hyundai venue 2020

Hyundai mostra o Venue – Um SUV compacto menor que o Creta

A Hyundai acaba de apresentar no Salão de Nova York 2019, o Venue, o modelo será o menor SUV da montadora coreana, ele ficará posicionado abaixo do Creta e será um carro global, vendido em vários países em continentes como Ásia, Europa e América do Norte, e apesar de não ter nenhuma confirmação de vinda para o Brasil, por aqui o modelo seria uma boa opção para a Hyundai entre o HB20 e o Novo Creta 2020.

Continua logo após a publicidade...

hyundai venue

Clique na imagem para ampliar

Um mini Creta…

Apesar de a primeira vista não parecer, em comparação com o Creta, o Venue é muito menor, sendo 24 cm mais compacto no comprimento, 1 cm mais estreito, 7 cm mais baixo e tem distância entre-eixos 8 cm mais curta. O Venue mede 4,03 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,56 m de altura e tem entre-eixos de 2,51 m. Estas medidas compactas são propositais, a Hyundai subirá o nível do Creta na nova geração apresentada recentemente (leia mais sobre ele aqui), e o oferecerá o Venue como seu SUV mais barato.

Continua logo após a publicidade...

hyundai venue 2020

Clique na imagem para ampliar

Novo estilo mundial da Hyundai…

O Venue incorpora o novo padrão mundial de estilo de SUVs da Hyundai, visual inaugurado em 2017 pelo SUV compacto Kona, e já presente em vários outros modelos como no novo SantaFé e o gigante Palisade, este estilo é marcado principalmente pela dianteira com uma enorme grade em formato de cascata, e faróis divididos em dois grupos distintos, com luzes diurnas e as setas em uma posição mais acima com estilo mais afinado, e os faróis principais mais abaixo posicionados no para-choque dotado de visual quadrado, todo o conjunto com iluminação é  por LED.

Nas laterais o Venue tem vincos evidentes na altura das maçanetas para deixar a carroceria mais musculosa, o teto é baixo e tem caimento mais acentuado na traseira, o desenho das janelas lembram as do Creta, assim como o desenho da coluna “C”.

hyundai venue traseira

Clique na imagem para ampliar

Já na traseira destaque para o estilo moderno das lanternas, com lentes modernas, iluminação por LED e efeito 3D. A tampa do porta malas é cortada por um vinco e ostenta o logo da Hyundai em um tamanho grande com o nome VANUE logo abaixo em destaque.

De série o Hyundai Venue virá com rodas aro 15, porém as versões mais caras serão equipadas com rodas aro 17, o comprador poderá ainda personalizar o seu carro, escolhendo diferentes combinações de pintura para a carroceria e o teto.

hyundai venue interior painel

Clique na imagem para ampliar

Pequeno, porém bem equipado…

Apesar de compacto o Hyundai Venue não será um carro básico, pelo contrário o modelo oferecerá uma boa lista de equipamentos, muitos destes oferecidos apenas em modelos de luxo, além disso o acabamento do interior terá materiais premium e será detalhado.

Dependendo da versão o Hyundai Venue virá com itens como sistema multi-mídia com tela de 8 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto, além de GPS integrado, serviço de streaming de áudio e comandos e pesquisas por voz, além do “Blue Link”, que conecta o carro a internet, permitindo o uso de serviços como Google, além de aplicativos próprios que permitem ao motorista fazer funções remotas no carro como ligar o motor, ligar o ar-condicionado e consultar informações do veículo, como a localização.

A lista de equipamentos do Hyundai Venue, pelo menos para o mercado norte-americano – a única divulgada por enquanto, chama a atenção, o SUV compacto virá com itens como ar-condicionado digital automático, sistema keyless com abertura das portas por aproximação e partida do motor por botão, seletor eletrônico do modo de pilotagem com funções off-road, duas tomadas USB, painel de instrumentos com display digital de 3.5 polegadas, câmera traseira, bancos dianteiros com aquecimento, faróis Full LED, teto solar elétrico, volante multi-funcional com 12 comandos e revestimento em couro, além de entre outros itens.

hyundai venue interior porta malas

Segurança ativa superior ao encontrado na categoria…

Porém o grande destaque em termos de equipamentos fica sendo a lista de itens disponíveis de segurança ativa disponível para o Venue, dign de SUVs de categoria superior.

– Alerta de colisão dianteira FCA, que funciona com uma câmera frontal e radar que monitoram o que se passa a frente do Venue, alertando ao motorista sobre o risco de colisão e freando o carro de forma automática.

– LKA, Lane Keeping Assist, um auxilio eletrônico que mantêm o carro dentro da faixa de rolagem, através de sensores ele faz de forma automática pequenas correções no volante.

– BCW, monitoramento de pontos cegos ao redor do veículo, ajudando bastante em mudanças de faixas.

– RCCW, alerta de trafego cruzado traseiro, que monitora o que se passa na traseira do carro quando a marcha ré é acionada, alertado inclusive sobre a presença de pedestres e outros veículos cruzando a traseira do carro ao dar ré.

– DAW, um sistema que monitora o estado físico do motorista e o alerta sobre cansaço e desatenção dele.

 

hyundai venue

Clique na imagem para ampliar

Motorização, o Venue terá versão evoluída do 1.6 usado no HB20 e Creta…

Em termos de motorização, o Hyundai Venue virá equipado com o conhecido motor 1.6 Gamma, quatro cilindros aspirado, com a mesma concepção do bloco usado 1.6 no Brasil usado pelo HB20 e Creta, porém este motor empregará diversas novas tecnologias, como um novo sistema de injeção de combustível Dual Port Fuel Injection (DPFI), sistema de recirculação de gases de escape EGR, novo sistema de administração da temperatura ITMS, que funciona em dos modos ao mesmo tempo, distribuindo o líquido de refrigeração, para o radiador, transmissão e o sistema de ar-condicionado, funcionado em 6 fases.

Todas estas inovações devem contribuir para reduzir o consumo de combustível, apesar da potência ainda não ter sido divulgada o consumo médio estimado ficará entre 14 km/l, nada mau para um motor 1.6.

Continuando o conjunto mecânico é completado por um câmbio manual de seis marchas nas versões mais baratas ou automático tipo CVT nas principais versões, estes câmbios foram desenvolvidos pela própria Hyundai, a tração será sempre 4×2 dianteira.

hyundai venue

Clique na imagem para ampliar

O Venue virá para o Brasil ?

Por enquanto a Hyundai não fala nada a respeito da comercialização do Venue no Brasil, por hora o modelo tem produção confirmada para Ulsan, na Coréia do Sul, começando já no segundo semestre de 2019. No Brasil ele só seria viável caso fosse produzido por aqui, vindo como importado o Venue teria preço pouco competitivo. Lembrando que atualmente o HB20 nas suas versões mais caras chega até a casa dos R$ 70 mil, enquanto o Creta atualmente parte de R$ 79 mil. ou seja, há pouco espaço para o Venue no mercado, sabendo disso a Hyundai que já trabalha na nova geração do Creta, subirá o nível e o preço do Creta na nova geração, para assim abrir espaço para o Venue.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *