Renault revela o RS16 – Seu novo bólido de F1

renault f1 2016

renault rs-16 2016Clique na imagem para ampliar – Alta resolução

Depois de vários anos, a Renault está de volta a F1 com uma equipe própria (desde 2011 a marca se tornou apenas fornecedora de motores). A marca apresentou hoje em Paris, o Renault RS16 seu bólido para a temporada 2016 da principal categoria do automobilismo. Além do novo carro – o principal destaque no evento ficou para a equipe de pilotos da equipe, que será formada por Kevin Magnussen e Jolyon Palmer – campeão da GP2 em 2014.

Continua logo após a publicidade...

renault rs-16 2016

Em relação aos carros, da antiga Lotus (equipe que foi comprada pela Renault) o RS16 ficou muito mais bonito. Seu layout de pintura é mais limpo e traz as tradicionais cores da Renault – preto e amarelo.

renault rs-16 2016

Continua logo após a publicidade...

A Renault acabou saindo da F1 – algum tempo depois do escândalo de Singapura em 2008 – quando Nelsinho Piquet bateu intencionalmente para beneficiar na prova o seu companheiro de equipe Fernando Alonso. Na época a Renault acabou sofrendo uma crise de imagem tão grande que a ING a principal patrocinadora da equipe naquela temporada, acabou proibindo a marca de usar sua logo nos carros.

renault rs-16 2016

A Renault acabou vendendo a escuderia em 2010 para um fundo de investimento que por sua vez revendeu o nome da equipe para a Lotus. Agora cinco anos depois construtora francesa a recomprou.

Com equipe própria, a primeira investida da Renault na F1 foi de 1979 a 1985, período na qual a montadora obteve 15 vitórias e 31 poles, tendo como principal piloto o francês Alain Prost. A segunda volta da Renault na F1 foi durante os anos de 2002 a 2010, tendo como grande estrela o espanhol Fernando  Alonso, que conquistou dois títulos do mundiais de pilotos pela equipe, até então os dois únicos da marca entre os pilotos em sua história na F1.

Apesar da Mercedes já dominar há vários anos a Fórmula 1 – a Renault promete buscar vitórias na F1 em 2016. “Dinheiro e pessoal capacitado é o que não vai faltar”, nas palavras do novo chefe da equipe Cyril Abiteboul. Vamos aguardar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *