F1 GP do Brasil – Vettel vence, Webber é segundo e decisão vai para Abu Dhabi

formula 1 2010 sebastian vettel gp do brasil

Sebastian Vettel e a Red Bull sobraram na pista de Interlagos

Continua logo após a publicidade...

foto: Getty Images / Red Bull

Sebastian Vettel venceu o GP do Brasil, o alemão da Red Bull assumiu a liderança logo na primeira curva e venceu com facilidade uma prova sem grandes emoções em Interlagos, o australiano Mark Webber foi segundo e diminuiu para 8 pontos a sua diferença em relação Fernando Alonso o líder do campeonato, que fez uma corrida inteligente e subiu ao pódio na terceira posição. A decisão do campeonato ficou para semana que vem na última corrida do ano em Abu Dhabi. Confira em detalhes como foi o GP do Brasil de Fórmula 1…

formula 1 2010 largada gp do brasil

Continua logo após a publicidade...

foto: Getty Images / Red Bull

Nico Hulkenberg que com sua Williams saiu na pole position, conseguiu se manter a frente do pelotão apenas por alguns metros após a largada, sendo ultrapassado por Sebastian Vettel no “S” do Senna, e no final da reta oposta foi a vez da Red Bull de Mark Webber passar Hulkenberg.

As Red Bull com folga tinha o melhor carro em Interlagos, dispararam na frente sempre com Vettel em primeiro e Webber em segundo, enquanto Fernando Alonso alcançava e se matia sem ser ameaçado na terceira posição.

Sem ter um bom desempenho, Jenson Button foi o primeiro a parar para trocar os pneus, isto na volta de número 12, seguido por Felipe Massa que teve um problema durante os boxes e praticamente deu adeus a qualquer chance de um bom resultado na corrida.

formula 1 2010 mark webber gp do brasil

Mark Webber foi segundo no Brasil e está a 8 pontos atrás de Alonso

foto: Getty Images / Red Bull

Mesmo com as paradas nos boxes, as Red Bull permaneciam na frente com Vettel e Webber se revezando nas voltas rápidas. Enquanto isso Alonso seguia em terceiro com sua Ferrari.

Até que na volta 50° Vitantonio Liuzzi bateu sua Force India no final do “S” de Interlagos, causando a entrada do Safety Car que animou um pouco a corrida, mas na relargada Vettel conseguiu sair bem e começou a aumentar ainda mais sua vantagem para seu companheiro de equipe Mark Webber, que via de longe Alonso em seu retrovisor, o espanhol até que tentou alcançar Webber mais acabou desistindo faltando algumas voltas para o fim.

formula 1 2010 podio gp do brasil

Com a dobradinha no Brasil a Red Bull se tornou campeã de construtores, acima Webber, Vettel e Christian Horner o chefe da equipe, sem esquecer de Alonso o cara a ser batido

foto: Getty Imagem / Red Bull

Após 71 voltas e 1h33min803 de corrida Sebastian Vettel recebia a bandeirada final na primeira posição com 4s2 de vantagem para Mark Webber, Fernando Alonso cruzou a linha de chegada a 6s8 atrás do líder.

lewis hamilton f1 2010

Hamilton da McLaren fez um prova discreta e praticamente só tem chances matemáticas de conquistar o título (Foto: Mclaren)

Lewis Hamilton terminou na quarta posição, o inglês não se achou no final de semana com sua Mclaren e praticamente deu adeus a disputa pelo campeonato. Já Jenson Button fez uma corrida regular já que largou na 11° posição e chegou em 5°, porém também não tem mais chances de conquistar o bicampeonato.

Nico Rosberg também fez uma boa prova levou o carro da Mercedes GP a sexta posição, logo a frente do heptacampeão Michael Schumacher o sétimo. O pole position Nico Hülkenberg da Williams completou na 8° posição, Robert Kubica da Renault, e Kamui Kobayashi com a Sauber completaram os 10 primeiros no GP do Brasil 2010.

Os brasileiros não tiveram sorte este ano em Interlagos, Rubens Barrichello, largou em sexto mas acabou não tendo um bom desempenho com a Williams, a para complicar ainda mais teve um pneu furado, e acabou terminando na 14° posição, logo a frente de Felipe Massa, que após ter problemas durante sua parada nos boxes, fez boas ultrapassagens, algo que não acontecia já há algum tempo, porém não conseguiu passar da 15° posição.   Bruno Senna conseguiu levar o limitado carro da Hispania até o final da prova, terminando na última posição. Enquanto Lucas Di Grassi teve problemas mecânicos e abandonou.

fernando alonso ferrari formula 1 2010 gp do brasil

Fernando Alonso precisa apenas de chegar em segundo no GP de Abu Dhabi para ser tri-campeão

foto: Shell (shell.com)

O campeonato…

A Red Bull optou por não fazer jogo de equipe em Interlagos, ao permitir que Vettel vencece e não Mark Webber, caso Webber tivesse vencido a diferença dele para Alonso seria de apenas 1 ponto, porém com a vitória de Vettel, o espanhol da Ferrari tem 8 pontos de vantagem na liderança precisa apenas de um segundo lugar em Abu Dhabi para ficar com o título, que seria o terceiro em sua carreira.

Faltando apenas uma corrida para o fim o campeonato está assim, Alonso lidera com 246 pontos, 8 a mais de Mark Webber que soma 238, Vettel tem 231 e ainda está na disputa. Lewis Hamilton está 24 pontos atrás do líder e tem  apenas chances matemáticas.

Com a dobradinha na corrida do Brasil, a Red Bull já se torna campeã do campeonato de construtores, este é o primeiro título da equipe.

Próxima etapa:

A desição do campeonato acontecerá na semana que vem (14 de novembro), no GP Emirados Árabes, em Abu Dhabi, o treino classificatório e a corrida estão marcado para às 11h00 da manhã.

Confira abaixo o resultado do GP do Brasil de F1 2010:

1. Sebastian Vettel (Red Bull) 1h33min11s803

2. Mark Webber (Red Bull) + 4s243

3. Fernando Alonso (Ferrari) + 6s807

4. Lewis Hamilton (McLaren) + 14s634

5. Jenson Button (McLaren) + 15s593

6. Nico Rosberg (Mercedes) + 35s300

7. Michael Schumacher (Mercedes) + 43s400

8. Nico Hülkenberg (Williams) + 1 volta

9. Robert Kubica (Renault) + 1 volta

10. Kamui Kobayashi (Sauber) + 1 volta

11. Jaime Alguersuari (Toro Rosso)+ 1 volta

12. Adrian Sutil (Force India) + 1 volta

13. Sébastien Buemi (Toro Rosso)+ 1 volta

14. Rubens Barrichello (Williams) + 1 volta

15. Felipe Massa (Ferrari) + 1 volta

16. Vitaly Petrov (Renault) + 1 volta

17. Nick Heidfeld (Sauber) + 1 volta

18. Heikki Kövalainen (Lotus) + 2 voltas

19. Jarno Trulli (Lotus) + 2 voltas

20. Timo Glock (Virgin) + 2 voltas

21. Bruno Senna (HRT) + 2 voltas

22. Christian Klien (HRT) + 6 voltas

Não completaram:

Lucas di Grassi (Virgin)

Vitantonio Liuzzi (Force India)

Melhor volta:

Lewis Hamilton (McLaren) 1min13s851

Confira como está a classificação do mundial de F1 após 18 das 19 corridas previstas:

1     F.Alonso (ESP)    246  pontos

2     M Webber (AUS)    238

3     S.Vettel (ALE)    231

4     L.Hamilton (ING)    222

5     J.Button (ING)    199

6     F.Massa (BRA)    143

7     N.Rosberg (ALE)    130

8     R.Kubica (POL)    126

9     M. Schumacher (ALE)72

10     R.Barrichello (BRA)    47

11     A.Sutil (ALE)    47

12     K. Kobayashi (JAP)    32

13     N. Hulkenberg (ALE)    22

14     V. Liuzzi (ITA)    21

15     V. Petrov (RUS)    19

16     S.Buemi (SUI)    8

17     P. De La Rosa (ESP)6

19     J. Alguersuari (ESP)    3

Abaixo a classificação do campeonato de construtores:

1    Red Bull (AUT)    469 pontos

2    McLaren (GBR)    421

3    Ferrari (ITA)    389

4    Mercedes (ALE)    202

5    Renault (FRA)    145

6    Williams (GBR)    69

7    Force India (IND)    68

8    Sauber (ALE)    44

9    Toro Rosso (ITA)    11

10    Lotus (MAL)    0

11    Hispania (ESP)    0

12    Virgin (ING)    0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *