Jeep Grand Cherokee SRT8 2012 – Conheça em detalhes

novo grand cherokee srt8 2012

Clique na imagem para ampliar – Alta resolução

Continua logo após a publicidade...

Lançado em 2006 com a missão de rivalizar com SUVs de alta performance como Porsche Cayenne Turbo, Land Rover Range Rover Supersport, Mercedes ML 63 AMG e BMX X6M, o Grand Cherokeek SRT8 nunca foi pário para os seus rivais europeus. Porém a Jeep pretende mudar isto com a nova geração do modelo que foi totalmente redesenhado e agora ficou mais veloz e luxuoso.

jeep grand cherokee srt8

Para fazer sucesso o Grand Cherokee SRT8, aposta na seguinte receita. Aliar um design extremamente marcante, com um interior refinado e muita esportividade, traduzida em um ótimo desempenho e dirigibilidade. Para completar um preço abaixo do que os seus concorrentes, a Jeep ainda não revelou quanto o SRT8, irá custar, porém certamente será menos do que um Porsche Cayenne ou BMW X6M.

Continua logo após a publicidade...

novo cherokee srt8

Visualmente o SRT8 se distingue do Grand Cherokee normal pelo seu visual mais imponente e agressivo. O utilitário esportivo recebeu uma nova grade, para choque dianteiro mais musculoso com entradas de ar maiores e equipado com chamativas luzes LEDs que se mantém acesas mesmo durante o dia, há ainda novas e exclusivas rodas de alumínio forjado cromadas de 20 polegadas, calçadas por pneus esportivos de baixo perfil P295/45ZR20 Pirelli PZero , enquanto na traseira o para-choque ficou mais encorpado e ostenta as enormes saídas dupla de escapamento com ponteiras de 4 polegadas (10 cm).

novo grand cherokee srt8

Equipado com a nova geração do lendário motor HEMI, o Grand Cherokee SRT8 2012 é simplesmente o Jeep mais potente já construído. O propulsor 6.4 L V8 desenvolve 465 CV de potência (45 cv a mais do que a antiga geração – porém ainda perde feio em potência para os SUVs europeus que já apresentam em torno dos 500 a 550 cv de força), mais impressionante ainda é o seu desempenho. Segundo a montadora são necessários apenas 4.8 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, já a velocidade máxima é limitada eletronicamente aos 250 km/h por questões de segurança. Este V8 pode ter até 4 de seus 8 cilindros desligados quando não é exigida toda a potência do motor, isto ajuda em muito a diminuir o consumo de combustível, que alias a Chrysler não revela, afirma apenas que o Cherokee SRT8 tem autonomia total de 720 km.

Como não estamos falando de um modelo coupê esportivo e sim de um SUV 4×4 que pesa mais de 2 toneladas, o poder de parar é muito importante, por isto o sistema de frenagem foi desenvolvido pela Brembo, e traz enormes discos ventilados nas quatro rodas (com medidas de 38 cm na dianteira e 35 cm na traseira) que permite ao SRT8 parar vindo de 96 km/h em apenas  35 metros.

grand cherokee srt8 2012

Ainda segundo a Chrysler o Cherokee SRT8 2012 faz o teste de 0 km/h-160 km/h-0 km/h em 16 segundos

O câmbio é automático de cinco velocidades, do tipo AutoStick que traz a opção de se realizar as trocas de marchas de forma manual, através de borboletas posicionadas atrás do volante,  ainda falando na parte mecânica outro recurso interessante é a suspensão ajustável, o conjunto pode se ajustar automaticamente analisando várias entradas como velocidade, piso em que se anda, peso do carro e etc, ou manualmente através de um botão no painel. No total há 5 modos: Auto, Sport, Tow (provem um condução mais segura próprio para quando o carro está carregado), Track (na qual se pode aproveitar toda a potência do carro), e Snow, (que ajusta o conjunto de suspensão e os controles eletrônicos do carro para se obter a melhor tração em condições de piso escorregadios).

interior grand cherokee srt8 2012

No interior do novo Cherokee SRT8 o destaque fica por conta do acabamento, mais ousado do que as demais versões, há detalhes em fibra de carbono no painel e nas portas, os bancos possuem revestimento especial em couro Nappa, os pedais e alguns componentes são em alumínio. Há ainda algumas mordomias, como bancos dianteiros com sistema de aquecimento e resfriamento, ajustes elétricos com memória  e um moderno sistema multi-mídia, com tela touch-screen, que integra entre outras funções comandar o respeitável sistema de som de 825 watts e 19 alto-falantes, e o rádio por satélite Sirius, com CD/DVD/Mp3/Bluetooth. Há ainda  controle climático com zonas independentes de temperatura e dezenas de equipamentos de segurança de última geração, como airbags frontais, laterais, do tipo cortina e dispositivos de segurança ativa.

novo grand cherokee srt8 2012

Ao todo são mais de 40 itens de segurança, entre airbags, câmeras, os freios Brembo e sistemas como o Adaptative Control Cruise (ACC), que através de sensores mantém uma distância segura do veículo que vai à frente. Há ainda o Electronic Stability Control (ESC), controle eletrônico de subidas (Hill-start Assist – HSA), e Tire-pressure monitoring (TPM)  e uma vasta sopa de letrinhas como BSM, ERM, EARS entre outros dispositivos.

novo jeep grand cherokee srt8 no brasil

Nos EUA o novo Grand Cherokee SRT8 chega as lojas no começo do segundo semestre, já no Brasil o lançamento desse SUV com temperamento de superesportivo deverá acontecer no final de 2011. Certamente ale será uma opção a ser considerado para aqueles que pretende comprar um SUV de luxo e gostam de esportividade.

jeep grand cherokee srt8

7 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *