Produção do Corsa chega ao fim no Brasil

chevrolet corsa 2012 brasil

Depois de quase duas décadas sendo produzido no Brasil, um dos modelos mais vendidos na história do mercado nacional está chegando ao seu fim de vida. A Chevrolet encerra nessa quarta-feira (25 de julho de 2012), em São José dos Campos (SP), a produção do Corsa.

Continua logo após a publicidade...

chevrolet corsa super 4 portas 1997

Acima a primeira geração do Corsa lançada no Brasil

A primeira geração do Corsa foi lançada no Brasil em 1994, causando uma verdadeira revolução no segmento de carros populares, a Chevrolet trazia para o Brasil o mesmo Corsa vendido na Europa, oferecendo conforto, espaço, acabamento interno e principalmente design a níveis bem acima do que os brasileiros na época estavam acostumados, principalmente frente aos concorrentes como Fiat Uno e Volkswagen Gol. O resultado disto é que poucos meses após seu lançamento o Chevrolet Corsa já estava se multiplicando aos milhares pelas ruas brasileiras, figurando entre os carros mais vendidos do Brasil.

Continua logo após a publicidade...

chevrolet corsa

Em 2002, a segunda e atual geração do Corsa chegou no Brasil, e assim como aconteceu com a primeira geração, também em conforme com o modelo europeu, era um carro totalmente novo em comparação ao antigo Corsa, oferecendo mais espaço interno, mais conforto, acabamento de bom nivél e uma lista bem mais recheada de equipamentos. Porém este Corsa não conseguiu alcançar o mesmo sucesso da primeira geração, principalmente por causa do Celta que havia chegado em 2001 e ocupou o lugar de modelo de entrada da GM no Brasil.

chevrolet corsa 2012 europa

E com o passar dos anos, o Corsa permaneceu sem mudanças e começou a perder terreno para os concorrentes, frente a concorrentes como Gol, Palio Já que a Chevrolet, resolveu não lançar no Brasil a nova geração, lançada em 2006 na Europa, o modelo ficou ultrapassado e as vendas começaram a desabar. Com a chegada do Agile em 2010, a aposentadoria do Corsa era questão de tempo.

Porém o Corsa ganhará em breve um substituto, a Chevrolet prepara outubro, durante o Salão do Automóvel de SP, o lançamento do Onix. O compacto que está em fase final de testes, irá se posicionar entre o Celta e o Agile e terá como missão dar trabalho a modelos, como  VW Gol e Fiat Palio, além de Renault Sandero,Ford Fiesta, Nissan March, Hyundai HB20 entre outros.

Atualmente o Corsa era vendido em versão única Maxx com motor 1.4 EconoFlex de 99 cv com gasolina e 105 cv com etanol, com preço de R$ 29.400, a GM estava fazendo promoções oferecendo o carro praticamente completo, com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos entre outros itens.

Meriva e Zafira

O Corsa não foi o único veterano aposentado pela Chevrolet nessa semana. Também em São Jose dos Campos se encerrou a produção das minivans Meriva e Zafira, ambas foram substituídas pela Spin, que será montada na planta de São Caetano. Com isso a fábrica de São Jose passa a produzir apenas o sedan Classic e a picapce S10, correndo risco inclusive o risco de haverem várias demissões nesta fábrica da GM.

2 Comments

  • George Ramos disse:

    Faltou a última série do Motor FlexPower 1.8 (112/114 CV), que foi produzido em 2006 até Junho de 2007 e o meu é justamente, 2007/2008, quando saiu de linha para entrada do 1.4.

  • STEVEN HENRIQUE NEVE disse:

    AH! O CORSA É UM CARRO TÃO BOM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *