novo kia soul 2020

Kia revela o Soul 2020 – A terceira geração traz tudo novo e design bastante ousado

A Kia aproveita a edição 2018 do Salão de Los Angeles nos EUA, para lançar a terceira geração do Soul, o modelo com design diferenciado que fez bastante sucesso em sua primeira geração lançada em 2008, não agradou tanto em sua segunda lançada em 2012, chega agora em 2019 a sua terceira geração, trazendo tudo novo e apostando em um design ainda mais ousado e polêmico.

kia soul 2020

Clique na imagem para ampliar

De volta ao design para chamar atenção…

Quando foi lançado em 2008, o Kia Soul logo chamou atenção e se tornou um sucesso em vendas, principalmente pelo seu design diferente e ousado, tanto é que ele foi apelidado de “carro design”, era difícil saber qual categoria ele se enquadrava, era um misto de SUV com hatch e minivan. Enquanto que na segunda geração de 2012 a Kia optou por deixar o Kia Soul mais comportado e menos chamativo, porém neste novo modelo 2020, a Kia reprojetou o carro para novamente quebrar barreiras, seu estilo é bastante ousado, do tipo que não da pra ficar indiferente, ou ame ou odeie.

kia soul 2020

Clique na imagem para ampliar

Design…

Desde o para-choque dianteiro ao traseiro, tudo é novo no Kia Soul 2020, sem dúvidas o que mais chama atenção no novo design é a dianteira, assim como outros modelos como Fiat Toro e Citroën C4 Cactus, o novo Kia Soul traz faróis em dois grupos distintos, mais acima, interligados com a grade, ficam os faróis diurnos e o farol baixo – dependo da versão ambos são de LED, tendo um desenho bastante agressivo, e mais abaixo no para-choque ficam os faróis principais, e os faróis de neblina.

kia soul 2020

Nesta nova geração o Kia Soul deixou para trás aquele estilo simpático que agradava principalmente ao público feminino, para assumir um perfil mais agressivo e mau, no para-choque dianteiro há uma enorme abertura de ar em formato de boca de tubarão.

O Soul ainda mantêm o tradicional desenho de caixa, com formato quadrado da carroceria, as janelas laterais estão maiores e com desenho mais moderno, há uma terceira janela na coluna “C” e um prolongamento em preto, feito para dar a impressão que o teto está flutuando.

kia soul 2020

Na traseira do novo Kia Soul 2020, o que chama a atenção são as lanternas, elas ficaram enormes e bastante chamativas, o conjunto de luzes é composto por uma faixa que parte da tampa do porta malas, sobe pela coluna traseira, passa pelo teto e volta a descer até a tampa do porta malas contornando praticamente todo o vidro traseiro, um conjunto bastante diferente, há ainda efeito 3D nas lanternas que se projetam para fora, e as luzes são de LED.

Pela primeira vez o Kia Soul terá diferentes carrocerias, ou seja, a Kia agora oferecerá o modelo com visual variando de acordo com a versão, como a configuração esportiva GT Line – modelo em vermelho nas fotos, a aventureira X-Line – modelo verde nas foto e a versão elétrica EV modelo amarelo nas fotos.

Novas dimensões, o maior Kia Soul já feito…

Assim como na geração passada o Kia Soul 2020 cresceu no comprimento, são 5.6 cm a mais, tendo agora 4.19 metros, enquanto a distância entre eixos foi ampliada em 3 cm, tendo agora 2.60 m, a altura e a largura permaneceram as mesmas, 1,60 m e 1,80 m, respectivamente.

As novas medidas do Kia Soul, resultaram no aumento do espaço interno, tanto no banco dianteiro, quanto no traseiro, além de proporcionar maior espaço no porta malas, tendo agora ótimos 673 litros de espaço até o teto, um aumento de 140 litros.

kia soul 2020

Clique na imagem para ampliar

 

Interior minimalista e bastante estiloso…

Assim como por fora, o interior do Kia Soul também foi completamente reformulado, está mais chamativo e interessante, o painel tem um visual bastante peculiar, com destaque para a porção central, aonde nas versões mais caras virá instalada uma larga tela multi-mídia com nada menos do que 10,25 polegadas, o painel de instrumentos agora tem uma display digital de alta resolução, e há ainda Head Up display, que projeta informações no para-brisa logo acima do volante.

kia soul 2020 interior painel

A cabine do novo Kia Soul 2020 está mais refinada e tecnológica, sistema multi-mídia

Clique na imagem para ampliar

A qualidade do acabamento também evoluiu, os plásticos usados nos revestimentos são de melhor qualidade, o Kia Soul não está luxuoso, mas aparenta melhor qualidade na cabine, note na foto abaixo o desenho das forrações das portas com detalhes em alumínio com superfície em 3D e iluminação por LED com cor configurável em 6 opções de cores. A Kia ainda afirma ter melhorado o isolamento acústico no interior do carro.

kia soul 2020

Os detalhes em vermelho acima, são de LED e podem ser configurados em seis cores ao gosto do motorista

Nesta nova geração, o Kia Soul 2020 também ficou mais equipado e tecnológico, o modelo passa a vir com recursos como teto solar, head up display de 8 polegadas capaz de projetar informações no para-brisa, ar-condicionado digital dual zone, com duas zonas independentes de temperatura, sistema keyless com partida por botão, além de opcionais como sistema de som da marca Harman Kardon com 10 alto falantes e subwoofer, outra novidade opcional é o sistema de carregamento sem fio para celulares.

kia soul 2020

Não menos importante o Kia Soul ganhou como opcional o pacote de segurança ativa “Kia Drive Wise”, com alerta de colisão dianteira com detecção de pedestres, auxilio para mudança de faixa e para manter o carro dentro da faixa de rolagem, alerta de atenção do motorista, monitoramento de pontos cegos com alerta de colisão, monitoramento de trafego cruzado na traseira, farol alto inteligente com ajuste automático e piloto automático inteligente, que mantem uma distância segura do veículo à frente.

kia soul 2020 interior banco traseiro

O espaço interno no banco traseiro aumentou nesta nova geração do Soul

kia soul 2020

Clique na imagem para ampliar

Motor e câmbio também totalmente novos…

Quando chegar as lojas – pelo menos nos Estados Unidos, o Kia Soul terá duas opções de motorização, grande parte das versões virão equipadas com um bloco 2.0, aspirado, a gasolina, capaz de desenvolver 147 cv de potência e 18,2 kgfm de torque, equipado com câmbio manual de seis marchas ou automático do tipo variável inteligente IVT (uma versão da transmissão automática CVT construída pela própria Kia).

Enquanto as versões mais caras do novo Kia Soul 2020, poderão vir com o potente e esperto motor 1.6 turbo, quatro cilindros, a gasolina, com injeção direta GDI, que é capaz de entregar 201 cv de potência e 26 kgfm de torque, este bloco virá exclusivamente com câmbio automático de 7 velocidades e dupla embreagem.

Ainda na parte mecânica, os engenheiros da Kia refizeram o projeto da suspensão, visando melhorar a dirigibilidade e o conforto ao rodar, além de diminuir os ruídos e vibrações.

kia soul EV 2020

O Kia Soul na inédita versão elétrica é recarregado na tomada e pode rodar mais de 320 km com uma carga

 

Kia Soul EV elétrico…

Ainda em 2019 a Kia deve lança uma versão totalmente elétrica do novo Soul, equipado com um potente motor elétrico de 201 cv e 40 kgfm de torque, alimentado por um pack de 64 kwh de baterias de polímero de lítio, refrigeradas a líquido, o Kia Soul elétrico poderá rodar por mais de 320 km, com uma carga completa das baterias.

Versões:

No mercado americano, o principal do Kia Soul, o modelo 2020 virá disponível em nada menos do que seis versões: LX, S, a aventureira X-Line, a esportiva GT Line, EX e EX Designer Collection. Sendo que as versões X Line, GT Line e EX Designer, virão com recursos como rodas de liga leve aro 18, teto pintado em dois tons com detalhe em preto, faróis de neblina e faróis e lanternas em LED.

kia soul 2020

Clique na imagem para ampliar

Versão X-Line…

O Kia Soul X Line (foto acima), tem uma vocação mais aventureira, ele traz para-choques com estilo próprio mais parrudo, com apliques em plástico sem pintura e na cor prata, além de suspensão elevada, rack no teto, apliques em plástico nas caixas de rodas, enquanto por dentro o acabamento traz alguns detalhes off-road.

kia soul 2020

Clique na imagem para ampliar

Versão GT-Line…

Outra novidade do novo Kia Soul 2020, é a versão de visual esportivo GT-Line, a mais bonita da linha, ela conta com para-choque com acabamento esportivos, saias laterais, rodas aro 18 com pneus esportivos 235/45, faróis principais também em LED, retrovisores e outros detalhes na carroceria em Black Piano, acabamento interno com detalhes em couro com costuras vermelhas.

Opcionalmente o Soul GT Line pode vir com suspensão esportiva, mais baixa, freios com discos maiores e sistema de escapamento com ponteira dupla central no para-choque traseiro, além do motor 1.6 turbo de 201 cv.

Preços…

A Kia não revelou os preços do novo Soul, porém tudo indica que ele ficará mais caro que a geração anterior, a montadora promete divulgar os valores em uma data mais próxima do carro chegar nas revendas, a previsão é que o novo Soul estreie no mercado norte-americano no primeiro semestre de 2019.

kia soul 2020

Clique na imagem para ampliar

No Brasil…

Como a geração atual do Kia Soul, lançada por aqui em 2014 não fez muito sucesso no Brasil em comparação com a primeira, a vinda da terceira geração ainda é incerta, podemos imaginar dois cenários possíveis, a Kia terá pressa para trazer o novo Soul para cá, para rivalizar entre os SUVs compactos na faixa dos R$ 90 mil e importará o carro já em 2019, ou simplesmente deixará de vender o Soul no Brasil por falta de demanda e um preço competitivo.

Atualmente já como linha 2018/2019 o Kia Soul é vendido no Brasil em versão única, U.265, com preço de R$ 89.990, equipado com motor 1.6 flex de 126 cv e câmbio automático de 6 marchas.