

Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) – a 9 voltas/motor
Robert Kubica (POL/Renault) – a 51 voltas/roda
Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth) – a 53 voltas/acidente
Felipe Massa (BRA/Ferrari) – a 53 voltas/acidente
Vitaly Petrov (RUS/Renault) – a 53 voltas/acidente
Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes) – a 53 voltas/acidente
Lucas di Grassi (BRA/VRT-Cosworth) – não largou

Melhor volta: Mark Webber (AUS/RBR-Renault) – 1m33s474, na 53ª

Distância total percorrida:  307,573 km

Confira como está a classificação do campeonato de F1 após o GP do Japão:

1 M Webber (AUS) 220 pontos
2 F.Alonso (ESP) 206
3 S.Vettel (ALE) 206
4 L.Hamilton (ING) 192
5 J.Button (ING) 189
6 F.Massa (BRA) 128
7 N.Rosberg (ALE) 122
8 R.Kubica (POL) 114
9 M. Schumacher (ALE) 54
10 A.Sutil (ALE) 47
11 R.Barrichello (BRA) 41
12 K. Kobayashi (JAP) 27
13 V. Petrov (RUS) 19
14 N. Hulkenberg (ALE) 17
15 V. Liuzzi (ITA) 13
16 S.Buemi (SUI) 8
17 P. De La Rosa (ESP)6
18 N.Heidfeld (ALE) 4
19 J. Alguersuari (ESP) 3

Abaixo a classificação do campeonato dos construtores:

1 Red Bull (AUT) 383 pontos
2 McLaren (GBR) 359
3 Ferrari (ITA) 319
4 Mercedes (ALE) 168
5 Renault (FRA) 133
6 Force India (IND) 59
7 Williams (GBR) 57
8 Sauber (ALE) 27
9 Toro Rosso (ITA) 10
10 Lotus (MAL) 0
11 Hispania (ESP) 0
12 Virgin (ING) 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *