No Salão de LA nova geração do Ford Focus ganha versão de corrida

ford focus race car conceptClique na imagem para ampliar

O Salão do automóvel de Los Angeles nos Estado Unidos, começou oficialmente nesta quarta-feira (17 de novembro), e uma das atrações da Ford para o evento é a versão de corrida do Novo Focus 2012, o modelo que deve chegar as ruas em sua roupagem civil apenas no ano que vem ganha agora uma versão para competir em provas de turismo ao redor do mundo.

Continua logo após a publicidade...

ford focus 2011 2012 race car concept

Clique na imagem para ampliar

Batizado de Focus Race Car Concept o carro foi quase que totalmente modificado em relação a versão de rua, mas por questões de regulamento ele conserva vários componentes da versão de produção. Para a criação do bólido de competição a Ford consultou diversas equipes de corrida ao redor do mundo, isto para certificar-se que o carro estará de acordo com as regras de várias competições independente do país.

Na parte mecânica o Focus Race Car Concept traz um novo conjunto de amortecedores AST, barras estabilizadores da Ford Racing, e enormes discos de freios de 320 mm na dianteira,  com novos pistões e pinças, destaque também para os pneus aro 18 e as rodas anti atrito.

Continua logo após a publicidade...

ford focus 2011 2012 race car concept interior

Por dentro foi instalado uma gaiola de proteção feita em aço tubular, que seguem os padrões da FIA, com  exceção do painel todo o resto foi retirado. O banco é do tipo concha da marca Recaro, com cintos de segurança de seis pontos. Há também um sistema anti-incêndio que entra em ação automaticamente em caso de acidentes. Ainda no interior a Ford instalou uma espécie de computador de bordo, que informa ao piloto diversos dados como tempo, tacômetro, marcha em que se está.

O motor deste Ford Focus Racing é um moderno Ecoboost 2.0 turbocharged de quatro cilindros, sem potência revelada.

ford focus 2011 2012 race car concept

A Ford não pretende competir de forma oficial com o carro, ele será vendido para equipes de várias partes do mundo, a estreia do Focus Racing Concept nas pistas está marcada para o início de 2011 no campeonato britânico de carros de turismo o BTCC, o modelo também participará de competições como as 24 horas de Nurburgring na Alemanha.

A Ford informa que parte da tecnologia e soluções desenvolvidas na versão de corrida do Novo Focus, será usada diretamente no Focus ST 2012, modelo que deve entrar em produção no ano que vem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *