suzuki jimny 2019

Suzuki Jimny 2019 ganha nova geração no Japão trazendo tudo novo

O Suzuki Jimny faz parte daquele seleto grupo dos 4×4 veteranos que pouco mudaram em sua história, o modelo lançado em 1970 no Japão teve em 48 anos de vida apenas 3 gerações, sendo que a atual, produzida inclusive no Brasil, já conta com 20 anos de idade, porém ainda possui com uma legião de fás e admiradores pela sua valentia e resistência.

suzuki jimny 1970 - 1980 primeira geração

Acima a primeira geração do Suzuki Jimny, lançada no Japão em 1970

A história do Suzuki Jimny…

1ª geração (1970 – 1980):

Amado ao redor do mundo, o aventureiro japonês foi lançado em abril de 1970, era praticamente um “jipe” 4×4 ultracompacto (tendo menos de 3 m de comprimento), trazendo apenas o essencial, ele tinha peculiaridades como a ausência das portas laterais, para-brisa dobrável, teto em lona e apenas espaço para dois ocupantes, tanto é que o pneu estepe ficava posicionado atrás do banco do carona. O modelo logo chamou a atenção por ser um veículo extremamente leve, com peso na casa dos 600 kg, porém com valentia para encarar qualquer tipo de terreno, apesar da primeira geração ter praticamente um motor de motocicleta, um bloco de 360 cilindradas (0.3 litros), refrigerado a ar, dois cilindros, dois tempos, que desenvolvia 25 cv de potência e 3.3 kgfm de torque, acoplado a um câmbio de 4 marchas e tração 4×4. O Jimny foi o primeiro carro da Suzuki com tração nas quatro rodas.

suzuki jimny 1981 - 1998 segunda geração

2ª geração (1981 a 1998):

A segunda geração do Suzuki Jimny surgiu em 1981, o modelo passou a adotar um perfil mais quadrado, ganho alterações no design para ficar mais urbano e pratico para o dia a dia, ganhando portas laterais e teto rígido feita em metal, e uma nova carroceria mais longa, larga e robusta, além de interior mais confortável, com maior espaço. O conjunto mecânico também foi melhorado, com novas suspensão, amortecedores a gás e freios mais modernos, porém a principal mudança mecânica foi a adoção de um motor mais potente, com praticamente o dobro da potência do Jimny original. Um bloco 1.0 (970 cilindradas), quatro cilindros, quatro tempos, 8 válvulas, com potência de 52 cv e 8 kgfm de torque. Em 1984 o modelo inaugurou câmbio de 5 marchas. Esta foi a geração que o Suzuki Jimny começou a ser exportado para o resto do mundo, e ganhar fama mundial, tendo outros diferentes nomes como Suzuki Samurai ou Suzuki Sierra.

suzuki jimny 1998 2018 terceira geração

3ª geração (1998 a 2018):

A terceira e atual geração do Suzuki Jimny, foi lançada em 1998 e está no mercado até agora 2018, comparado com as gerações anteriores, o 4×4 da Suzuki finalmente sofreu evoluções consideráveis, mudando por completo, sua carroceria foi inteiramente redesenhada com uma construção de concepção mais moderna e linhas aerodinâmicas, a nova plataforma proporcionou ainda um aumento na distância entre-eixos, o que permitiu ao carro ter espaço para 4 pessoas. Nesta geração o Jimny passou a ter duas versões, uma ultracompacta aos padrões dos “kei-cars”, exclusiva para o Japão, com 3.39 m de comprimento e outra maior com 3.67 metros para o resto do mundo, enquanto a geração anterior tinha apenas 3.19 metros (20 cm menor). O interior também foi redesenhado ganhando painel mais moderno e novos equipamentos de conforto. O motor ficou mais potente, 1.3 litros, quatro cilindros com 80 cv de potência e 11 kgfm de torque.

O sucesso do Suzuki Jimny…

Somando as três gerações feitas de abril de 1970 até março de 2018, o Suzuki Jimny vendeu 2.85 milhões de unidades, sendo comercializado em 194 países ao redor do mundo.

suzuki jimny 2019

Nova geração e quarta geração 2019…

Para esta nova geração, a Suzuki teve a dura missão de renovar o Jimny por completo, porém sem abrir mão de todas as características tradicionais e da robustez que consagraram o pequeno 4×4 nipônico.

suzuki jimny 2019

O chassi segue a mesma concepção do original com longarinas do tipo escada e carroceria montada sobre o chassi, a suspensão é do tipo rígida com braços independentes, para garantir a alta capacidade e resistência do modelo fora de estrada.

suzuki jimny 2019

O desenho da carroceria também chama a atenção, o modelo 2019 faz uma referência as primeiras gerações com desenho em formato de caixa, formas quadradas e de apelo retrô, com faróis circulares e para-choques menores e independentes da carroceria, além de para-lamas maiores nas laterais, deixando o Jimny 2019 com um perfil mais parrudo e valente. Já na traseira o estepe pendurado na porta foi mantido, e as lanternas antes posicionadas na coluna traseira da carroceria, passaram agora para o para-choque. O estilo quadradão do Novo Jimny lembra outros 4×4 famosos e veteranos como Mercedes Classe G e o finado Land Rover Defender.

suzuki jimny 2019

O Novo Jimny 2019 terá opções de pintura em dois tons, ou seja, podendo vir com teto em cor diferente do resto da carroceria. Há novas cores chamativas, como o verde ao estilo militar,  verde limão ou 0 amarelo brilhante.

suzuki jimny 2019

Versão compacta kei-car para o Japão…

Assim como acontecia com a geração anterior, o Suzuki Jimny 2019 terá uma versão ultracompacta e com motor mais fraco destinada para competir no segmento de kei-cars no Japão, esta versão terá carroceria mais compacta e estreita, além de eixos mais estreitos, sem os para-lamas largos da versão normal, além de motor de apenas 0.6 litros (660 cilindradas).

suzuki jimny 2019

Mecânica…

A Suzuki ainda não revelou dados de potência do modelo, apenas que o Jimny 2019 terá um motor inédito 1.5 litros a gasolina, provavelmente mais potente que o atual bloco de 85 cv usado pelo modelo, além de claro tração 4×4, com reduzida em todas as versões. O câmbio será manual de cinco marchas, ou opcionalmente automático de apenas quatro velocidades.

novo suzuki jimny 2019 interior painel

Interior…

Se por fora o Jimny adotou um estilo de linhas retrô, o mesmo aconteceu no interior, o carro deixou de lado aquele painel de carro comum com formas modernas e sem graça, para adotar um painel de formas rústicas e estilo próprio, note os botões do console central como se fosse interruptores inspirados nos botões de aviões e nos mostradores do conta-giros e velocímetro, que seguem um estilo antigo, circular com espaço separados para cada mostrador, inspirado no Jimny das primeiras gerações.

Porém apesar do estilo retrô, o Novo Suzuki Jimny 2019 ganhou equipamentos inéditos como sistema multi-mídia com tela touch screen de 7 polegadas, ar-condicionado automático digital, volante multi-funcional, e até mesmo piloto automático e alerta de colisão frontal.

novo suzuki jimny 2019 interior

Há detalhes curiosos no novo Jimny como a volta da segunda alavanca de câmbio, destinada a tração 4×4, detalhe que havia sido abandonado na geração passada, que dispunha do controle da tração via botões no painel.

O lançamento oficial do novo Suzuki Jimny no Japão acontece no próximo dia 5 de julho.

No Brasil ele chega em 2019..

O Brasil é um dos poucos países no mundo que produzem o Jimny, por aqui ele é montado na fábrica do grupo MMC em Catalão Goias, mesmo local onde saem os modelos Mitsubishi, além do Brasil a atual geração do 4×4 da Suzuki é produzida no Japão, Colômbia e Espanha. Tudo indica que assim que for lançado o modelo renovado não demore para chegar ao Brasil, provavelmente já em 2019 ele faça sua estreia por aqui, convivendo com a atual geração.