Honda apresenta a versão de produção do novo Civic Type R

honda civic type r

honda civc type r 2015

Depois de muita desenvolvimento e espera, a Honda apresentou na Europa o novo Civic Type R 2015, o carro que já havia sido apresentado no ano passado em uma versão conceitual, surge agora no Salão de Genebra 2015 em sua versão final, que chegará as ruas, equipado com um potente motor de 310 cv !.

Continua logo após a publicidade...

honda civc type r 2015

Desempenho.. Um Civic a 270 km/h !

Feito para ser um dos hatches mais rápidos do mundo, o novo Civic Type R, pode ser considerado um carro de corrida legalizado para se andar nas ruas, a própria Honda descreve o modelo como um “race car for the road – carro de corrida para a estrada”, este é simplesmente o Civic mais veloz e potente já construído, sua força vem de um quase mágico motor 2.0 VTEC TURBO, quatro cilindros, turbochaged que é capaz de entregar espantosos 310 cv de potência e 40 kgfm de torque, este bloco virá acoplado a uma transmissão manual tradicional, com alavanca e seis marchas.

honda civc type r 2015

Continua logo após a publicidade...

Com este conjunto motriz e um peso bastante leve, o novo Civic Type R 2015 vai de 0 a 100 km/h em 5.7 segundos, tendo capacidade para atingir os 270 km/h de velocidade máxima, uma marca única e impressionante para um carro compacto hatchback de tração dianteira.

Desenvolvimento…

O desenvolvimento deste novo Civic Type R foi complexo e demorado, foram quase três anos, a Honda andou muito com o carro em diversos circuitos como Nurburgring Nordschleife, uma das principais pistas de testes no mundo,  Suzuka onde a Fórmula 1 corre e a pista própria de testes da Honda em Takasu, estes testes foram necessário principalmente visando a aerodinâmica e o comportamento do carro em altas velocidades, para se alcançar a perfeição em termos de acerto de suspensão e freios.

novo honda civc type r


Suspensão inédita adaptativa…

E por falar em suspensão, o conjunto de suspensão do novo Type R é exclusivo, o carro virá com uma inédita suspensão “Adaptive Damper System” com quatro pontos, desenvolvida especialmente para o carro, ela permite um controle continuo e independente para cada roda do carro, limitando a transferência da carga da roda durante os pontos de aceleração e frenagem, mantendo o carro sempre estável. A suspensão dianteira conta com um uma estrutura com eixo duplo “Dual Axis Strut”, que reduz as “saídas de frente” em até 50% em comparação com o Civic normal, permitindo ao piloto levar o carro ao limite, porém ainda com controle.

honda civc type r 2015


O botão “+R”…

Para dosar tudo isso o modelo virá com um botão mágico chamado “+R”, que após acionado melhora a resposta e ajustes de vários componentes do carro, como direção, suspensão e motor, permitindo uma experiência de pilotagem ainda mais agressiva, extrema e divertida.

honda civc type r 2015

Visual agressivo e aerodinâmico…

Visualmente o kit aerodinâmico do novo Civic Type R não é apenas para deixar o carro com um visual mais chamativo, ele tem uma importante função de melhorar o desempenho do modelo, foi inclusive esculpido em túnel de vento. O para-choque frontal é mais largo, possui spoiler integrado e tomadas de ar maiores para permitir uma refrigeração mais eficiente para o moto e freio dianteiro.

Nas laterais o modelo teve as caixas de rodas alargadas, ou seja, o carro em si ficou mais largo, há ainda novas saias maiores, já na traseira destaque para o enorme aerofólio, que segundo a Honda gera muito down-force para colar o carro ao chão, e para-choque que conta com difusor integrado, similar ao usado por carros de corrida, também tem uma importante função aerodinâmica.

Por fim o sistema de exaustão com quatro enormes ponteiras e as rodas de alumínio forjado aro 19, caçadas por pneus 235/35 R19, completam o kit de alterações externas do novo Civic Type R.

honda civc type r 2015


Freios Brembo…

A missão de parar este hatch nervoso fica a cargo de freios da marca Brembo, desenvolvidos especialmente para o Type R, na dianteira o conjunto conta com enormes discos de 350mm de diâmetro ventilados, mordido por pinças com 4 pistões, as pinças são pintadas em vermelho.

novo honda civc type r 2015 interior

Interior esportivo…

Acompanhando o exterior, o interior do Honda Civic Type R 2015 também traz vários aprimoramentos visando a esportividade, como bancos esportivos tipo concha com forrações em vermelho e detalhes em preto, o volante é novo possui revestimento em couro preto e vermelho, o painel traz novos apliques em vermelho, há ainda detalhes em alumínio.

honda civc type r 2015 interior bancos seats

Sobre o painel há um pequeno mostrador com uma tela configurável, que pode por exemplo exibir dados de aceleração lateral, pressão do turbo ou até mesmo tempo de volta e aceleração de 0 a 100 km/h.

honda civc type r 2015

Equipamentos…

Como se trata de uma versão top, o modelo virá recheado de equipamentos como sistema de som Premium com 8 alto-falantes e 320 watts de potência, sistema multi-mídia com GPS, faróis e limpadores do para-brisa com acionamento automático, ar-condicionado dual zone automático, retrovisores externos elétricos, iluminação interna com luz na cor vermelha, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro. Como opcional a Honda oferecerá um pacote de recheado de vários itens de segurança ativa, como alerta de pontos cegos, auxilio para manter o carro na faixa de rolagem, leitor de placas e sinais de transito, alerta de colisão dianteira, entre outros itens.

honda civc type r 2015

Nas lojas em …

A apresentação oficial do novo Civic Type R 2015 acontece agora em março no Salão de Genebra, porém a Honda ainda não informa quando ele chegará as lojas, tudo indica que isso deva acontecer ainda no primeiro semestre.

Abaixo você confere o vídeo oficial de apresentação do novo Honda Civic Type R 2015:

Abaixo um vídeo mostrado a parte de desenvolvimento aerodinâmico do carro:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *