Peugeot inova com o conceito conversível Fractal

peugeot fractal

peugeot fractal concept

Uma das principais atrações da Peugeot para o Salão de Frankfurt 2015, que acontece no final do mês na Alemanha, será este interessante e inovador conceito de um esportivo compacto e conversível, que traz um apelo diferente do que a gente está acostumado a ver nos modelos da Peugeot, para completar o carro ainda conta com motorização totalmente elétrica.

Continua logo após a publicidade...

peugeot fractal concept

A receita do Peugeot Fractal é fácil de ser entendida, é um modelo urbano voltado para o publico jovem, que aposta em um tamanho compacto, peso leve (apenas 1000kg), bom desempenho e uma motorização diferenciada e moderna.

peugeot fractal concept

Continua logo após a publicidade...

O estilo do Fractal agrada, talvez seja uma amostra do que a Peugeot trabalha para seus próximos modelos, com design de ângulos agudos e principalmente na dianteira, que é bastante agressiva, o modelo também se destaca pela sua construção, com materiais de baixo peso, principalmente a fibra de carbono, o elemento está presenta em praticamente toda a parte traseira do carro, inclusive nas rodas, conferindo um visual bastante diferente ao belo conceito da Peugeot.

peugeot fractal concept

Pensado para ser um carro urbano, o Peugeot Fractal mede apenas 3.81 metros de comprimento e 1.77 m de largura, de acordo com a montadora ele entra e sai fácil de qualquer vaga de estacionamento, suas rodas são aro 19.

peugeot fractal concept

O conjunto elétrico do Fractal Concept conta com dois motores, um sobre o eixo dianteiro e outro sobre o eixo traseiro, cada um deles são movidos por 40 kW/h vindo de baterias de lítio, cada motor desenvolve 102 cv de força, totalizando uma potência disponível de 204 cv.

peugeot fractal concept carregador indutivo

As baterias do motor elétrico contam com sistema de recarga wireless, basta estacionar o carro em uma vaga equipada com este tipo de carregador indutivo, que o carregamento é feito – foto acima.

peugeot fractal concept

De acordo com a Peugeot a autonomia em um percurso misto é de até 450km. Um sistema eletrônico administra a força e o uso dos motores de acordo com a situação, fazendo o uso de diferentes marchas, por exemplo em uma aceleração de 0 a 100km/h o motor traseiro fica responsável em primeiro plano por manter a tração, enquanto em velocidades superiores a 100km/h o motor do eixo dianteiro vai graduadamente mandado também potência para as rodas frontais.

peugeot fractal

De acordo com a montadora com este sistema o carro consegue ser eficiente, porém ao mesmo tempo oferecendo estabilidade de um carro 4×4 e permitindo o modelo elétrico ter um ótimo desempenho.

peugeot fractal concept

O Peugeot Fractal impressiona ao poder ir de 0 a 100km/h em apenas 6.8 segundos, podendo cobrir 1 km partindo de 0km/h em apenas 28.8 segundos, a velocidade máxima não foi divulgada.

Outro ponto interessante é a suspensão ajustável do conceito, ela tem suas molas ajustadas automaticamente ou através de um botão, visando a performance ou economia de energia, podendo alterar a distância do carro em relação ao solo entre 7 cm a 11 cm.

peugeot fractal concept interior

Para completar vale a pena falar um pouco do interior do Peugeot Fractal Concept, trazendo o inédito padrão i-Cockpit®, praticamente não há painel, ou botões, há apenas um volante – inspirado nos manches de avião, mostradores, um console central esbelto com comandos essenciais, e uma central multimídia que fica deitada, e com funcionalidade similar a de um tablet, além da arquitetura minimalista, de acordo com a Peugeot 80% das peças usadas no interior do Fractal Concept foram “imprimidas” em uma impressora 3D.

peugeot fractal concept bancos

peugeot fractal concept interior

O painel ainda conta com um head up display que projeta informações no para-brisa igual a um holograma, e a StelLab, desenvolveu um inovador sistema de som “9.1.2”, composto por nada menos do que 13 alto falantes contando com uma disposição inédita de som com caixas de graves posicionadas atrás dos bancos, e o piso e as paredes da cabine foram revestidos de um material selante feito para absorver o som e ruídos, similar ao usado em estúdios de gravação, e as portas que se abrem por controle remoto, podendo serem acionadas inclusive por um relógio inteligente (foto abaixo).

peugeot fractal concept

Por enquanto a Peugeot não da noticias de uma possível versão de produção do Fractal.

Abaixo o vídeo oficial do Peugeot Fractal:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *