Jaguar C-X75 – O rival que Ferrari, Porsche e McLaren nunca terão

jaguar c-x75

O Jaguar C-X75 deveria ganhar às ruas nesse ano e seria o modelo mais rápido da história da marca e o carro elétrico mais veloz do mundo, capaz de chegar aos 350 km/h, porém o projeto acabou sendo cancelado no final do ano passado devido ao alto custo, e a situação econômica complicada da Europa, para aumentar ainda a mais a decepção dos seus fãs, a Jaguar divulgou nessa semana uma galeria de fotos do bólido, que conta com 850 CV e foi apresentado como conceito em 2010 no Salão de Paris.

Continua logo após a publicidade...

jaguar c-x75 2014

Segundo a Jaguar – embora não seja produzido em série o C-X75 vai servir de inspiração para os futuros modelos da marca britânica, a tecnologia híbrida desenvolvida para o modelo por exemplo vai ser usado em uma versão ultra – anabolizado do coupé F-Type – o carro terá mais de 700 CV e poderá passar dos 320 km/h – segundo a revista Auto Express.

jaguar c-x75

Continua logo após a publicidade...

O hiper-carro britânico é impulsionado por motor 1.6L bi turbo de 390 CV – que funciona em conjunto com dois bloco elétrico alimentados por baterias de ion-lition, a potência combinada é de impressionantes 850 CV, porém ainda mais surreal é o desempenho anunciado para o C-X75 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos e velocidade máxima de 354 quilômetros por hora, além disso o carro pode ser impulsionado apenas pelos blocos elétricos, nesse modo a autonomia é de 64 km sem gastar uma gota de combustível.

jaguar c-x75 2014

A proposta da Jaguar não era nem um pouco ambiciosa – criar um dos carros mais velozes do planeta com consumo semelhante ao de um carro de 1000 cc, a ideia nunca tentada, e até que deu certo, o carro como vemos aqui chegou a se tornar realidade, as tecnologias nele empregadas são em sua maioria totalmente inéditas no mercado automotivo.

Também é impossível deixar de falar do visual arrebatador e arrojado do C-X75, ele foi inspirado no XJ13, um lendário protótipo de corrida da Jaguar, que disputou as 24 Horas de Le Mans e no XJ220. O bólido certamente impressiona bastante – repare no perfil baixo da carroceria uma herança dos esportivos clássicos da Jaguar da década de 50 e 60.

jaguar c-x75 2014

Os planos da marca eram de produzir ao todo 250 exemplares do C-X75 – porém cada uma custaria a bagatela de 1.000.000 de libras, cerca de 4 milhões de reais. A Jaguar chegou a produzir cinco unidades do exótico carro, duas delas serão vendidos à clientes da marca, o modelo das fotos é um desses exemplares.

jaguar c-x75 2014

Enfim é uma grande pena que o C-X75 tenha sido assassinado pela Jaguar, o bólido seria uma baita concorrente para máquinas como La Ferrari, McLaren P1, e Porsche 918, um dos carros mais fabulosos já produzido.

jaguar c-x75 2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *