Latin NCAP – Falta de segurança dos carros nacionais é comprovada em crashtests

vw gol crashtest latin ncap

Quase todos sabem da defasagem de grande parte dos carros vendidos no Brasil, principalmente com relação a segurança se comparado aos modelos da Europa e Estados Unidos. Pois isto foi comprovado nos primeiros testes do Latin NCAP, projeto que foi lançado hoje (18 de outubro) em São Paulo e testará e classificará a segurança dos veículos vendidos no Brasil e América Latina em uma escala em nível mundial que vai de 0 a 5 estrelas, sendo que quanto mais estrelas tiver mais seguro é o carro.

Continua logo após a publicidade...

Acima o vídeo do VW Gol 1.6 sem airbags

Vídeos postados por Proteste (www.proteste.org.br/automoveis/latin-ncap)

Continua logo após a publicidade...

Para marcar o lançamento do programa Latin NCAP no Brasil, que por aqui contará com o apoio da Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor ), foram realizados na Alemanha testes de impactos frontais a 64 km/h (chamados de crashtest) com seis modelos vendidos no Brasil e América Latina, seguindo a risca o padrão do Euro NCAP, tendo como finalidade analisar a segurança para os passageiros do banco da frente e de duas criança do banco traseiro. O resultado foi quase assustador. Os modelos escolhidos para este primeiro teste foram: Toyota Corolla XEi, Chevrolet Meriva GL, VW Gol 1.6 Trend, Fiat Palio ELX 1.4.

Acima o vídeo do crashtest do Fiat Palio sem airbag

Os carros populares que são os veículos mais vendidos no Brasil decepcionaram no teste de segurança, recebendo apenas 1 estrela, são eles VW Gol, Fiat Palio e Peugeot 207. Todos foram classificados como tendo um alto risco de morte do condutor devido ao dano causado pelo volante a cabeça – no caso da versão sem airbags. A estrutura fraca do assoalho que pode ser romper, o painel que pode vir a ferir e a posição pouco segura dos pedais também apresentam risco aos ocupantes, isto nestes três modelos tanto na versão equipadas com airbag quanto sem o equipamento.

Já levando em conta a segurança os passageiros do banco traseiro, neste caso duas crianças, estes três modelos Gol, Palio e Peugeot receberam 2 estrelas, classificação também abaixo do padrão mundial.

Vídeo crashtest Geely CK

O Latin NCAP ainda levou para o teste um modelo japonês o Geely CK 1.3, o sedan compacto que ainda não é vendido no Brasil mas é comercializado no Chile e Uruguai foi reprovado com louvor, sendo considerado o pior no teste não recebeu nenhuma estrela.

Acima o vídeo com o crashtest do Toyota Corolla no Latin NCAP

Já em um patamar superior o Toyota Corolla foi o melhor do teste, recebendo 4 estrelas, algo bem acima da média, considerado razoável a nível mundial, porém para o teste para a segurança dos ocupantes do banco traseiro, em especial com uma criança com três anos de idade que foi simulada nos testes, o sedan japonês decepcionou recendo apenas 1 estrela segundo o Latin NCAP, o boneco da criança bateu a cabeça contra o banco dianteiro.

Acima o vídeo da Chevrolet Meriva no crashtest do Latin NCAP

No meio termo dos teste a Chevrolet Meriva recebeu 3 estrelas para adultos e 2 para os passageiro do banco traseiro, o carro da Chevrolet usado nos testes conta com airbags, ele não foi bem mas também não foi tão ruim quanto os populares, o detalhe mais grave avaliado neste modelo foi que durante o impacto o porta-malas abriu o que pode em caso de acidente permitir que algum passageiro voe para fora do carro. A estrutura do painel também não foi aprovada, causando risco nos passageiros.

Acima o vídeo do Peugeot 207 com airbag

Testes com os populares com airbags

A pedido das montadoras o Latin NCAP também realizou testes com as versões do VW Gol, Fiat Palio e Peugeot 207 equipadas com airbags, o resultado foi um pouco melhor mas nada animador. Dotado de airbags o VW Gol obteve 3 estrelas no teste, o Fiat Palio também levou três estrelas na versão com airbags, enquanto o Peugeot 207 com airbags recebeu apenas 2 estrelas. Mesmo assim o Latin NCAP resalta que mesmo equipados com airbag os modelos ainda não são considerados seguros.

O Latin NCAP analisa os resultados…

Com os resultados obtidos nestes primeiros testes, Jean Marie Mortier o coordenador do Latin NCAP afirma: “Concluímos que os carros populares têm nível baixo de segurança. É preciso investir em publicidade sobre a importância do uso de cadeirinhas para crianças, airbags, freios ABS, controle de estabilidade. Com escala de produção, os custos destes itens vão cair. Além disso, com carros mais seguros a indústria local pode impulsionar as exportações”.

Vale lembrar que a lei que obriga as montadoras a vender no Brasil carros equipados com airbags e freios ABS só entrará em vigor a partir de 2014. Uma novidade é que testes de impactos completos, serão obrigatórios no Brasil a partir de 2012 para homologar os veículos que poderão  ser vendidos.

O Latin NCAP deve em breve realizar novos testes com os carros vendidos na América Latina.

Confira abaixo o resultados dos testes do Latin NCAP:

Toyota Corolla XEI

Com airbags: 4 estrelas (adultos), 1 estrelas (criança)

Chevrolet Meriva GL Plus

(Com airbags): 3 estrelas (adultos) e 2 estrelas (crianças)

Fiat Palio ELX 1.4

(Sem airbags) 1 estrela (adulto) e 2 (crianças)

(com airbags) 3 estrelas (adulto) e 2 estrelas (crianças)

Volkswagen Gol Trend 1.6

Sem airbags: 1 estrela (adultos) 2 estrelas (crianças)

Com airbags: 3 estrelas (adulto), e 2 estrelas (crianças)

Peugeot 207

Sem airbags: 1 estrela (adultos) 2 estrelas (crianças)

Com airbags: 2 estrelas (adulto), e 2 estrelas (crianças)

Geely CK 1 1.3 (sem airbags) 0 estrela (adultos) e 2 estrelas (crianças)

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *