kia proceed 2019

Kia apresenta o ProCeed uma interessante mistura de coupé com perua

Apresentada ao mundo no Salão de Paris em novembro de 2018, a Kia está começando a vender na Europa a perua/coupé ProCeed, ela é baseada no Ceed, modelo que já tem versões hatchback e perua, e que é vendido exclusivamente na Europa, rivalizando com modelos como VW Golf e Ford Focus.

kia proceed

Clique na imagem para ampliar

A Kia ProCeed é definida pela própria fabricante como uma perua shootingbrake, este termo tem origem no começo de 1900, quando os fazendeiros na Europa buscavam um carro mais comprido e com espaço na traseira para carregar suas armas e caças. Nos dias atuais as “shootingbrake”, são modelos mistos de coupê com perua.

kia proceed

Clique na imagem para ampliar

O estilo da KiaProceed agrada bastante, na dianteira ela traz o mesmo conjunto de faróis, grade, capô e para-choque já visto no hatch Kia Ceed GT, a versão esportiva do Ceed. Porém as semelhanças visuais com o hatch terminam ai, a perua tem teto mais baixo e curvo, com caimento bastante inclinado no vidro traseiro (64,2 graus de caimento). Ainda na traseira as lanternas são finas, tem efeito 3D e iluminação total por LED, lembrando um pouco os modelos atuais da Porsche, elas cortam a traseira do carro de um lado ao outro. Outro detalhe legal do estilo da ProCeed é o para-choque traseiro com visual esportivo, dotado de falsas saídas de ar nas laterais, difusor central em black piano e dupla saída de escapamento cromada, embutidas no para-choque. Para completar o visual esportivo o Proceed virá com rodas aro 17, ou aro 18 na versão GT.

kia proceed

Clique na imagem para ampliar

kia proceed porta malas

O porta malas da ProCeed é amplo tem 594 litros

Clique na imagem para ampliar

Dimensões…

Um dos destaques da ProCeed é seu espaço interno, a perua shootingbrake da Kia tem 4.605 metros de comprimento e entre-eixos de amplos 2.65 metros, a largura é de 1,80 metros, estas duas últimas medidas são as mesmas dos demais modelos da família Ceed. O espaço interno promete agradar, tanto no banco traseiro quanto no porta-malas que leva bons 594 litros. Uma das medidas que chama atenção é a altura baixa da Kia Proceed, ele tem apenas 1.42 metros de altura.

kia proceed

Clique na imagem para ampliar

Esportividade além do visual…

A Kia garante que a ProCeed não tem esportividade apenas no visual, ela também é mais legal e divertida de ser pilotada, a filial europeia da Kia desenvolveu um novo conjunto de suspensão dianteira exclusivamente para a ProCeed, com molas mais baixas e firmes, além de instalar barras anti-rolagem na suspensão traseira, a caixa de direção também foi melhorada está mais curta, o carro virá ainda com pneus de alta performance Michelin Pilot Sport 4. Segundo a Kia estas alterações deixam a perua mais rápida nas curvas, a montadora fala que a ProCeed faz curva muito mais veloz que muito hatchback com motor mais potente.

kia proceed

Clique na imagem para ampliar

Motor para todos os gostos e bolso, até 1.0 Turbo…

As diferentes opções de motores disponíveis chamam a atenção, o modelo partirá na versão de entrada com um bloco 1.0 turbo a gasolina com injeção direta de combustível, capaz de desenvolver 120 cv de potência e 17.2 kgfm de torque. Enquanto a versão principal terá um motor 1.4 T-GDI, turbo com injeção direta também a gasolina, capaz de entregar 140 cv de potência e 24.2 kgfm de torque. Ambos os motores virão equipados de fábrica com câmbio manual de seis marchas, enquanto a versão 1.4 Turbo poderá vir opcionalmente com um câmbio automático de sete velocidades e dupla embreagem.

kia proceed

Clique na imagem para ampliar

Versão diesel…

Como na Europa há ainda um grande mercado para carros diesel, a Kia também oferecerá uma versão da ProCeed movida a óleo diesel, um motor 1.6 CRDI que desenvolve 136 cv de potência e 28 kgfm de torque quando equipado com câmbio manual de seis marchas e 32 kgfm de torque com câmbio automático de sete velocidades.

kia proceed

Clique na imagem para ampliar

Interior bem acabado e bem equipado…

O interior tem o mesmo visual e acabamento do hatch Ceed GT, o painel apresenta bom acabamento, é feito com plásticos macios ao toque, além de revestimentos em Black Piano e couro, há ainda diversos detalhes em alumínio escovado, e os bancos podem ser esportivos, com a parte central forrado em veludo Alcantara.
Outro destaque da perua esportiva da Kia é sua lista de equipamentos, o modelo virá com sistema multi-mídia com tela de 7 ou 8 polegadas com estilo “floating” – que parecer flutuar no painel, ar-condicionado digital dual zone, volante com base reta e paddleshift acoplados para fazer as trocas de marchas de forma manual, display colorido no painel, sistema de som da marca JBL, para-brisa com aquecimento para ajudar na hora de usar o desembaçador principalmente na neve, sistema keyless com partida por botão, como opcional o comprador pode adquirir carregador wireless para smartphones e bancos dianteiros com aquecimento e ventilação, Além de banco traseiro tripartido e uma espécie de base móvel para o porta malas com trilhos para impedir que as cargas fiquem soltas.

kia proceed interior banco traseiro

O espaço no banco traseiro também promete agradar, graças ao entre-eixos de 2.65 metros

Clique na imagem para ampliar

O pacote de segurança de série também é interessante, o modelo terá 6 airbags, faróis de LED com farol alto inteligente com ajuste automático, alerta de atenção do motorista, auxilio para manter o carro dentro da faixa de rolagem, alerta de colisão dianteira que caso detecte uma colisão é capaz de frear o carro de forma automática. Além dos já conhecidos controles de estabilidade e de tração.

Opcionalmente em termos de segurança, o ProCeed pode vir com piloto automático inteligente com função Stop/Go, monitoramento de pontos cegos, alerta de trafego cruzado na traseira, park assist, reconhecimento de pedestres e o Lane Following Assist, que segue o carro da frente na cidade ou na estrada, mantendo de forma automática o carro dentro da faixa de rolagem, e uma distância segura do veículo à frente.

kia proceed

Clique na imagem para ampliar

Vem para o Brasil?

Não. Infelizmente o Kia ProCeed não será vendido no Brasil, o modelo por enquanto será exclusivamente para a Europa.

Deixe um comentario ou opiniao

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *