nissan leaf

Nissan confirma que produzirá o elétrico Leaf no Brasil em 2017

nissan leaf 2016

Com os incentivos do governo cortando os impostos dos modelos elétricos no Brasil, o país passa a se tornar atrativo para este tipo de veículo, tanto é que a Nissan anunciou nesta sexta-feira 6 de novembro, que além de importar oficialmente o Leaf do Japão já para 2016, também produzirá a partir de 2017 o modelo totalmente elétrico no Brasil, mais precisamente na fábrica de Rezende no Rio de Janeiro.

Continua logo após a publicidade...

nissan leaf 2016

O Leaf …

Desde o ano passado (2014) a Nissan trouxe algumas unidades do Leaf para o Brasil, porém elas foram destinadas em caráter especial para frotistas e taxistas como na cidade de São Paulo, ou seja, o carro não foi vendido para o público em geral.

Continua logo após a publicidade...

O Leaf é um dos primeiros carros de produção em série no mundo a contar com motorização totalmente elétrica, lançado em 2010 ele é impulsionado por um motor elétrico alimentado por baterias de íons de lítio com potência de 24 kwh, que desenvolve em torno de 110 cv de potência e torque instantâneo de 28.6 kgfm.

nissan leaf

Dados de fabrica afirmam que o Nissan Leaf vai de 0 a 100km/h em apenas 11.9 segundos e pode alcançar os 145 km/h de velocidade máxima.

Se por um lado o Leaf não bebe uma gota de gasolina, por outro o carro elétrico tem autonomia ainda relativamente curta, até o modelo 2015 ele pode rodar com uma carga por até 170 km, após isso o proprietário tem de plugar o carro em uma tomada 220v para recarregar as baterias, a carga completa toma 8 horas.

Porém para o modelo 2016 – que chega em breve, e que será fabricado no Brasil, a autonomia foi quase dobrada, graças a novas baterias de ultima geração e uma capacidade maior de armazenamento de energia e maior potência 30KWH, a autonomia total do Nissan Leaf passou de 150 para 270 quilômetros.

novo nissan leaf 2016


A produção nacional do Leaf…

João Veloso Jr, diretor de comunicação da Nissan no Brasil, afirma que o Leaf será trazido importado do Japão já no começo de 2016, e produzido a partir de 2017 em Rezende, RJ em regime CKD, onde as peças virão prontas do Japão e o carro será montado por aqui, a previsão da montadora é que até 2020 o Leaf possa ser nacionalizado por completo, ou seja, as peças do modelo também serão produzidas no Brasil.

nissan leaf 2016

De início a Nissan espera testar o mercado para saber qual será a receptividade do Leaf com vendas abertas ao publico, por isso a montadora ainda estuda possibilidades para falar qual será o preço final do Leaf no Brasil, certo é que com os descontos concedidos pelo governo o preço do modelo deve cair até 30% do esperado, e o governo pode aprovar ainda mais uma lei (o projeto de Lei 174), que diminuir ainda mais o imposto para os veículos elétricos montados no Brasil, portando o preço do Leaf pode ter ainda mais incentivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *