Lada Samara sai de linha na Rússia após 30 anos

lada samara

Um mito da indústria automotiva russa, o Lada Samara, deixou de ser produzido esta semana, lançado por lá em 1984, o Lada Samara foi considerado como um divisor de águas para os automóveis da Rússia, principalmente pela sua modernidade, praticidade, valentia e um preço acessível a todos os camaradas russos e também por permitir a Lada chegar as novos mercados, como por exemplo no Brasil.

Continua logo após a publicidade...

lada samara 1991

O Lada Samara, também conhecido como Sputnick, Forma, Sagona e por números como Lada 113, passou por poucas atualizações em seus 30 anos de vida, apenas retoques como uma nova dianteira, ganhando novos faróis, para-choques e lanternas traseiras.

lada samara 2013

Continua logo após a publicidade...

A última unidade do Samara saiu da linha de montagem no dia 24 de dezembro, e contava com motor 1.6 8v a gasolina com 83 cv de potência, este motor e unido com uma carroceira leve, permitira ao Samara ter consumo médio de 13.9 km/l.

lada samara 2013

No Brasil o Lada Samara teve vida curta, assim como as atividades da marca russa por aqui. Ele chegou em 1990 com a abertura do mercado brasileiro para carros importados, além do Samara a Lada trouxe na mesma leva o sedan Laika, o Laika Station Wagon e o utilitário 4×4 Lada Niva. Os carros eram duráveis e com manutenção simples, pelo menos é que prometia na teoria na pratica era um pouco diferente. Porém seu design pouco atrativo, e a mecânica já ultrapassada frente as inovações da concorrência no começo da década de 1990, deixaram os “Ladas” de lado nas lojas, e a fabricante russa encerrou suas atividades no Brasil em 1995, devido ao baixo volume de vendas.

Por aqui o Samara chegou com um motor 1.5 carburado, capaz de desenvolver 71 cv, mais tarde também foi disponibilizado no mercado uma versão 1.3 com 67 cv e 1.1 com 56 cv.

lada samara 2000

Na Rússia o Lada Samara foi um dos carros mais vendidos da história do país, ele agora será substituído em parte pelo sedan Granta, um modelo bastante moderno.

lada samara interior

lada samara sedan

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *