Jaguar C-X75 Concept – Incrível esportivo elétrico traz 788 cv e é movido a turbinas

jaguar c-x75 concept

Clique na imagem para ampliar

Continua logo após a publicidade...

C-X75, esse é nome da principal atrações da Jaguar no Salão de Paris, evento que começou nesta quinta-feira 30 de setembro, o superesportivo elétrico é uma bela homenagem ao aniversário de 75 anos da marca inglesa, ele é inovador em vários sentidos, traz design moderno e aerodinâmico, mas é sue conceito de motorização que chama mais atenção, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em somente 3.4 segundos, alcança os 300 km/h em 15.7 segundos, tendo velocidade máxima limitada aos 320 km/h. O mais interessante é como esta velocidade é obtida.

jaguar c-x75 concept

Por fora o conceito C X75 impressiona pela visual moderno, arrojado e aerodinâmico fruto de várias horas de trabalho no túnel de vento. Desenhado por Ian Callum, o design foi inspirado em alguns dos maiores mitos da Jaguar como C-Type lançado em 1950, D-Type e o XJ 13 que em 1966 disputou a tradicional 24 Horas de Le Mans. Também se destaca no exterior as rodas de liga leve aro 21 na dianteira em formato de turbina, turbinas que alias…

Continua logo após a publicidade...

jaguar c-x75 2011

O Jaguar C-X75 é um dos carros elétricos mais inovadores do mundo, também não é exagero dizer que se trata de um dos veículos mais modernos do planeta. Não só pelo design extremamente aerodinâmico, mas principalmente pelo seu motorização. Em cada roda há um propulsor elétrico, que desenvolve 195 CV de potência, junta a potência combinada atinge a impressionante marca de 780 CV, já torque atinge 160 kgfm (1600 NM/1180 lb ft). Com essa monstruosidade em cavalos, ele consegue ter uma aceleração incrivelmente rápida, a aceleração de 80 km/h a 144 km/h é feita em apenas 2.3 segundos. O mais impressionante é aceleração de 0 a 300 km/h, 15.7 segundos, isso mesmo 15.7 segundos, tempo que  carro populares levam para atingir os 100 km/h, neste quesito ele é mais rápido que o Bugatti Veyron e seus 1000 cv.

jaguar c-x75 concept

Clique na imagem para ampliar

Uma das curiosidades, é que estes quatro motores, são carregados por turbinas a gás, o carro traz duas micr0-turbinas que são alimentada por gás comprimido, ou gás natural e até mesmo a diesel, estas turbinas funcionam como alternadores, recarregando as baterias do motor elétrico, a Jaguar informa que estas micro-turbinas trabalham a incrível marca de 80 rpm. Ou seja não a curva de torque no motor, toda a potência é entregue em qualquer regime ou seja os 195 cv de cada um dos quatro motores, estão sempre pronto e cheio para despejar toda sua força. A Jaguar afirma que é a primeira vez que um carro usa este tipo de tecnologia.

Para segurar o bólido a Jaguar equipou o concept car com o mesmo sistema de freio, utilizado no XKR Bonneville, que no ano passado no famoso deserto de sal de Boneville em Utah nos EUA, atingiu a impressionante marca de 362 km/h e até hoje mantem o título de Jaguar mais rápido já construído em todos os tempo.

interior jaguar c-x75

Por dentro o C X75 também é um obra de arte. O carro é tão futurista que lembra uma nave espacial, há diversos materiais inéditos.

jaguar c-x75 2011

Durante menos de 110 km ele pode ser impulsionado apenas pelo motor elétrico, neste caso as emissões de poluentes na atmosfera são zero. Com as turbinas em funcionamento a autonomia sobe para a impressionante marca de 900 km, isso praticamente sem emitir poluentes, as emissões são de 28 gramas de C0² por km rodado, em torno sete vezes menos de um carro popular.

Um comentario

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *