Peugeot revela o novo 2008 2020 na Europa com visual ousado e interior luxuoso

novo peugeot 2008 2020 2021

Enquanto no Brasil o Peugeot 2008 acabou de receber uma leve e quase imperceptível plástica visual, na Europa o modelo acaba de ganhar uma geração completamente nova, feita sobre a nova base modular da PSA (também usada no novo 208 2020), o SUV de entrada da Peugeot evoluiu consideravelmente, traz um estilo bastante chamativo e ousado, além de um interior mais espaçoso e super equipado, pena que ainda não há previsão de lançamento no Brasil.

Continua logo após a publicidade...

novo peugeot 2008 2021

Clique na imagem para ampliar

Design surpreende e futurista deve ser o principal destaque do novo Peugeot 2008 2020

Enquanto a primeira geração do Peugeot 2008 tinha um estilo sem muito brilho, pouco ousado e difícil de agradar, a Peugeot resolveu ousar e apostar alto na imagem da segunda geração do 2008, o modelo impressiona a primeira olhada, tem estilo imponente, chamativo e bastante ousado, certamente ele não passará despercebido nas ruas, o novo 2008 sem dúvidas surpreende pelo estilo.

Continua logo após a publicidade...

peugeot 2008 2021

Clique na imagem para ampliar

O novo design do Peugeot 2008 2020 é bastante original e cria uma nova linguagem de estilo para os SUVs da marca, na dianteira os faróis contam com iluminação moderna total por LED com 3 barras, além de uma espécie de assinatura diurna de LED que invade o para-choque, a grade da Peugeot, nunca esteve tão grande, ela se projeta para fora do carro, já o para-choque tem recortes retos e modernos combinando bastante com o resto do conjunto, propositalmente o capô do novo 2008 é muito mais elevado que o modelo anterior, a Peugeot quis com isso deixar o SUV imponente.

novo peugeot 2008

Clique na imagem para ampliar

O teto está mais baixo e tem caimento acentuado na traseira (dando adeus ao estranho calombo na parte traseiro da geração anterior do 2008), as janelas ficaram estreitas na traseira e as colunas são bastante finas, já nas laterais a sensação de robustez é reforçada pela carroceria volumosa com linha de cintura alta, além de caixas de rodas bastante largas, as caixas de rodas tem nada menos do que 69 cm de diâmetro, o que também permitiu ao modelo da Peugeot passar a usar rodas maiores aro 18, o 2008 ficou com um perfil musculoso.

novo peugeot 2008 2021 traseira

Clique na imagem para ampliar

Na traseira o novo Peugeot 2008 pega influência nos irmãos maiores 3008 e 5008, com as elogiadas lanternas em LED com efeito 3D, ligadas por um vidro escuro que corta a traseira do carro de um lado ao outro. O para-choque tem estilo limpo e simples, contanto com duas saídas de escapamentos cromadas integradas na parte inferior da para-choque. Há pequenos porém interessantes detalhes de estilo como uma falsa quarta janela na coluna traseira, ela na verdade é uma peça em plástico Black Piano, que além da estética, também causa a sensação de que coluna traseira é invisível ou toda em vidro e o teto está flutuando sobre a carroceria – repare bem na traseira do carro que você irá entender.

peugeot 2008 2021

Em sua segunda geração o Peugeot 2008 está 14 cm mais comprido

Clique na imagem para ampliar

Nova plataforma e interior mais espaçoso…

Construído sobre a nova plataforma CMP da Peugeot, o SUV 2008 cresceu consideravelmente nesta nova geração, o comprimento agora é de 4.30 metros, são nada menos do que 14 cm a mais em comparação o antigo 2008, a distância entre-eixos agora é de 2.60 metros, um aumento de 6 cm em relação ao modelo anterior. Na pratica este aumento nas dimensões do 2008 deixou o modelo muito maior por dentro, principalmente no espaço do banco traseiro e no porta-malas, que agora acomoda 434 litros (o modelo atual tem porta malas variando entre 350 a 400 litros), trazendo ainda a possibilidade de rebater o banco traseiro e deixar o piso do porta malas plano. Há ainda novos e uteis porta objetos espalhados pelo interior do carro como nas portas, console, e também dentro do porta malas, como um compartimento sobre o assoalho do porta malas.

novo peugeot 2008 2021 interior painel

Clique na imagem para ampliar

Acabamento subiu de nível e também surpreende…

Por dentro também o salto em relação a geração anterior do 2008 foi gigante, o modelo praticamente não lembra em nada a antiga geração, se destacando tanto pelo estilo, quanto pelo acabamento sublime, ao olhar as fotos parece que estamos olhando para o interior de um SUV de luxo ao invés de um modelo de entrada na gama de SUVs da Peugeot (lembrando que além do 2008, a Peugeot conta com os modelos maiores e caros 3008 e 5008).

peugeot 2008 2021 interior painel

Clique na imagem para ampliar

O Peugeot 2008 2020 inaugura uma nova leitura do conceito de interior chamado de i-Cockpit, o painel é dividido em dois andares, trazendo os principais comandos voltados para o motorista, este conceito novo batizado de 3D envolve tanto o motorista quando o passageiro do banco dianteiro.

novo peugeot 2008 2020 2021 europeu interior

Clique na imagem para ampliar

Destaque também para o acabamento, pelo menos na versão mais cara GT Line (foto acima), há materiais presentes no painel como imitação de fibra de carbono, alumínio, plastico de alto brilho Black Piano, e até mesmo couro aveludado Alcantara e couro nobre Nappa, o mesmo tipo de couro usado por marcas premiums como BMW, Mercedes e Audi, detalhes até então visto apenas em carros de categoria superior entre os SUVs.

Ainda temos de falar sobre a tecnologia embarcada no interior do novo 2008, a cabine é adornada por luzes LED configuráveis, além de contar com um painel digital, e o head up display que projeta uma especie de holograma no para-brisa acima do volante, uma moderna central multi-mídia com tela touch de 10 polegadas na diagonal com comandos por voz, 4 tomadas USB (sendo duas na dianteira e duas no banco traseiro), Mirror Link, Apple CarPlay e Android Auto, alavanca de câmbio eletrônica que não usa cabos, seletor de modo de condução com três modos: “ECO”, “Normal” e “Sport”.

novo peugeot 2008 2021 interior teto solar panorâmico

Clique na imagem para ampliar

A lista de equipamentos presentes no novo Peugeot 2008 2020 ainda agrega teto solar panorâmico, freio de estacionamento elétrico com acionamento por botão, volante compacto e esportivo com base e topo retos, ar-condicionado automático digital com comandos pela tela da central multi-mídia, compartimento no centro do painel para recarregar sem fio os smartphones (foto abaixo), além de sistema de som premium FOCAL com 10 alfo falantes, 4 tweeters e subwoofer com amplificador de 12 canais e um total de 515 watts de potência.

peugeot 2008 2021

Clique na imagem para ampliar

peugeot 2008 2021

Clique na imagem para ampliar

Equipamentos de segurança e condução semi-autônoma…

A nova geração do 2008 passa a vir também com os equipamentos de segurança e condução semi-autônoma presente nos SUVs mais caros da Peugeot como o 5008 e 3008, com direito a Park Assist – estacionamento automático que encontra vagas e estaciona o carro de forma automática com uma folga de até 60 cm para os outros carros estacionados, piloto automático inteligente adaptativo, alerta de atenção do motorista, frenagem automática com reconhecimento de pedestres, ciclistas e outros veículos tanto de dia como a noite em velocidades de 5 km/h até 140 km/h, faróis com ajuste automático e farol alto automático, leitura de placas e sinais de transito como velocidade máxima da via, além de monitoramento de pontos cegos ao redor do carro. Claro que grande parte destes equipamentos serão ofertados como opcionais.

peugeot 2008 2021 traseira

Clique na imagem para ampliar

Motores e câmbio do novo Peugeot 2008 2020…

A gama de motores do novo Peugeot 2008 será bastante ampla, baseada em dois perfis de motores, as versões a gasolina terão um moderno 1.2, 3 cilindros, Puretech com versões aspiradas ou turbo, injeção direta de combustível e três níveis de potência: 100 cv, 130 cv ou 155 cv (esta última exclusiva para a versão GT).

Já as versões à diesel serão montadas sobre o bloco 1.5, quatro cilindros, BlueHDi com dois níveis de potência: 100 cv ou 130 cv.

Haverão duas opções de câmbio, as versões mais baratas terão de série uma caixa manual de seis marchas, enquanto as versões mais caras virão com um novo câmbio automático de oito marchas EAT8. Todas as versões do novo Peugeot 2008 2020/2021 sairão de fábrica com tração dianteira 4×2 e sistema Start/Stop que desliga o motor do carro quando para, e volta a ligar o motor quando o motorista tira o pé do freio, visando economizar combustível.

peugeot 2008 2021

Clique na imagem para ampliar

Versão 100% elétrica será a grande novidade em termos de motores…

Pela primeira vez a Peugeot terá um SUV movido 100% a eletricidade, batizado de e-2008, o modelo será empurrado por um motor elétrico com equivalentes a 136 cv de potência e um torque de 26 kgfm, este motor será alimentado por um grande “pack” de baterias de íons de lítio, com capacidade de 50kw/h, o suficiente para permitir ao 2008 elétrico rodar por até 310 km com uma carga das baterias. A Peugeot afirma que dará garantia de 8 anos para as baterias ou 160.000 km rodados, certificando que elas terão pelo menos 70% da sua capacidade de carga neste período de uso (a vida útil das baterias e a manutenção dos carros elétricos ainda é uma incógnita que somente com o tempo e o uso real, será conhecida).

peugeot e-2008 eletrico

Clique na imagem para ampliar

Recarga das baterias…

A recarga das baterias do motor elétrico do Peugeot e-2008 acontecerá de três formas: Em tempo real recuperando a energia gerada pelos freios nas frenagens, há ainda o modo “B” de “brake” desenvolvido propriamente para isso, quando acionado, permite ao motorista dirigir usando apenas um pedal, no caso o pedal do acelerador, ao tirar o pé do pedal o carro começa a frear automaticamente e esta energia gerada pelos discos de freio é transformada em eletricidade para as baterias.

A segunda opção de recarga e a mais comum, é plugando o carro em uma tomada caseira com padrão Legrand® Green Up™ ou usando uma central caseira de recarga, os chamados wallbox (que em média custam R$ 8 mil no Brasil), com este equipamento o tempo de recarga dura entre 5h15min até 8 horas dependendo da amperagem do wallbox escolhido, já em uma tomada caseira a carga total das baterias demora 16 horas.

A terceira opção de recarga é usando um terminal de recarga pública para carros elétricos (estes terminais já existem no Brasil, em alguns shoppings, supermercados ou postos em estrada), usando estes terminais que tem 100 kw de potência, 80% da carga é obtida em apenas 30 minutos.

novo peugeot 2008 2020 2021 dianteira

Clique na imagem para ampliar

Ainda vai demorar um bom tempo para o novo 2008 vir para o Brasil…

Como você já pode imaginar, ainda não há previsão de lançamento desta nova geração do Peugeot 2008 no Brasil, podemos supor algumas possibilidades, a primeira e mais concreta é que o SUV venha após 2021, data que a Peugeot deve começar a produzir o novo hatch 208 na Argentina, modelo que compartilha a plataforma com o 2008, dai abriria espaço para a produção do modelo no nosso país vizinho. Ah!, esqueça qualquer possibilidade do 2008 ser montado no Brasil, como acontece com a geração atual, que é feita no Rio de Janeiro, outra notícia ruim, é que o novo modelo certamente terá preço bem mais caro que o atual, já que se trata de um carro maior, mais equipado e luxuoso.

Velho e o novo 2008 poderiam conviver juntos no Brasil?

Poderíamos supor ainda uma venda antes de 2021 como importado, porém isso teria alguns problemas para virar realidade, o novo 2008 será montado na Espanha a partir do final de 2019 e também na China em 2020, porém ambos os países não tem acordo comercial com o Brasil, ou seja, o modelo importado encararia a alto imposto de importação de 30% no preço, o que deixaria o novo 2008 pouco competitivo por aqui, porém como o 2008 2019 nacional tem preço entre R$ 69.990 a R$ 99.990 e o seu irmão maior o 3008, atualmente na linha 2019 parte de R$ 140 mil, o novo 2008 poderia ocupar uma lacuna de mercado entre o modelo antigo e o 3008 com preço em torno dos R$ 120 mil. Mas claro que tudo isso por enquanto é só especulação da nossa parte, oficialmente a Peugeot não disse ainda uma palavra sobre seus planos para a nova geração do 2008 no Brasil e na América Latina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *