McLaren X-1 Concept – Modelo exclusivo feito para um milionário mescla linhas futuristas e retrô

mclaren x-1

Na próxima semana acontece nos EUA, o tradicional Concurso de Design de Pebble Beach, considerada a maior exposição de carros clássicos do planeta, ela também é uma das reuniões de milionários americanos, de olho nesses afortunadas, a McLaren resolveu marcar presença no evento. Uma das atrações da construtora inglesa é o ultra exótico McLaren X-1, com produção limitada a um único exemplar, o modelo foi desenhado especialmente para um multimilionário, colecionador de carros.

Continua logo após a publicidade...

mclaren x1

Baseado no MP4-12C, (o superesportivo de rua da McLaren) este modelo especial começou a ser desenvolvido há três anos, o carro começou a ser criado antes mesmo do MP4 12-C ter sido lançado em 2010. O carro foi desenvolvido pelo McLaren Special Operations (MSO), os chefes de desenho se reunirão com o cliente, e ouviram o que ele queria, um carro esportivo, com desenho retrô, inspirado nos antigos esportivos da década de 1950 e 1960, um desses detalhes podem ser visto na traseira do carro, ele traz roda coberta e grandes tomadas de ar, há muita fibra de carbono nas carroceria do modelo.

mclaren x1 concept interior

Continua logo após a publicidade...

Segundo a Mclaren os seguintes modelos serviram de inspiração: Facel Vega 1961 , Chrysler D’Elegance Ghia 1953 , Buick Electra 1959, Mercedes-Benz 540K de 1939 e o  Citroën SM de 1971. Só para se escupir e tornar real as linhas do carro foram necessários 18 meses.

Após ser produzido o X1 Concept, rodou ainda 625 milhas (1005 km) em testes reais, e mais alguns testes aerodinâmicos em laboratório.

A montadora inglesa não divulgou dados de desempenho do X1 Concept, se limitou apenas a dizer que o carro pesa aproximadamente 1400kg, e muitos dos componentes mecânicos, como o motor V8 bi-turbo de 625 cv, são o mesmo usado no MP4 12c.

mclaren x1 concept

A McLaren não revelou o preço do X1, porém o valor da encomenda especial é estimado em alguns milhões de dólares, se bem que dinheiro deve ser a última preocupação do dono do X-1. Segundo a McLaren, o afortunado que não teve o seu nome divulgado, também é dono de um McLaren 12C, um Mercedes SLR McLaren e um McLaren F1.

mclaren x1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *