Novo Iveco Tector é lançado oficialmente – Confira todos os detalhes

novo iveco tector

A Iveco continua investindo pesado na renovação da sua linha no Brasil, depois de lançar no mês passado a nova geração do Daily e renovar o Trakker no início desse mês, a marca apresentou nessa semana o Novo Iveco Tector. O semi-pesado traz uma série de novidades, como novos motores mais econômicos e potentes, além de fato de que agora a linha Tector é divida em duas versões distintas Tector e Tactor Attack.

iveco tector 2012

A versão do Tector com teto alto e cabine leito é uma das novidades da linha 2012

Um dos maiores destaque do novo semipesado da Iveco é sua grande quantidade de versões. O Tector continua apostando alto em versatilidade, ao todo agora ele conta com 41 versões diferentes, dividias nas versões Tector e Tector Attack. São três tipos de cabine (curta, leito e nova versão leito teto alto).

iveco tector attack

O Tector Attack 170E22 (foto acima) e o novo modelo de entrada da linha Tector

Basicamente a nova linha se divide em duas versões de acabamento, Iveco Tector e Iveco Tector Attack, a primeira conta com versões que são ideal para quem buscam um caminhão para se rodar diariamente em estradas, e cobrir grandes distâncias, e precisa de mais força no motor e conforto interno, esta linha é oferecida com cabines espaçosas e confortáveis, ele devem agradar sobretudo aos autônomos (que representam mais de 60 % dos motorista do Tector 6X2),que fazem do caminhão uma espécie de segunda casa.

Já a segunda versão, Attack, é uma das grande novidades da nova geração do Tactor, ele traz como principal destaque o seu preço que promete ser bastante competitivo (provavelmente na faixa dos R$ 150,000). Essa linha de caminhões mais simples e com preço mais acessível tem como publico alvo os clientes que se preocupam acima de tudo com a relação custo-benefício, como frotista e pequenos comerciantes.

iveco tector attack 2012

O Tector Attack está disponível em duas configurações, Attack 170E22 e Attack 240E22 (acima)

 

Motores mais econômicos e potentes:

Mais potentes e econômicos, os novos motores da Iveco FPT, modelo NEF 6 (6 litros) dispõe da tecnologia SCR, estes novos motores desenvolvem 218 cv ou 280 cv dependendo da versão, a geração anterior do Tector tinha 210 cv e 250 cv respectivamente, porém o torque permaneceu o mesmo 68 kgfm na versão de 218 cv e 95 kgfm na versão 280cv.

iveco tector

São três opções de transmissão (6 velocidades Eaton,9 velocidades da marca ZF e 10 velocidades da Eaton), três tipos de tração (4×2, 6×2 e 6×4) e quatro distâncias entre-eixos. Há ainda, uma versão cavalo mecânico, 4×2, para serviços especiais, que pode ser comprada apenas por encomenda.

O motor de 210 cv está disponível para a versão Tector Attack 4×2 (16 toneladas) e 6×2 (23 toneladas). Já o bloco mais potente com 280 cv está presente nas versões Iveco Tector 4×2 16 toneladas, 6×2 23 toneladas e 6×4 26 toneladas.

Estes motores novos estão em média 5% mais econômico que a geração anterior.

Novo interior:

interior iveco tector

As mudanças na linha Tector 2012 também atingiram o interior do caminhão, que recebeu um novo painel com visual mais moderno e limpo, os mostradores também são novidades, em destaques estão os mostradores de velocidade e o conta-giros, e no centro a o display do computador de bordo, que traz o econômetro e o indicador do Arla32. Os bancos e revestimentos receberam novos tecidos mais sofisticados.

painel novo iveco tector

Desenvolvimento e testes…

Assim como os demais modelos que fazem parte da linha Ecoline (que reúne os modelos que já contam com motores Euro V), o Novo Tector é fruto de mais dois de anos de trabalho, mais de 300 engenheiros no Brasil e na Europa estiveram no projeto, e ao todo mais de 120 protótipos foram utilizados no testes de durabilidade, somados eles rodaram mais de 5 milhões de quilômetros.

Mercado…

 

Com a nova linha Tector a Iveco espera continua ampliando sua fatia no segmento, que cada vez mais está se tornando mais importante, o dos caminhões semi-pesados, após mais do que dobrar sua participação nos últimos três anos, a marca em 2012 quer amplia sua fatia de 7.4 % para pelo menos 8.4 % no mercado. No ano passado a faixa de mercado dos semipesados foi de longe a mais importante do cenário brasileiro, ao todo foram vendidos mais de 60,000 caminhões desse tipo no país, o que equivale a cerca de 30% do volume total de caminhões vendidos no Brasil.

iveco tector 2012

A Iveco ainda não revelou os preços do Novo Tector, porém os novos modelos já está à venda na mais de 100 revendas Iveco espalhados pelo Brasil.