focus st 2020

Novo Focus ST 2020 traz motor 2.3 de 280 cv

A Ford apresentou nessa segunda-feira (18 de fevereiro) na Europa o Novo Focus ST 2020. O carro chega com uma série de novidades ao começar pelo motor que ficou mais potente na configuração a gasolina, o hatch trocou o bloco 2.0L turbo quatro cilindros, por um motor maior 2.3 litros, turbocharged, quatro cilindros, capaz de desenvolver 280 CV de potência e 42 kgfm, é o motor mais potente que já equipou um Focus ST. Com esse novo motor, ele pode atingir os 100 km/h em menos de 6 segundos.

Continua logo após a publicidade...

novo focus st 2020

Segundo a Ford, o novo motor a gasolina é 12% mais potente, comparado ao antigo bloco 2.0L, já o torque subiu 17%. Além desse bloco o esportivo também estará disponível com uma nova opção a diesel, o 2.0L EcoBlue de 187 CV e 40 kgfm de torque. Ambos os motores estão disponíveis com um câmbio manual de seis velocidades ou opcionalmente automático de sete velocidades, a tração em todas as versões é 4×2 dianteira.

novo focus st 2020

Continua logo após a publicidade...

Muito além do motor potente…

Além do motor de alta potência, que alias é o mesmo usado pela versão de entrada do Mustang nos EUA e também tecnologias criadas para o Ford GT. O novo Ford Focus ST 2020  ganhou novos recursos visando o desempenho como diferencial eletrônico frontal com escorregamento limitado (eLSD), que promete deixar o Focus mais rápido e estável em curvas, o equipamento estará presente apenas para a versão a gasolina, outra novidade é o seletor de modo de condução “Selectable Drive Modes”, usado pela primeira vez no Focus, de fábrica ele virá com três opções de ajuste: Wet – molhado, Normal e Sport, cada um destes modos modifica de forma eletrônica, a resposta do motor, direção, acelerador, freios, suspensão, os auxílios eletrônicos, o câmbio e até mesmo o ar-condicionado, opcionalmente o comprador poderá encomendar o modo Pacote Performance, que além de outras alterações agrega um modo extra de pilotagem chamado Track, que conta com um exclusivo controle de largada – que impede que o carro patine em arrancadas. As versões a gasolina ainda virão de série com amortecedores auto ajustáveis (CCD).

Destaque para o anti-lag do turbocompressor do motor Ecoboost, uma espécie de sistema que evita perdas de potência em baixa rotação até que o turbo encha. O sistema mantem o acelerador ligeiramente aberto quando o motorista tira o pé do pedal, facilitando a reversão do fluxo de ar, o sistema anti-lag é ativado quando o carro anda no modo Sport ou Track.

novo focus st 2020

Pacote performance do Focus ST 2020…

Para quem quiser um pouco mais de desempenho, a Ford oferecerá o pacote opcional Performance, ele incluirá melhorias como sistema Rev-mating para as trocas de marcha no câmbio manual, que permite trocas mais rápidas, assim como carros de corrida o sistema quando ligado sobe de forma automática o giro do motor, permitindo ao motorista fazer as trocas de marcha sem reduzir o giro do motor. Além disso, o pacote Performance agrega detalhes visuais como pinças de freios pintadas em vermelho e o modo Track de condução.

Os freios também são exclusivos para o novo Ford Focus ST 2020, eles trazem uma nova arquitetura chamada de C2 (EBB) que torna a resposta dos freios mais rápida e eficiente, além de ter a vantagem de permitir ao motorista ajustar a resposta do freios, através dos modos de pilotagem, deixando mais sensível ou mais suave, ideal para quem por exemplo planeja levar o Focus ST para um track day.

Os freios tem discos maiores do que os usados pelo Focus normal, com 330m x 27 mm na dianteira, mordidos por pinças de duplo pistões, enquanto os discos traseiros tem 302 x 11 mm com pinças simples.

focus st 2020

O design do novo Focus ST 2020

O carro também se destaca pelo visual, em relação a versão normal do novo Focus, o modelo ST 2020 traz linhas mais agressivas e atraentes, entre os elementos exclusivos da configuração esportiva, estão rodas aro 18, para-choques mais robustos com tomadas de ar maiores, saias laterais e aerofólio traseiro, além de uma nova grade em formato de colmeia. Além disso, o Focus ST é mais baixo em relação ao Focus normal.

novo focus st 2020 interior painel

Interior do Focus ST 2020

No interior do novo Focus ST 2020, destaque fica por conta do volante esportivo de base reta, além dos bancos esportivos da italiana Recaro forrados com couro aveludado Alcantara, há ainda apliques em fibra de carbono no painel e nas portas. O painel de instrumentos tem visual exclusivo, conta com um display digital de 4.2 polegadas, o mesmo visto no Ford GT, ele tem funções como mostrar a pressão do turbo, óleo e outros indicadores de temperatura.

focus st 2020 interior bancos

Nas lojas em…

O Focus ST 2020 começa a ser vendido no próximo trimestre na Europa, o preço não foi divulgado e além do modelo hatch, a versão esportiva ST também será oferecida na versão perua (Focus Wagon), por lá seus principais serão Golf GTi, Renault Megane RS e Honda Civic Type R. Infelizmente ele não será vendido no mercado nacional. Nem mesmo a versão convencional do Novo Ford Focus deve dá às caras por aqui, a geração atual do Focus vendida no Brasil deve deixar de ser vendida nos próximos meses.

focus st 2020 traseira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *