kia telluride 2020

Kia revela nos EUA o Telluride, seu mais novo e maior SUV com 8 lugares

A Kia levou para o Salão de Detroit o inédito SUV Telluride, com visual moderno e imponente o carro chega para o ser o novo crossover top de linha da marca, posto que até então era ocupada pelo Mohave. Com preço nos EUA na faixa dos US$ 35,000 (R$ 130 mil) ele chega às ruas da América em 19 de maio.

kia telluride 2020

O Kia Telluride é uma espécie de Novo Mohave, ele chega às ruas dos EUA em maio

novo kia mohave 2020

Clique na imagem para ampliar

O SUV “three-row” é capaz de acomodar até oito passageiros, a Kia não revelou as dimensões do carro, porém ele é ligeiramente maior do que o Sorento, que leva até sete passageiros. Visualmente o Telluride é bem atraente e imponente, seguindo o que parece ser uma tendência entre os SUVs, o Kia aposta em um estilo quadradão com contornos retos na carroceria, ou seja, é um SUV old-school com linhas inspiradas nos primeiros  modelos deste tipo vendidos nos EUA.

kia Telluride concept

Acima o Telluride conceito mostrado em 2016 em serviu de base para o novo SUV

Vale lembrar que ele foi mostrado como conceito em Detroit em 2016 (foto acima), a versão de produção tem estilo bem próximo ao carro conceito, a carroceria é cheia de detalhes cromados e tecnológicos como os faróis e lanternas do tipo Full-LED, porém, no modelo de produção ficaram de fora as portas em estilo suicida presente na versão conceitual. Lembrando que o Telluride compartilha a mesma plataforma do Hyundai Palisade e assim como o Hyundai será produzido em solo Americano, mais precisamente na Georgia, ambos fazem parte de uma nova levada de SUV coreanos idealizados principalmente para agradar ao consumidor dos EUA.

kia telluride 2020

A carroceria do SUV top de linha da Kia tem estilo tradicional americano, chega a lembrar um pouco carros como Cadillac Escalade e GMC Yukon

Já internamente ele não é tão original, o painel traz um ar de BMW com Mercedes. A cabine do Kia Telluride é bastante luxuosa, os bancos são forrados com couro Nappa, além de apliques em aço, alumínio e madeira fosca, entre os equipamentos de série estão itens como sistema de áudio Harman Kardon de 630 watts e 10 alto-falantes, 7 airbags, teto solar panorâmico, carregador wireless para smartphones, seis tomadas USB e central multimídia com tela de 10.3 polegadas.

kia telluride 2020 interior painel

Acima o interior do Kia Telluride, é bem acabado, porém falta um pouco de originalidade

O Kia mais tecnológico já feito…

O Telluride será o Kia mais tecnologicamente avançado em termos de segurança, entre equipamentos de série e opcionais o carro virá com monitoramento da pressão dos pneus, auxilio para subidas e descidas, monitoramento de pontos cegos, piloto automático adaptativo inteligente com função Stop&Go, capaz de seguir o carro da frente no transito e na estrada acelerando e freando de forma automática o Kia, sendo capaz inclusive de ler placas e sinais de transito, alerta de colisão dianteira e traseira, farol alto com ajuste automático, auxilio para manter dentro carro na faixa de rolagem e para fazer mudanças de faixa, entre outros recursos.

kia telluride 2020 interior banco traseiro

Ele tem espaço para oito na configuração 2+3+2, porém de forma opcional poderá vir com sete lugares com dois bancos individuais reclináveis na fileira do meio 2+2+2

Quem viaja nos bancos traseiros ainda contam com ajustes elétricos para os bancos com opção de reclinar, inclusive para a terceira fileira, console do ar-condicionado com ajustes próprio para os bancos traseiros com saídas de ar no teto, e opção de equipar os bancos traseiros com sistema de aquecimento e ventilação.

kia telluride 2020

Acima uma interessante comparação entre o interior do novo Kia Telluride com o interior do BMW Série 5, note que realmente há uma certa semelhança

Motor V6 com 290 cv…

Sob o capô o novo Kia Talluride usará um motor 3.8L V6 que envia 291 CV de potência e 26.2 kgfm de torque para as quatro rodas através de um caixa automática de oito velocidades. O torque varia de acordo com o modo de condução, sendo de 65% diant/35 % tras no modo esportivo e 100% para as rodas dianteira no modo Smart visando economizar gasolina. Como opcional será oferecido uma configuração com 7 lugares com a segunda fileira com bancos individuais (foto abaixo).

kia telluride 2020

Clique na imagem para ampliar

Visando se obter melhor conforto possível independente do tipo de piso, a Kia equipou o Talluride com suspensão independente nas quatro rodas, enquanto as versões mais caras virão de série com suspensão traseiro auto-nivelante, que ajusta a sua altura de forma automática dependendo da carga do veículo, para melhorar o controle e estabilidade.

Há ainda quatro modos de condução Smart, ECO, Sport e Comfort e dois modos de tração disponíveis: Neve e AWD reduzida.

Infelizmente o Kia Telluride deve passar longe do mercado brasileiro, se o preço permitisse ele seria um boa opção para que busca algo diferenciado no mercado de SUVs de luxo. Nos EUA a lista de rivais inclui carros variados como Cadillac XT6, Honda Pilot, Toyota Highlander, VW Atlas e Ford Explorer.

Deixe um comentario ou opiniao

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *