Ford Atlas Concept – Picape mostra futuro das picapes da marca

ford atlas concept

A Ford levou para o Salão de Detroit 2013, a parruda e moderna Atlas Concept, uma picape conceito que antecipa o que a montadora planeja de mudança para sua atual linha de picapes, como a Série F (F150, F250 e F350). Além do visual bastante moderno, agressivo, e do seu tamanho, segundo a Ford, a Atlas Concept foi concebida pensando em atender aos desejos de quem compra este tipo de carro, oferecendo força, robustez, capacidade de carga, aliado ao conforto e muita tecnologia.

Continua logo após a publicidade...

ford atlas concept

Há vários destaques inusitados que são inaugurados na Ford Atlas Concept, como uma tomada de 110 volts na caçamba, um inovador sistema de fixação no teto, que permite por exemplo transportar uma caixa de ferramentas. Grade dianteira com sistema chamado Active Grille Shutters, que controla a abertura da grade de acordo com a necessidade de refrigeração do motor, melhorando a refrigeração, por exemplo quando o carro está parado, anda devagar em um congestionamento, ou está em um local com temperatura alta, a grade automaticamente se fecha quando não é exigida tanta ventilação para o motor, por exemplo em altas velocidades, em estradas,  melhorando a aerodinâmica.

ford atlas concept 2013

Continua logo após a publicidade...

Um sistema parecido é o Active Wheel Shutters: composto por persianas instaladas nas rodas da picape, elas ficam escondidas e se abrem em velocidades maiores, de estradas por exemplo, para melhorar a aerodinâmica nas rodas, diminuindo a resistência de rolagem, esse sistema usa baterias auto recarregáveis, que usam a energia gerada pelas próprias rodas para fazer o funcionamento das persianas.

ford atlas concept

Outra inovação é o Power Running Boards, estribos alto retrateis que ajudam aos ocupantes subir ou descer da picape, porém quando o carro está em movimento eles se fecham, para melhorar a aerodinâmica, diminuindo o arrasto, além de aumentar a altura do carro em relação ao solo.

Segundo a Ford apenas com essas mudanças permite a pick up rodar e média 850 metros a mais por litro, sem comprometer a capacidade de carga.

ford atlas concept

A caçamba conta com um sistema especial de iluminação, com luzes de LEDs, além de tampa que vira uma espécie de rampa para subir cargas com uma motocicleta. Essas e outras soluções devem estar em breve nas picapes da Ford.

ford atlas concept

ford atlas concept

Por dentro o painel pode ser considerado uma releitura dos interiores atuais usados pelas picapes da Ford,  porém com diversas inovações, ele é dividido em duas partes, ao centro está um gigante console central, destaque para os materiais usados, há muito alumínio no resvestimentos, o painel traz partes revestidas em couro, além de uma iluminação em LEDs azul, que está presente também embaixo do painel e na parte inferior das portas, o volante também merece destaque conta com revestimentos em alumínio. Por fim temos um moderno sistema multi-mídia, que conta com GPS, sistema de áudio e video, telefonia, tela para os passageiros do banco traseiro, além de uma câmera de 360º, que funciona como uma espécie de visão aérea da pick up.

ford atlas concept

A Ford informa também que ampliou o espaço interno no banco traseiro em comparação aos atuais modelos da marca, note o degrau, que amplia a distância entre o piso e o teto da pick up.

ford atlas concept

O motor da Ford Atlas Concept, é a nova geração do moderno e patenteado Ecoboost a gasolina, ele conta com turbocharged, injeção direta de combustível e sistema Start/Stop. Segundo a Ford este motor é 20% mais econômico em comparação aos motores concorrentes de maiores cilindradas. Porém infelizmente a Ford não divulgou dados como potência e nem a cilindrada desse bloco.

4 Comments

  • cristiano disse:

    Pra mim a ford morreu quando matou a courier.

    Em um país que se usa mais picapes pequenas do que médias , foi uma falta de consideração e uma burrice tremenda em arrebentar os clientes que sempre teve desde a época da Pampa. A maioria das pessoas que omprarem uma saveiro ou outro carro , a chance de abandonar a marca ford é de 85% para qualquer outro modelo da marca. Eu vou trocar minha courier por uma saveiro e minha idéia de comprar um fiesta vai se transformar em um fox ou um gol. Se me viraram as costas eu também saberei dar o troco.

  • Vitor Augusto disse:

    Não consigo gostar de picapes imensas como essa. Prefiro nossas pequenas.

  • Flavio Lopes disse:

    Antes de mais nada gostaria de parabenizar pelo site que é de muito bom gosto e bem objetivo… só tinham que tirar esse pop-up chato q aparece entre as aberturas de janelas.

    Parabéns aos criadores nota 10!!!

    Esse picape é linda, poderia vir idêntica ao concept, mas seria querer demais, rsrsrs vamos esperar pra ver o ecosport mudou pouco do concept ficou show.

  • STEVEN HENRIQUE NEVE disse:

    SE O CONCEITO É BONITO ENTÃO IMAGINE A AS PICKUPS ENTÃO!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *