mclaren p1 gtr senna

McLaren apresenta P1 GTR único em homenagem a Senna com as cores icônicas da McLaren de 1988

Para marcar o aniversário de 30 anos do primeiro título do piloto brasileiro Ayton Senna na Fórmula 1, a divisão de operações especiais da McLaren (MSO) em parceria com um cliente especial, construiu este P1 GTR em homenagem ao brasileiro que conseguiu seus três títulos na F1 a bordo de carros da equipe McLaren. O P1 GTR Senna tem como destaque a icônica pintura branca e vermelha, do patrocinador Marlboro que estampava os carros de Senna em seus títulos na F1.

mclaren p1 gtr senna

Clique na imagem para ampliar

O McLaren P1 GTR Senna é um exemplar único encomendado por um colecionador da McLaren, que foi inspirado pela história de Ayrton Senna, e queria de alguma forma homenagear o piloto brasileiro, a divisão de projetos especiais da McLaren “MSO”, abraçou a ideia e começou a trabalhar no desenvolvimento do carro, que além da pintura especial traz diversas outras mudanças exclusivas, tanto na aerodinâmica, interior e mecânica.

mclaren p1 gtr senna

Clique na imagem para ampliar

Foram quase três anos do projeto a construção do carro, que foi feito totalmente a mão de forma artesanal, há vários detalhes peculiares construídos exclusivamente para o P1 GTR Senna como protetor térmico do motor feito em ouro 24 quilates, o vidro da tampa traseira do motor é feita em Lexan, uma especie de policarbonato aéreo especial, a tampa do motor também foi reprojetada dando um visual exclusivo a traseira do P1 GTR.

O conjunto de motores – lembrando que o P1 é um carro híbrido, ou seja, tem dois motores, um a combustão a gasolina e um bloco elétrico, foi retrabalhado, apesar de não ter sua potência revelada ele é mais potente que o P1 GTR normal, ou seja, seguramente este McLaren tem mais de 1000 cv de força.

mclaren p1 gtr senna

Clique na imagem para ampliar

A própria família de Ayrton Senna deu a benção para que o nome do piloto brasileiro fosse usado no carro, e segundo a McLaren o P1 GTR Senna é digno de ostentar o nome Senna. O modelo foi batizado pelo dono de “Beco”, apelido carinhoso pelo qual a família chamava Senna na infância na época do kart.

mclaren p1 gtr senna

Clique na imagem para ampliar

Chassi e aerodinâmica reprojetados…

O chassi e a carroceria do P1 GTR Senna tem soluções próprias para melhorar a aerodinâmica, a dianteira e a traseira tem desenho diferenciado, com spoilers maiores e entradas de ar modificadas para direcionar o ar para as laterais do carro e para a traseira, o aerofólio também é exclusivo para o modelo, a peça é muito maior que o original usada pelo P1 GTR, foi inspirado na asa do McLaren F1 MP4/4 de 1988 conduzido por Senna. Ainda de acordo com a McLaren graças as novas soluções aerodinâmicas o P1 GTR Senna tem muito mais downforce, gerando até 800 kg de pressão, ou seja, o carro independente da velocidade ou curva permanece grudado no chão.

mclaren p1 gtr senna

Clique na imagem para ampliar

mclaren p1 gtr senna

Clique na imagem para ampliar

Interior exclusivo também inspirado no F1 de Senna…

Do lado de dentro do Mclaren P1 GTR Senna, ou como é chamado carinhosamente pelo dono “Beco”, tem várias particularidades como volante multi-funcional com acabamento em Alcantara, o estilo do volante e suas costuras são inspiradas no volante do Fórmula 1 MP4/4 de 1988.

Os bancos também são especiais, tem desenho inspirado nos bancos dos carros de Fórmula 1, com base e encosto em uma peça só em fibra de carbono, eles foram desenvolvidos exclusivamente para o P1 GTR Senna, são forrados em Alcantara e possuem o logo “Senna” bordado nos encostos de cabeça, além do visual diferente estes bancos ajudam a manter o peso do carro baixo, já que são bem mais finos e leves do que os bancos tradicionais.

mclaren p1 gtr senna

Para completar, o interior do McLaren P1 GTR Senna possui detalhes em vermelho pintados a mão no painel e nas portas, além da assinatura de Senna no chassi na região das portas, com algumas frases dita pelo piloto, e que mostravam sua personalidade vencedora: “Eu não desejo terminar em segundo ou terceiro…”, “Eu sou projetado para vencer”.

mclaren p1 gtr senna

Clique na imagem para ampliar

Pintura Marlboro…

A marca de cigarros Marlboro com a famosa pintura vermelha e branca foi patrocinadora da equipe McLaren na F1 durante 20 anos, a marca patrocinou os carros de Ayrton Senna em seu três títulos mundiais 1988, 1990 e 1991, ou seja, é impossível olhar o esquema da pintura e não lembrar da vitoriosa McLaren pilotada por Senna na Fórmula 1. A pintura do GTR P1 ainda traz detalhes interessantes como o número 12 da McLaren MP4/4 de 1988, a bandeira do Brasil e o logo da marca Senna nas laterais com a frase Driven to Perfection “Dirigido a perfeição”, há ainda um brasão estampado na janela que faz referência aos 30 anos do primeiro título de Ayrton na F1.

Este exemplar do P1 GTR será único, seu preço não foi divulgado, nem o nome do felizardo dono do carro.