Novo Renault Captur 2021 é mostrado na Europa

novo renault captur 2021

A Renault acaba de revelar na Europa a nova geração do Captur, o SUV lançado la fora em 2013 e no Brasil em 2017, foi modificado por completo, ganhou uma nova plataforma, uma carroceria mais moderna e imponente, opção de motor híbrido, porém a principal evolução está no interior que subiu consideravelmente de nível, ficando muito mais luxuoso e equipado. Porém infelizmente o novo Captur ainda não tem data para estrear no Brasil.

Continua logo após a publicidade...

novo renault captur 2020 2021

Clique na imagem para ampliar

Nova plataforma CMF-B…

Agora o Captur passar a ser montado sobre a nova plataforma CMF-B, a mesma que estreou no novo Clio 2020, esta nova arquitetura, permitiu ao SUV incorporar novas tecnologias, passar a ter opção de motor híbrido, e receber um interior completamente novo mais espaçoso. A carroceria do novo Captur 2020 é 11 cm maior em relação ao modelo lançado na Europa em 2013, (lembrando que o Captur brasileiro é 30 cm mais comprido do que o europeu e tem base diferente).

Continua logo após a publicidade...

novo renault captur 2021

Clique na imagem para ampliar

Novo design…

Apesar de lembrar bastante a geração passada, a carroceria do Captur 2020/2021 é completamente nova, na dianteira o SUV compacto incorpora o novo padrão de estilo da Renault, já visto em lançamentos recentes da marca como no Clio e Megane, este estilo é marcado principalmente pelo estilo dos faróis, 100% em LED com detalhes em “C” que avançam sobre o para-choque, além da grade frontal ainda maior, para-choque e capo estão mais modernos e volumosos.

Nas laterais as mudanças foram menores, a terceira janela está menor, e a coluna traseira tem agora um desenho mais moderno com detalhe cromado, que da a impressão de separar o teto do resto do carro, o teto está mais baixo e curvo na parte traseira do carro.

novo renault captur 2020 2021 traseira

Clique na imagem para ampliar

Já na traseira, o novo Renault Captur 2020/2021 estreia lanternas bastante arrojadas, com desenho em “C”, elas estão mais finas e invadem a tampa do porta malas, contam com uma futurista iluminação total por LED e efeito 3D. Ainda como novidade a tampa do porta malas tem visual limpo e encorpado, e o para-choque agora virá com detalhes na cor prata e estilo mais esportivo com falsas saídas de ar.

novo renault captur 2020 2021 interior

Clique na imagem para ampliar

Interior do novo Captur impressiona…

Na geração anterior o ponto mais criticado do Renault Captur era seu interior, com desenho sem graça e acabamento exageradamente simples. Sabendo disto a Renault investiu pesado para subir o nível da cabine no novo Captur 2020, e o resultado impressiona.

A cabine do novo Captur surpreende pelo estilo moderno e de bom gosto, tudo é novo, o painel tem uma arquitetura moderna trazendo em destaque uma enorme central multi-mídia com tela gigante de 9.3 polegadas que se projeta para fora do painel, a quantidade de botões físicos foi reduzida deixando o ambiente mais limpo, e os comandos estão voltados para o motorista, seguindo o conceito chamado pela montadora de “Smart Cockpit”.

novo renault captur 2020 2021 interior console e câmbio

Clique na imagem para ampliar

Note também o posicionado diferente da alavanca de câmbio (foto acima), ela fica elevada em uma espécie de braço suspenso que se projeta para fora do painel, isso só é possível graças a nova transmissão eletrônica “e-shiter”sem cabos, assim como o freio de estacionamento, agora também acionado de forma elétrica por um botão ao lado próximo a alavanca. Há novos porta objetos, como compartimento para carregamento wireless de celulares, espaço para armazenar garrafas de até 1.5 litros nas portas, além de duas tomadas USB frontais e tomada de 12v para o banco traseiro, outra novidade são as borboletas atrás do volante para fazer as trocas de forma esportiva manual sequencial.

novo renault captur 2020 2021 sistema multi-mídia EASY Entry

Clique na imagem para ampliar

O acabamento também impressiona, o painel da Captur 2020 é revestido em couro com a cor combinando com a pintura da carroceria, além de apliques em black piano e que imitam aço escovado, os bancos e as forrações das portas também são novidades são de qualidade superior a geração passada, a Renault afirma que haverão nada menos do que 18 opções de cores para o acabamento interno da nova Captur.

novo renault captur 2020 2021

Clique na imagem para ampliar

Ainda na cabine do Novo Catur 2020/2021 destaque para os novos equipamentos tecnológicos, a central multi-mídia incorpora a nova geração do sistema Easy Link com tela de 9.3 polegadas – a maior da categoria, o Captur vem com um interessante painel de instrumentos digital com tela de TFT com 7 ou 10 polegadas, ela pode ser configurada ao gosto do motorista.

novo renault captur 2020 2021 traseira

Clique na imagem para ampliar

Ele ficou mais espaçoso…

Graças a nova plataforma o espaço interno no Captur foi ampliado, no banco traseiro há mais de espaço para as pernas, o banco traseiro corre sobre trilhos e pode ser movimentado em 16 cm, porém a medida que mais chama atenção está no porta malas, que foi ampliado em nada menos do que 81 litros, totalizando amplos 536 litros.

novo renault captur 2020 2021

Clique na imagem para ampliar

Motores também são novidades, novo Captur terá versão híbrida e elétrica

Em termos de motorização, graças a nova plataforma CMF-B, a Renault agora pode equipar o Captur com o que possui de mais avançado em termos de motorização, o modelo terá uma vasta gama de motores, a gasolina, diesel e plug in híbrido.

As versões movidas a gasolina serão o 1.0 TCe turbo, 3 cilindros, com injeção direta, capaz de gerar 100 cv de potência e 16 kgfm de torque, o 1.3 TCe turbo, 4 cilindros com 130 cv de potência e 24 kgfm de torque, por fim a versão mais cara a gasolina trará uma versão mais forte deste bloco 1.3 TCe turbo, com 155 cv de potência.

Já para os fãs de motor diesel, o novo Captur 2020 na Europa terá duas opções o Blue dCi, 1.5 litros, com dois níveis de potência, 95 cv e 24 kgfm de torque ou com 115 cv e 26 kgfm de torque.

Em todas as versões a tração do Renault Captur segue sendo apenas 4×2, dianteira, o câmbio nas versões mais baratas é manual de seis marchas, ou um inédito câmbio automático de 7 marchas, com dupla embreagem EDC e borboletas atrás do volante.

Versão plug-in híbrida…

Em termos de motores o grande destaque é a opção da motorização híbrida, chamado de E-TECH, o conjunto é composto pelo motor 1.6 a gasolina, desenvolvido especialmente para esta versão, ele funciona em parceria com dois pequenos motores elétricos que são recarregados na tomada ou recuperando a energia gerada pelos freios, a Renault não divulgou a potência do conjunto, apenas que as baterias armazenam 9.8 kwh de eletricidade.

A Renault ainda não divulgou os dados de consumo do Captur híbrido, apenas afirma que SUV será capaz de rodar por até 45 quilômetros em velocidade de até 135 km/h, sem consumir uma gota de gasolina, apenas usando a força dos motores elétricos.

O Captur ganhou itens de condução semi-autônoma…

Não menos importante a Renault passa a equipar o Captur 2020 / 2021 com inéditos elementos de condução semi-autônoma e segurança, há novidades como piloto automático inteligente adaptativo com função Stop & Go, que funciona de 0 a 160 km/h, mantendo uma velocidade programada, além de uma distância segura do veículo à frente, e caso o carro da frente freio e até venha a parar o Captur segue e faz o mesmo, funcionando também para fazer o carro andar e parar de forma automática no transito das cidades, há ainda monitoramento com câmeras e radar 360 graus ao redor do carro, frenagem automática com detecção de veículos, pedestres e ciclistas, alerta e auxilio para manter o carro dentro da faixa de rolagem na estrada, leitura de placas de transito com alerta de velocidade, além de faróis com ajuste automático do farol alto de acordo com a luminosidade sem ofuscar os outros motoristas, lembrando que os faróis de LED são de série no novo Captur.

Várias destas tecnologias de auxilio de condução estão sendo usados pela primeira vez pela Renault, estreando no novo Captur.

novo renault captur 2020 2021

Clique na imagem para ampliar

O novo Captur no Brasil …

Ainda não há previsão para o lançamento da nova geração do Captur no mercado brasileiro, infelizmente a gente já pode adiantar que demorá em torno de 2 até 3 anos para a novidade vir para cá, devido a alguns fatores como: O Renault Captur no Brasil ainda é um carro relativamente novo, ao contrário da Europa aonde o modelo existe desde 2013, no Brasil o SUV foi lançado no final de 2017, está há cerca de 1 ano e meio no mercado, ainda cedo para receber mudanças radicais, outro ponto é que as mudanças foram maiores do que aparentam, o Captur brasileiro tem uma plataforma própria compartilhada com o Duster antigo – a mesma do Sandero e Logan, a Renault ainda não produz e não tem previsão de passar a produzir esta plataforma na América Latina, esta é a mesma base usada pelo novo Clio na Europa, ou seja, isto demandaria um grande investimento para atualizar a linha de montagem. Resumindo o novo Captur não deve dar as caras no Brasil antes de 2021, antes disso o Captur nacional pode sofrer pequenas melhorias, mas nada tão radical como a nova geração mostrada aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *